Coppe homenageia dois grandes mestres da Geotecnia

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 11/03/2016

A Coppe/UFRJ promove, nos dias 17 e 18 de março, o Simpósio Homenagem aos professores Jacques de Medina e Willy Lacerda, dois grandes nomes da área de Engenharia Geotécnica do Brasil. A abertura do evento, às 9 horas, contará, entre outras, com as presenças do fundador da Coppe, professor Alberto Luiz Coimbra, e do diretor da instituição, professor Edson Watanabe. O seminário será realizado, das 9h às 17h30, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária, e reunirá palestrantes convidados de várias instituições.

Docentes do Programa de Engenharia Civil da Coppe e professores eméritos da UFRJ, Medina e Lacerda foram responsáveis pelo desenvolvimento da área de Geotecnia na Coppe, iniciada na segunda metade dos anos 1960. Autores de trabalhos considerados referência na área, os professores ajudaram a formar várias gerações de engenheiros.

Em homenagem aos dois grandes mestres da Geotecnia no país, serão lançados, no dia 17, às 11 horas, os livros: “Jacques de Medina – Visionário humanista” e “Willy Lacerda – Doutor em saber e viver”. Nos dois dias do simpósio serão realizadas sessões técnicas, nas quais serão apresentados cases relacionados a misturas asfálticas, pavimentação, estabilização de solos, instrumentação e contenção de encostas, entre outros. Fechando a programação, no dia 18, a partir das 14h, será realizada uma visita técnica ao Laboratório de Geotecnia da Coppe. Veja abaixo a programação completa.

As vagas para o evento são limitadas. As inscrições, no valor de R$ 100,00, dão direito aos dois livros. Informações e inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 3938-7200 / 3938-7788 / 3938-7194 ou pelo e-mail: marciagusmao1206@gmail.com. Mais informações na secretaria do Laboratório de Geotecnia, na Avenida Pedro Calmon, S/Nº, prédio anexo ao CT (Centro de Tecnologia), na Cidade Universitária.

Sobre os homenageados

Jacques de Medina liderou a consolidação da área de Geotecnia

Formado em Engenharia Civil, em 1947, e em Engenharia Elétrica, em 1948, pela então Universidade do Brasil (atual UFRJ), Jacques de Medina fez mestrado na Universidade de Purdue, em Indiana (EUA), em 1951, numa época em que poucos saíam do Brasil para estudar no exterior.

Iniciou carreira em 1948, ao ingressar no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), onde montou laboratórios de referência, introduzindo no país os ensaios de carga repetida de solos e misturas asfálticas, e ensaios equivalentes de areia.

Medina assumiu em 1968 a coordenação da área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da Coppe, implantada em 1967 – segundo ano consecutivo de chuvas violentas que causaram muitas mortes no Rio de Janeiro – pelo então jovem engenheiro Willy Lacerda, que implantou a área e foi o primeiro coordenador. Um ano depois partiu para o doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Medina assumiu o cargo e levou para a área a experiência que acumulara no DNER.

Na Coppe, criou disciplinas, montou laboratórios de referência, introduziu novos métodos numéricos, formou grupos de pesquisa de prestígio nacional e ajudou a mudar o cenário da pavimentação de estradas no Brasil.

Até 1994, quando se aposentou, o professor Medina orientou 35 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mesmo após se aposentar, continuou sua produção acadêmica e, até 2006, publicou um total de 105 artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, sendo autor de oito livros.

Em 1996, como reconhecimento pela trajetória acadêmica, o Laboratório de Geotecnia da Coppe foi batizado com seu nome. Em 2008, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ.

Willy Lacerda é considerado mestre de várias gerações de professores

Ao longo de quase 50 anos de carreira, o professor Willy Lacerda teve a oportunidade de formar várias gerações de professores e pesquisadores, que hoje estão em atividade no Brasil e no exterior. Aluno da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, Willy concluiu a graduação em 1958, ano em que ingressou na empresa Tecnosolo.

Um pouco mais tarde, a convite dos professores Fernando Barata e Jacques de Medina, Lacerda trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Guanabara, onde permaneceu de 1964 a 1966. Ingressou no Instituto de Geotécnica em 1966, ano em que o estado do Rio de Janeiro sofreu com fortes chuvas.

Em 1967, implantou a área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da Coppe, a qual coordenou por um período de um ano. Por indicação do professor Luiz Bevilacqua, foi convidado pelo fundador da Coppe, Alberto Luiz Coimbra, para ser professor assistente do pesquisador holandês Willem van Leydjen.

Em 1968, Willy Lacerda seguiu para a Universidade de Berkeley, reconhecida por desenvolver importantes estudos de fluência de solos. Permaneceu na Califórnia por quatro anos, período em que cursou mestrado e doutorado.

