Coppe dá as boas-vindas a mais de 500 novos alunos
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 18/03/2026
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

A Coppe/UFRJ deu as boas-vindas a seus novos alunos para 2026. A tradicional recepção, realizada na abertura do primeiro período letivo, lotou o auditório da Coppe nesta segunda-feira, 16 de março, refletindo o entusiasmo com os novos desafios da ciência e da tecnologia e o crescimento na procura pela pós-graduação. Neste ano, a Coppe recebeu 25% a mais de novos alunos em relação ao mesmo período de 2025.

A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, recebeu os estudantes destacando que eles ingressam em um momento “bastante desafiador”. “Vivemos uma época de grandes transformações — transição energética, transformação digital — todas em ritmo acelerado. Isso torna este momento especialmente relevante para o nosso ambiente de inovação e desenvolvimento tecnológico”.
“Tudo isso está mudando o jeito como a gente trabalha e estuda. É importante que vocês desenvolvam pensamento crítico e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, ouvindo perspectivas diversas e interagindo com outras áreas do conhecimento. Desejo a vocês um período de grande curiosidade intelectual”, concluiu.

O diretor de Assuntos Acadêmicos, professor Jean-David Caprace, destacou que a escolha pela Coppe está alinhada a fatores cada vez mais valorizados pelos próprios estudantes – segundo pesquisa realizada com os novos alunos, reputação institucional, valorização do currículo e ampliação das oportunidades profissionais estão entre os principais motivos que levaram os alunos a escolher a Coppe para sua formação. “Esses resultados reforçam nosso compromisso com a excelência acadêmica e com a formação de profissionais altamente qualificados, preparados para atuar em contextos complexos e em constante transformação”, afirmou. Jean-David apresentou ainda a estrutura acadêmica da Coppe e orientou os alunos sobre os principais recursos institucionais. Veja mais no Espaço do Aluno.
- A coordenadora da Assessoria de Comunicação, Marlene Oliveira, destacou o papel estratégico da comunicação institucional e da divulgação científica para ampliar o impacto da produção acadêmica. “Cada aluno também é um embaixador da Coppe. Ao compartilhar suas pesquisas, projetos e conquistas, vocês contribuem para fortalecer a reputação da instituição e ampliar o alcance do conhecimento produzido aqui”, afirmou. Marlene convidou os estudantes a seguirem a Coppe nas redes sociais (Facebook, Instagram, X e LinkedIn), a marcarem o perfil da Coppe quando fizerem posts em suas páginas pessoais, contribuindo para dar visibilidade às iniciativas e resultados da pós-graduação e a acompanharem as notícias no site e nas newsletters, Coppe News e Coppe Connect.
- Os professores Marysilvia Costa e Thiago Aragão, diretora e diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação, apresentaram o Ecossistema de Inovação.
- A ex-diretora da Coppe, professora Angela Uller, apresentou a Unidade Embrapii-Coppe
- Laura Scofield, coordenadora de acesso ao mercado, apresentou a Incubadora de Empresas da Coppe.
- A diretora de Extensão, Cleide Lima, falou sobre como a Extensão, um dos três pilares da universidade pública amplia a visibilidade da pesquisa acadêmica. A aluna Ana Carolina Navarro (Programa de Engenharia Biomédica) contou como é a Extensão na prática e como trouxe benefícios para a sua pesquisa.
- A psicóloga Josiane Barros apresentou o Acolhe Coppe, núcleo de atendimento psicossocial que desenvolve inúmeras atividades de acolhimento e práticas de bem-estar para alunos e para a força de trabalho da Coppe.
- Mateus Espanha, doutorando do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC), convidou os novos colegas a participarem do Clube de Jogos da Coppe, que terá sua terceira edição nesta quarta-feira, 18 de março (detalhes e inscrições)
- Jorge Alisson apresentou a Assessoria Internacional e as possibilidades de bolsas e de dupla titulação (doutorado-sanduíche com universidade estrangeira)
- Christopher Rocha, doutorando em Antropologia pelo Museu Nacional, apresentou a Associação de Pós-Graduandos (APG-UFRJ) e exortou os recém-chegados a se engajarem na representação discente nos colegiados da Coppe e da UFRJ
Ao final, o professor Jean-David Caprace convidou os estudantes para a Aula Inaugural de 2026, que será ministrada pelo professor Eduardo Giannetti.

