Coppe entrega Prêmio Mérito Acadêmico a três docentes

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Data: 05/10/2009

No próximo dia 9 de outubro, a diretoria da Coppe fará a entrega do Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2008 aos professores Antonio Fernando Catelli Infantosi, do Programa de Engenharia Biomédica, Leda dos Reis Castilho, do Programa de Engenharia Química, e Valmir Carneiro Barbosa, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. A cerimônia será realizada, às 14 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia, Bloco G, sala 122 – Ilha do Fundão.

Criado em 1998, o Prêmio Coppe é concedido anualmente aos docentes que se destacam pela produção acadêmica e pela formação de recursos humanos. Além de estimular a produtividade acadêmica, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos professores no decorrer de sua trajetória profissional.

O critério de avaliação para a escolha dos vencedores baseia-se na produtividade dos pesquisadores nos últimos três anos, destacando o número e a qualidade de suas contribuições. Entre os critérios estabelecidos destacam-se o número de trabalhos publicados em periódicos científicos e congressos, nacionais e internacionais, o número de citações dos trabalhos na literatura técnico-científica internacional e o número de dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas pelos docentes.

Conheça o perfil dos docentes premiados

Nascido em São Paulo, em 1947, Antonio Fernando Catelli Infantosi graduou-se em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, em 1971, concluiu o mestrado no Programa de Engenharia Biomédica (PEB) da Coppe, em 1975, e o doutorado em Engenharia Elétrica no Imperial College of Science, Technology & Medicine na University of London, em 1986. Professor titular do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe desde 1994, ingressou no corpo docente da instituição em 1973, assumindo a coordenação do Programa de 1977 a 1981 e de 1987 a 1989.

Entre as principais funções administrativas que exerceu foi vice-diretor da Coppe, entre 1991 e 1992, na gestão do professor Luiz Bevilacqua, assumindo a Diretoria da instituição de 1992 a 1994. Membro eleito do Conselho Universitário da UFRJ desde 2007, foi também vice-presidente do Conselho Deliberativo da Coppe, entre 1989 e 1990. Foi o primeiro Diretor Superintendente da Fundação Coppetec e é atualmente vice-presidente da Fundação Universitária José Bonifácio.

Com trabalhos voltados para a área médica, desenvolve atualmente pesquisas em engenharia neural, reconhecimento de padrões e processamento de sinais biológicos. Já orientou 48 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado. Publicou 83 artigos em periódicos científicos indexados e 329 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Participou de várias comissões e comitês científicos do CNPq e da CAPES e é atualmente membro do Comitê das Engenharia IV da CAPES.

Foi fundador da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), que presidiu por três vezes e membro do Administrative Council of the International Federation for Medical and Biological Engineering (IFMBE), de 1997 a 2006. Presidiu o Conselho Regional de Engenharia Biomédica para América Latina (CORAL), de 2002 a 2004. Atualmente é membro do Administrative Council of the International Union for Physical and Engineering Sciences in Medicine (IUPESM).

Além de Editor Associado da IEEE – Transactions on Biomedical Enginering e da Medical Engineering and Physics – Institute of Physics and Engineering in Medicine é Membro do Corpo Editorial da Biomedical Signal Processing and Control, da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (RBEB) e da Revista Brasileira de Neurologia.

Pesquisador 1B do CNPq, ao longo da carreira recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Foi agraciado três vezes com o Cientista de Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), recebeu a Menção de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da Engenharia Biomédica na América Latina, concedida pelo Senado da Colômbia, em 2005. Recebeu diploma de melhor artigo publicado na RBEB em 2001, Prêmio Cãndido Pinto de Melo (SBEB) e Prêmio IFMBE – CORAL como melhor artigo do III Congresso Latino-Americano de Engenharia Biomédica, Menção honrosa do Prêmio “Ramon y Cajal” do Congresso Iberoamericano de Neurofisiologia Clínica, prêmio de melhor trabalho do XVI Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica e Certificado de Honra ao Mérito XXII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Várias das dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas foram finalistas no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, tendo recebido em 2004 menção honrosa na Categoria Trabalho Publicado. Além disso, os trabalhos de conclusão de três de seus orientados tiveram sua qualidade científica reconhecida pelos Prêmios de Jovem Pesquisador da Engenharia Biomédica.

