Clube de Jogos Coppe
O Clube de Jogos Coppe tem como objetivo apresentar os jogos desenvolvidos por alunos e professores da Coppe, conversando sobre a produção desses produtos tecnológicos e apresentando-os à comunidade acadêmica.
No dia 10 de dezembro de 2025 acontecerá a segunda edição do Clube de Jogos Coppe, que acontecerá na sala i-118 – Sala Coppe-i, como parte da Semana Acadêmica e Cultural da Coppe – Integra, a semana conta com patrocínio do Crea-RJ, da Cedae, e do CRQ.
O Clube de Jogos Coppe é organizado pela DTI – Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, conta com apoio dos laboratórios Casulo e Desis do Programa de Engenharia de Produção (PEP) e Ludes do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC). Além dos projetos de extensão Eds Maker e LabEscola3D do Programa de Engenharia de Produção (PEP) que realizam projetos com escolas.
Para conhecer um pouco mais de como foi a primeira edição veja as fotos. E para conhecer melhor as opções que teremos veja a lista de jogos confirmados abaixo e suas fichas técnicas e descrição.
Inscreva-se no evento através do nosso Sympla.
Lista de Jogos Confirmados:

E se a Cidade fosse Nossa?
Um jogo de tabuleiro onde serão abordadas questões de território e desenvolvimento de uma cidade. Cada jogador joga da perspectiva de um stakeholder com objetivos diferentes, se alternando no papel de prefeito, buscando o desenvolvimento da nossa cidade.
Stick to the Plan
Construir colaborativamente linhas do tempo distintas baseadas na metodologia das 4 Imagens de Futuro de Jim Dator, conectando sinais de mudança e suas implicações com coerência lógica e narrativa. Vence quem reunir mais validação com suas contribuições.


Através do Espelho
Através do Espelho é um jogo de tabuleiro moderno, abstrato e estratégico, inspirado no xadrez. Sua mecânica principal utiliza espelhos para refletir e movimentar peões no tabuleiro, criando uma dinâmica única de posicionamento e multiplicação de peças.
Além de ser um jogo, Através do Espelho possibilita a experimentação prática de conceitos da óptica geométrica, tornando-se uma ferramenta lúdica para o ensino de Física.
Papo Cabeça
Um recurso que, por meio de frases de personalidades importantes ao longo da história e/ou perguntas objetivas, introduz assuntos relacionados a processos socioemocionais, fomentando a discussão sobre diversos temas como autoconhecimento, processo decisório, automotivação, orientação de carreira, emoções, sentimentos e relacionamento interpessoal. Uso individual e em grupos e diferentes formas de utilização. Não há vencedores, a proposta é que o ganho seja individual.


SOS-SCA (SOS Síndrome Coronariana Aguda)
Um jogo digital educativo singleplayer com foco no aprendizado/revisão dos procedimentos corretos durante o atendimento de pacientes com sinais de Síndrome Coronariana Aguda
DiscoverX
Um jogo digital de divulgação científica que aborda o processo de criação de medicamentos, conhecido como “Processo de Descoberta e Desenvolvimento de Medicamentos”, que conta com 7 etapas, com a finalidade de proporcionar uma experiência divertida e educativa para jovens adolescentes, o DiscoveRx é um jogo acessível que busca trazer conhecimento sobre a temática de forma lúdica. Link DiscoverX


Screener
Um jogo de tabuleiro para ensinar o desenvolvimento de novos medicamentos. Apresentando de forma interativa o conhecimento em torno da jornada de uma molécula desde a bancada do laboratório até a farmácia e o hospital, o jogo reúne com harmonia os conceitos complexos que permeiam a Pesquisa Pré-Clínica e Clínica, imprescindíveis ao desenvolvimento de medicamentos seguros e eficazes capazes de atender às demandas da sociedade.
Meta-Mei
Um jogo de tabuleiro educativo e estratégico que simula os dilemas enfrentados por organizações em transição rumo a modelos mais sustentáveis, inovadores e orientados por propósito. Estruturado a partir de fundamentos teóricos como os microfundamentos da inovação e os paradoxos organizacionais, o jogo convida os participantes a tomar decisões em situações ambíguas e desafiadoras, refletindo coletivamente sobre as consequências de suas escolhas. Ao final da experiência, os jogadores são capazes de mapear seu radar estratégico de liderança e compreender melhor as tensões sistêmicas que atravessam processos de transformação, promovendo uma gestão mais integrada, reflexiva e alinhada aos desafios contemporâneos.


