Coppe entrega Mérito Acadêmico em marcante cerimônia

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Data: 25/11/2011

Além de emocionante, a cerimônia de entrega do Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2010, realizada dia 17 de novembro, foi marcada pelos diferentes estilos de oratória e características distintas dos contemplados. Os professores premiados, Frederico Jandre, José Seixas e Alexandre Szklo fizeram discursos declarando ou deixando transparecer, respectivamente, nervosismo, empolgação e timidez. No meio de uma admirada platéia que acompanhava atentamente cada palavra, soltando algumas gargalhadas, havia três ilustres presenças que fazem a diferença na vida dos premiados: Clarinha (4), Daphne (7) e Maria Isabel Seixas (89), na ordem filhas de Jandre e Szklo e mãe de Seixas.

Prof. Watanabe fez humorados comentários dos premiados e de seus familiares

Após o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, ressaltar na abertura da solenidade que o Mérito Acadêmico tem um significado muito grande para a instituição, o diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Edson Watanabe, explicou o critério da premiação criada em 1998 e fez humorados comentários dos premiados ou de seus familiares. Ao falar do professor e atleta Jandre, lembrou que em 2009 o intimou a formar dupla para competir em uma maratona na Cidade Universitária. Jandre obedeceu e juntos ficaram em 5º lugar na categoria de 80 a 89 anos (somatório das idades).

De acordo com o professor Watanabe, dona Maria Isabel sempre liga para ele em todas as datas comemorativas, seja dia dos professores, dos engenheiros, ou outras. Isso desde o dia em que teve que entrar em contato com a Coppe para resolver um problema de documentação de seu filho, o professor Seixas, que estava em viagem na Europa. Watanabe também destacou a presença das filhas dos professores Szklo e Jandre e o carinho e a paixão que seus pais têm por elas. Ao final da abertura do evento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Debora Foguel, declarou que feliz é a universidade que tem a iniciativa de valorizar seus pesquisadores como a Coppe faz com essa premiação.

Prof. Giannella entrega a placa ao jovem premiado Jandre

Padrinho de Frederico Jandre, o professor Antonio Giannella Neto, do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe, disse que trabalhar com Jandre foi um presente recebido e que, quando aluno, ele se destacou como genial e complexo. Gianella lembrou que, às vezes, o jovem premiado sumia, mas quando reaparecia trazia soluções, em vez de problemas. O padrinho também comentou sobre uma aula de Jandre na qual a didática e a intimidade da explicação o levaram a chamar um vetor de “vetorzinho” e brincou: “Ele conseguiu uma notinha proporcional ao vetorzinho”. Gianella concluiu seu discurso com destaque ao rigor ético e o empenho de Jandre: “É uma pessoa com quem tenho a honra de compartilhar minha vida científica e também minha vida plena”.

Mesmo confessando estar nervoso, o professor Jandre fez um discurso contagiante e recheado de agradecimentos

 professor Frederico Jandre iniciou seu discurso confessando ter tomado um susto quando foi chamado à sala do Diretor Acadêmico da Coppe para receber a indicação ao prêmio: “Deu zebra num daqueles processos cabeludos que eu peguei”, pensou ele, “e a coisa dói feia”, supôs ao perceber a presença de outros dois professores na reunião. O professor relembrou os acasos fortuitos de sua vida, recapitulando a própria trajetória de vida, desde as férias de infância no sítio dos avós, em Niterói, até a entrada no Programa de engenharia Biomédica da Coppe como professor em 2002. Ele dedicou o prêmio aos seus ex professores, aos colegas de trabalho, alunos, amigos e família. “Seja soltando pipa ou discutindo assuntos transcendentais, eles me fizeram ser como eu sou”, declarou. Ao final, completou: “Recapitular a história que me trouxe a essa premiação é perceber que ela é uma sucessão de acontecimentos fortuitos. Construir o futuro é estar pronto para ser um desses acasos construtivos a cada encontro”.