Carioca, 35 anos, Leda dos Reis Castilho é uma doce guerreira. A extensão de sua produção acadêmica contrasta com o curto período de trajetória profissional construída em menos de uma década. Mestre em Engenharia Química pela Coppe – sob a orientação dos professores Tito Lívio Alves e Ricardo Medronho –, é Doutora em Engenharia Bioquímica pela Technische Universitaet Braunschweig, na Alemanha. Ao concluir seu doutorado, retornou ao Brasil em 2001 determinada a seguir carreira acadêmica. Na época, já tinha em mente o projeto de montar um laboratório de pesquisa voltado para o desenvolvimento de biofármacos – remédios produzidos por meio de engenharia genética – até então fabricados em poucos países.

Com talento ímpar para conquistar objetivos, ingressou na Coppe, em 2002, como professora do Programa de Engenharia Química, aos 28 anos. Em menos de 12 meses, inaugurou o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC), que em 2006 foi ampliado com nova sede e no qual estão sendo desenvolvidas tecnologias para a produção de dois fatores sanguíneos e um estimulador hematopoético. O resultado desse trabalho possibilitará a fabricação, pela primeira vez no Brasil, de três medicamentos recombinantes utilizados no tratamento de Câncer, Aids e Hemofilia.

Como docente, já orientou dez dissertações de mestrado, cinco de doutorado e realizou quatro supervisões de pós-doutorado. No momento, tem sob sua orientação três alunos de mestrado e sete de doutorado. Publicou 29 artigos em periódicos internacionais, 50 trabalhos completos em anais de congresso e é autora de três livros, tendo contribuído também em dez capítulos de livros. Atua também como membro do corpo docente do Programa de Bioquímica da UFRJ e colaboradora do Programa de Ciências Morfológicas da UFRJ e do Mestrado Profissional da Fiocruz. Desde 2006, faz parte do corpo editorial do periódico Brazilian Journal of Chemical Engineering.

Em 2008 ingressou na Academia Brasileira de Ciências como Membro Afiliado na área das Ciências da Engenharia. Já recebeu 24 prêmios e honrarias, entre eles o Santander Banespa de Ciência e Inovação (categoria Biotecnologia), em 2007, o Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, nos anos de 2002, 2003, 2007 e 2009, o Prêmio Retorta de Ouro – concedido em 2009 pelo Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro – e o TWAS ROLAC Young Scientist Prize – Engineering Sciences, concedido em 2008 pela Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Além do reconhecimento da comunidade científica, o trabalho desenvolvido por Leda ganhou repercussão pública, o que lhe rendeu o título de “Carioca do Ano”, como profissional de destaque da área de Ciência e Tecnologia, conferido em 2008 pela revista Veja Rio.

Valmir Carneiro Barbosa, 51 anos, nasceu no Rio de Janeiro e graduou-se em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, em 1980. É Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE (1982) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (1986).

Sua tese de doutorado apresentou a primeira análise matemática de alguns fenômenos ligados ao processamento paralelo, tendo resultado também em contribuições importantes para a teoria dos grafos. O estudo influenciou o avanço desse tipo de análise no tratamento de sistemas de processamento paralelo e tem servido como base para o desenvolvimento de aplicações em otimização combinatória, inteligência artificial e redes de computadores.

Tornou-se professor adjunto do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, em 1986, e professor titular em 1997. Também atuou como cientista visitante no Centro Científico Rio da IBM, em 1992 e 1993, e na Universidade da Califórnia em Berkeley durante os anos de 1995 e 2000. Pesquisador 1A do CNPq desde 1999, realiza estudos na COPPE com maior concentração nas áreas de Algoritmos e Combinatória, Arquitetura e Sistemas Operacionais, e Inteligência Artificial. Até o momento, o professor já orientou 47 dissertações de mestrado, nove teses de doutorado e supervisionou um pós-doutorado. Tem mais de 100 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais e nacionais e é autor de quatro livros, três dos quais publicados internacionalmente pelas editoras Ellis Horwood, MIT Press e CRC Press.

Em 1997, foi um dos contemplados com o II Prêmio Compaq de Estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento em Informática. No CNPq, exerceu dois mandatos como membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação, nos anos de 1997 e 1998 e no período de 2001 a 2004. Atualmente, o professor Valmir é editor associado da revista IEEE Transactions on Computers e membro do corpo editorial do periódico Journal of the Brazilian Computer Society.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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