Em 1972, Lacerda retornou à Coppe, já como professor do Programa de Engenharia de Civil (PEC). Atuou na montagem do primeiro Laboratório de Mecânica dos Solos da instituição. Depois, coordenou a Área de Mecânica dos Solos, de 1974 a 1977, e o Laboratório de Mecânica dos Solos, de 1978 a 1979.

Ao longo da Carreira, orientou 69 teses de doutorado e dissertações de mestrado e publicou mais de 90 textos científicos. Editou o livro “Landslides:Evaluation & Stabilization, pela Balkema, em 2004, e coordenou o livro Tormentas cariocas, publicado pela Coppe em 1996, que contou com a colaboração de pesquisadores da Coppe, da UFRJ e de outras instituições estaduais e municipais. Em 2010, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ.

Programação do evento:

17/03 (Quinta-feira)

09h00 às 10h30 – Sessão de Abertura

Fundador da Coppe

Alberto Luiz Coimbra

Diretor da Coppe

Edson Watanabe

Coordenador do Programa de Engenharia Civil

Otto Correa Rotunno Filho

Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS)

André Assis

Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv)

Luciana Nogueira Dantas

Departamento de Estradas de Rodagem RJ

Angelo Monteiro Pinto

Fundação GEORIO

Márcio José Mendonça Machado

Clube de Engenharia

Pedro Celestino da Silva Pereira Filho

Associação das Empresas de Engenharia RJ (AEERJ)

Francis Bogossian

Comissão Organizadora

Maurício Erhlich

10h30 às 11h00 – Intervalo

11h00 às 12h30 – Lançamento dos livros-homenagens

Coordenação da sessão Laura Motta

Geobrugg

Pronunciamento dos homenageados: Jacques de Medina e Willy Lacerda

12h30 às 14h00 – Almoço

14h00 às 15h30 – Sessão Técnica Medina

Coordenador da Sessão

Francisco Thiago Sacramento Aragão

Comportamento mecânico de misturas asfálticas mornas

Jaelson Budny

Metodologia alternativa para projetos de pavimentos na área de estabilização de solos

José Vidal Nardi

30 anos do Laboratório de Pavimentação da UFRGS

Jorge A. P. Ceratti

Desempenho da reciclagem de pavimento com adição de cimento na Rodovia SC 135

Glicério Trichês

Reflexão sobre o dimensionamento de pavimentos rígidos no Brasil

Ernesto Simões Preusler

15h30 às 16h00 –

Intervalo

16h00 às 17h30 –

Sessão Técnica Willy

Coordenador da Sessão

Francisco Lopes

Novo projeto do quebra-mar de Sergipe depois de ruptura durante a construção

Sandro Sandroni

Caracterização geotécnica, análise de estabilidade e propostas de estabilização de movimento de masssa em área da Formação Barreias e solo residual de granito, em Pernanbuco

Roberto Quental Coutinho

Movimentos Gravitacionais de massas e evolução das encostas montanhosas em regiões tropicais: estudos em Nova Friburgo, RJ

Ana Luiza Coelho Neto

Investigação e Instrumentação de Encostas na Serra do Mar

Paulo José Brugger

Análise de Movimentos de massa em áreas cársticas através de modelos

Roberto Guimarães

20h00 às 22h00 –

Jantar (por adesão)

18/03 (Sexta-feira)

09h00 às 10h30 –

Sessão Técnica Medina

Coordenador da Sessão

Maria Cláudia Barbosa

Transparency and good governance as success factors in public private partnerships

Cezar Queiroz

Por que devemos conhecer, estudar e respeitar o solo

Francisco Casanova

Utilização dos conceitos de pay factor na gestão de obras rodoviárias brasileiras

Leni Figueiredo Mathias Leite

A importância de se reproduzir na obra a granulometria dos agregados da mistura asfáltica de projeto

Ilonir Antonio Tonial

Parâmetros de deformação permanente de solos finos

Antonio C. R. Guimarães

10h30 às 11h00 

Intervalo

11h00 às 12h30 –

Sessão Técnica Willy

Coordenador da Sessão

Ian S. Martins

Influência da presença de estaca defeituosa em grupo de fundações profundas escavadas e flutuantes

Renato Cunha

Sobre a importância dos cuidados nos procedimentos de laboratório na qualidade dos resultados de ensaios edométricos

Jean Pierre Rémy

Argilas moles sob rampas de colúvio: áreas suscetíveis a movimentos de massa e voçorocas

Luis Bacelar

Confiabilidade das previsões de “capacidade de carga” de estacas

Járbas Milititsky

Movimentos de massas em encostas na cidade de Natal (RN)

Olavo Francisco dos Santos Junior

12h30 às 14h00 –

Almoço

14h00 às 16h30 –

Visita ao Laboratório de Geotecnia (inscrição prévia)

  • Geotecnia

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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