Rolé Carioca
Um jogo de festa cultural sobre o patrimônio do Rio. Com mecânicas de perguntas e respostas, set collection, linha do tempo e criatividade verbal, até 5 pessoas disputam para desvendar locais, montar roteiros ou acertar curiosidades da cidade. São 5 modos de jogo, de 10 a 30 minutos cada, combinando memória, dedução, narrativa e muita carioquice na mesa.
ComuniDados
Um jogo sobre a construção de comunidades. Nele, cada jogador assume o papel de um líder comunitário em busca de melhorias para sua região. Role os dados e colete recursos para construir melhorias que moldam suas comunidades de forma única. Seja o líder que sua comunidade precisa e descubra se você tem o que é preciso para transformar suas Comunidades!


Não me Toca, seu Boboca: Fuga da Casa 75
Este jogo traz os personagens da trama original em uma experiência de aprendizagem lúdica e imersiva, por meio de um jogo de tabuleiro móvel em que “Ritoca” e sua turma precisam fugir da casa do antagonista da trama, o ardiloso e dissimulado “Tio Pipoca”, que é, literalmente, um lobo disfarçado de cordeiro. Assim como na vida real, esse personagem se utiliza dos recursos pelos quais os agressores conseguem aliciar suas vítimas pela sedução e, paulatinamente, mantê-las em silêncio. Dessa forma, em muitos casos, praticam o abuso por longos períodos e o crime permanece oculto.
Brinquedos Assombrados
Um jogo infantil semicooperativo, um grupo de crianças precisa recuperar seus brinquedos esquecidos na mansão mal-assombrada. O problema é que o fantasma que assombra a mansão se apegou aos brinquedos e não quer entregá-los de jeito nenhum! Para recuperar seus brinquedos, as crianças terão de visitar a mansão e evitar encontrar o fantasma. Elas rolam o dado e escolhem o melhor caminho possível para movimentar as fichas de criança, recuperar os brinquedos e fugir do Fantasma. Mas tenham cuidado! Ele está sempre por perto e pode dar um susto, fazendo com que vocês derrubem o brinquedo e corram para uma das entradas da casa. Sabendo que as crianças precisam estar em casa para a hora do jantar, o Fantasma fará tudo o que puder para que o tempo passe voando e não precise mais se preocupar com essas crianças enxeridas… Pelo menos por essa noite.


ZIGURATE
Um jogo desenvolvido em parceria com o PANDA, projeto de extensão da psicologia. No jogo, os jogadores têm que retirar letras de uma pilha em formato de torre, intermediadas por bases ortogonais, para formar nomes de países da América Latina. O nome Zigurate se refere a grandes construções antigas da Mesopotâmia, torres enormes com templos no topo, que eram centros de conhecimento e sabedoria. O jogo busca incentivar diversas funções cognitivas, como habilidades motoras, já que os jogadores trabalham constantemente o uso da coordenação motora fina.
Edu
Jogo educativo impresso integralmente em 3D, estruturado no formato de trilha, no qual os participantes avançam conforme respondem corretamente a perguntas relacionadas às disciplinas do ensino básico. A proposta alia o estímulo ao raciocínio lógico e à memória ao desenvolvimento motor, por
meio da manipulação de peças físicas. As cartas com perguntas e respostas abrangem conteúdos como matemática, biologia, física e química, promovendo a aprendizagem de forma lúdica, interativa e acessível. O jogo
também permite variações temáticas conforme a faixa etária ou objetivo pedagógico, podendo ser adaptado para diferentes níveis de ensino.