Professor Calôba e seu afilhado José Seixas

O professor Luiz Pereira Calôba, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, padrinho de José Seixas, destacou que a dupla formação do premiado, em engenharia e matemática, o tornou muito capacitado, proporcionando uma espantosa quantidade de atividades simultâneas. Ao relembrar a trajetória de Seixas, Calôba citou que descobriu seu potencial desde o início, a ponto de mandá-lo sozinho para o CERN, em Genebra, no começo do doutorado, onde acabou abrindo uma das várias linhas de pesquisas que coordena até hoje. Calôba ainda disse que, em 20 anos, Seixas foi excepcional na formação de novos engenheiros e cientistas, ressaltando que foram mais de 200 alunos capacitados, incluindo os de iniciação científica e do colégio de aplicação da UFRJ. “Ele ter recebido o prêmio Mérito Acadêmico foi excepcional e mais do que merecido”, concluiu Calôba.

Bem empolgado, o professor José Seixas contou toda sua trajetória desde seu ingresso no primário

O professor José Seixas iniciou seu discurso falando que Calôba foi um grande pai e que foi ele quem o incentivou a ingressar no doutorado e prestar concurso para a UFRJ, o que o deixava inquieto e pensativo. “Como será isso, ser doutor e colega de Calôba?” Com os olhos brilhando de felicidade e com tom empolgado, Seixas contou toda sua vida, da infância aos dias atuais e, por mais de uma vez, citou a senhora Maria Isabel de Seixas, sua mãe, que mesmo não possuindo o primário completo sempre o incentivou a estudar. Após falar da importância da Marinha como outra instituição importante em sua trajetória e formação, o professor destacou o papel da Coppe para o desenvolvimento do Brasil que, cada vez mais, deixa de ser coadjuvante no cenário mundial. “E nós ainda ganhamos para trabalhar com esse pessoal”.

Professor Tolmasquim entrega a placa ao premiado Szklo

Ao fazer a saudação ao professor Alexandre Szklo, seu padrinho Maurício Tolmasquim, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe, destacou a competência profissional do homenageado. “O professor Szklo é um intelectual. Uma pessoa com uma capacidade muito grande”, afirmou Tolmasquim, orientador de Szklo no doutorado e com quem desenvolveu trabalhos que deram origem a livros. Destacou também a preocupação de Szklo com as questões sociais e sua dedicação ao Programa de Planejamento Energético. “Ele é um dos responsáveis pela boa avaliação do Programa pela Capes”. Ao citar a sólida formação cultural do colega, leitor de grandes clássicos da literatura e autor de livros, Tolmasquim lembrou da qualidade dos textos redigidos por Szklo. “Até nos relatórios técnicos ele usava um rigor não habitual entre os engenheiros”.

Frisando estar tímido, o professor Alexandre Szklo agradeceu muito a seus alunos e se emocionou ao final do discurso

No depoimento mais emocionado da cerimônia, o professor Alexandre Szklo iniciou seu discurso confessando sua timidez e agradecendo a presença da família, da filha Daphne, da esposa Ana Carolina e de seus alunos. Ao ver os estudantes na platéia, o professor disse que todos eles contribuíram para a conquista do prêmio e, por isso, deveriam ser agradecidos. Alexandre Szklo também fez questão de agradecer a Maurício Tolmasquim, lembrando que ele foi fundamental na época do doutorado e para que ele permanecesse na Coppe, no período em que recebeu convites para trabalhar em outros locais. Ao lembrar da infância, mais um momento de emoção, ao citar o período em que o pai, por motivos alheios à sua vontade, ficou desempregado. Alexandre Szklo, que anos antes recebera o Prêmio Mérito Acadêmico na categoria Jovem, destacou a importância da homenagem “Este prêmio tem um valor inestimável. Estou extremamente feliz e honrado”, disse.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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