Jogo dos Animais
Trata-se de um jogo cognitivo que, além de promover o desenvolvimento motor por meio da manipulação das peças, estimula a atenção, a memória e o raciocínio lógico. As peças são acompanhadas por cartas ilustradas que apresentam nove animais da fauna brasileira atualmente em risco de extinção, permitindo que os participantes aprendam sobre biodiversidade de forma lúdica e interativa. Dessa forma, o jogo também contribui para a conscientização ambiental, incentivando o cuidado com a natureza e o reconhecimento da importância da preservação das espécies ameaçadas.
FAZ A LIMPA
Um jogo cooperativo que reúne conhecimentos diversos intregrados com sustentabilidade. A história gira em torno de três cidades que tiveram um planejamento urbano acelerado e desorganizado, e que devem seguir estratégias elaboradas por universitários de diversas graduações, que são os personagens do jogo. Assim, os jogadores devem atingir o objetivo compartilhando recursos e adquirindo projetos sustentáveis da UFRJ. O jogo avança a partir da resposta de perguntas das cartas


DESENROLO
O jogo surgiu da da questão das altas taxas de reprovação de Cálculo 1 nos cursos de Engenharia da UFRJ. Assim, progride a partir da resposta de questões de Pré-Cálculo, formuladas no contexto do jogo. Em sua história, o mundo vive em desinformação e desastres ambientais orquestrados pela Luz Verde, uma organização que espalha desinformação e orquestra desastre ambientais buscando apenas o lucro. Perante a isso, a UMAS (União para o Meio Ambiente Sustentável), composta por seus braços Ambiental, Social e Econômico, tenta agir para combater a Luz Verde através de intervenções sustentáveis. No jogo, os 3 personagens da UMAS (Ambiental, Social e Econômico) combatem o personagem da Luz Verde.
Ficha dos Jogos
Navegue pelas abas para conhecer os jogos presentes em cada edição do Clube de Jogos Coppe.
As abas #1 e #2 mostram a lista de jogos de cada edição e os laboratórios relacionados aos jogos.
Já nas outras abas teremos uma ficha com as informações gerais de cada jogo e fotos dos mesmo.
A ficha dos jogos apresenta as principais características deles de forma a ajudar a conhece-los antes do evento.
Jogos que estarão Presentes na segunda edição:
Desis/LabEscola3D
- Através do Espelho – Novidade
Casulo
- E se a Cidade Fosse Nossa? – Novidade
- Meta-MEI
Casulo/EDS Maker
- Desenrolo
- Edu
- Faz a Limpa
- Inventos!
- Jogo dos Animais
- Zigurate
Ludes
- Stick to the Plan – Novidade
- Screener
- Discover X – Jogo Digital
- SOS-SCA – Jogo Digital
- Brinquedos Assombrados
- Não me toca, seu boboca – Fuga da casa 75
- ComuniDados
- Rolé Carioca
Outros
- Papo Cabeça – Novidade
A ficha dos jogos apresenta as principais características deles de forma a ajudar a conhece-los antes do evento.
Jogos que estiveram na primeira Edição
Desis
- Jornada da Pesquisa
Casulo
- Meta-MEI
Casulo/EDS Maker
- Desenrolo
- Edu
- Faz a Limpa
- Inventos!
- Jogo dos Animais
- Zigurate
Ludes
- Screener
- Discover X – Jogo Digital
- SOS-SCA – Jogo Digital
- Tempo Mestre
- Brinquedos Assombrados
- Não me toca, seu boboca – Fuga da casa 75
- ComuniDados
- Rolé Carioca
Melhores momentos da primeira edição
Mais Jogos presentes na primeira edição:
Tempo Mestre
Um jogo educacional de tabuleiro cujo objetivo é contribuir no processo de ensino da gestão de tarefas e controle eficaz do tempo. Baseado no método Getting Things Done do consultor David Allen, o jogo funciona como uma ferramenta a aprimorar as habilidades dos jogadores através da realização de tarefas divididas entre as áreas Saúde, Trabalho, Lazer e Educação. A atribuição de penalidades pelo uso indevido do tempo contribui para que os jogadores percebam como escolhas inicialmente inocentes podem comprometer o rendimento de um dia inteiro.


Jornada da Pesquisa
Um jogo de tabuleiro para auxiliar os interessados em ser tornar pesquisadores a entender o funcionamento da pós-graduação no Brasil, os caminhos possíveis e as oportunidades desta jornada.

