Coppe se despede de 2020 com premiação e mensagem de esperança

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Institucional Coppe / Notícias

Data: 23/12/2020

O protagonismo da Ciência e dos pesquisadores em 2020 no enfrentamento da Covid-19 marcou os pronunciamentos na emocionante cerimônia de entrega do Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2020, nesta quarta-feira, 23 de dezembro. Transmitida ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube, a cerimônia fez parte da programação do evento de encerramento das atividades acadêmicas.  

“A Ciência fez muito esse ano. Nunca se fez tantas vacinas boas, eficazes, seguras, em tão pouco tempo. A vacinação está aí. Mas a curva de contaminação está ascendente. A situação está prestes a explodir. Os meses de janeiro e fevereiro serão muito difíceis. Vamos esperar mais alguns meses para que possamos curtir nossas famílias em segurança”, ressaltou emocionada a professora Leda Castilho, vencedora do Prêmio Lobo Carneiro por sua destacada contribuição no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Segundo o diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, a pandemia respondeu claramente a uma pergunta feita pelo neurocientista, Sidarta Ribeiro, ao proferir a Aula Inaugural da Coppe em março deste ano: Qual o preço de não termos Ciência? “A esta pergunta acrescento: qual o preço que pagaríamos se o processo de desarticulação das instituições públicas e do SUS já estivesse ainda mais adiantado? Os cortes orçamentários impostos ao MEC e ao MCTI foram enormes; a complexidade burocrática, infelizmente, aumentou. Precisaremos de muita união e coesão interna para enfrentar esse ataque. Temos que fazer valer a autonomia universitária, que é um princípio constitucional”, ressaltou Romildo.

Em sua 18ª edição, o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico contemplou os professores Frederico Wanderley Tavares, do Programa de Engenharia Química (PEQ), vencedor do Prêmio Giulio Massarani na categoria docente sênior; Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), e João Paulo Bassin (PEQ), que receberam o Prêmio Giulio Massarani na categoria docente jovem; e Leda Castilho (PEQ), agraciada com o Prêmio Lobo Carneiro.

Para o vice-reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão da Rocha, a universidade reagiu de maneira muito positiva ao desafio imposto pelo coronavírus. “A reação superou as minhas expectativas. A atuação do Grupo de Trabalho, a criação da Central de Testagem, a professora Leda foi importantíssima em várias iniciativas. Foram destacadas as atuações da Coppe, do Centro de Ciências da Saúde, da Escola de Química. Até nos transformarmos em sistema fabril para produzir álcool, nós tentamos. Para um economista – sobretudo os liberais, que não é o meu caso – é sempre um desafio entender como alguém pode trabalhar de graça. É muito amor que nós temos pela universidade”.

Do diagnóstico mais acessível à vacina brasileira

A professora Leda Castilho fez uma série de agradecimentos a todos que contribuíram para viabilizar a instalação do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC), pioneiro do gênero no Brasil, que desde março expressa, produz e purifica a proteína S (spike) da espícula do novo coronavírus. Criadora e coordenadora do LECC, Leda foi apresentada por um de seus orientadores de mestrado e amigo, o professor da Escola de Química da UFRJ Ricardo Medronho.

Com a proteína S, o laboratório desenvolve testes de diagnóstico Elisa (S-UFRJ) mais eficientes e baratos do que o modelo padrão de laboratórios privados; imunoterapia com soro de cavalo (150 vezes mais potente que o plasma humano). Também estão em desenvolvimento no laboratório a produção de anticorpo monoclonal humano anti-Sars-Cov 2, anticorpo monoclonal biossimilar ao tocilizumabe, em teste no combate à tempestade inflamatória da Covid, e uma vacina nacional contra o coronavírus, já em testes pré-clínicos. Tais iniciativas vêm sendo implementadas em parceria com outras instituições de pesquisa.

Em seu pronunciamento, Leda enalteceu a atuação de seus alunos, destacados na figura da pesquisadora Renata Alvim, seu braço-direito no LECC, e compartilhou com o público uma lista de “sonhos para o futuro”. “Que nossas tecnologias possam ajudar o Brasil a produzir biofármacos reduzindo déficit da balança na área da saúde; que possamos desenvolver biofármacos inovadores e não apenas biossimilares; que nossas proteínas recombinantes resultem em vacina multivalente de baixo custo para o SUS; que possamos ajudar a reduzir as desigualdades sociais de nosso país, e que possamos superar a burocracia imposta à docência e à pesquisa”, almejou a professora do Programa de Engenharia Química da Coppe.

A pesquisadora agraciada com o Prêmio o Lobo Carneiro destacou o apoio de Barney Graham, do Vaccine Research Center do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, em suas pesquisas com o coronavírus. “Ele foi meu chefe quando fiz estágio de pesquisadora visitante. Eu recorri a ele, pois não obtive respostas da China. Ele mandou vetor de DNA, aí em março a gente conseguiu expressar a proteína spike. Graças também à Renata, que vinha ao laboratório trocar meio de cultivo durante o carnaval. Foi importante o apoio da Coppe aos estágios de pesquisadora visitante, quando ‘virei doutoranda’ de novo, trabalhando em bancada. O Barney é um grande especialista em patogênese viral. Talvez seja o cara que mais contribuiu para a vacina da Moderna”.

Saiba mais sobre Leda Castilho

A universidade como missão

Destacado pelo seu padrinho, o professor Marcelo Castier, da Texas A&M University, como sendo um engenheiro químico de perfil extremamente completo, o professor Frederico Tavares tornou o laboratório que coordena, o Atoms (acrônimo em inglês para termodinâmica aplicada e simulação molecular), uma referência internacional em Termodinâmica. Frederico trabalhou no pós-doutorado com Stanley Sandler e John Prausnitz, dois dos maiores nomes da Termodinâmica aplicada à Engenharia Química, na segunda metade do século XX.

Em seu pronunciamento o professor premiado, coordenador do Programa de Engenharia Química da Coppe, destacou a importância de colaborações internacionais para enriquecer as pesquisas e manter atualizado.

Saiba mais sobre Frederico Tavares

encedora na categoria jovem, a professora Gabriela Ribeiro foi descrita pela sua colega de Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), professora Marysilvia Ferreira, como uma “nerd raiz”, “uma pessoa que quando precisa resolver um problema, ela senta e estuda até resolver”. “A Gabi é agitada, pró-solução. Acumula tarefas e resolve. Encontra soluções viáveis para os problemas, é assim em tudo que ela faz. Também luta para mudar as coisas que entende como erradas. Vai às ruas lutar por ensino público, gratuito e de qualidade. O nosso país precisa muito de pessoas assim”, elogiou Marysilvia.

“Antes de encarnar, acho que me deram a missão: vai para o PEMM. É uma missão de vida. Independente das escolhas que fizesse de carreira acho que iria parar no PEMM de alguma forma”, disse a professora Gabriela, que em seu pronunciamento ressaltou a dedicação de professores e funcionários em seu programa e emocionada falou sobre o seu comprometimento e dedicação à universidade. “Não tem fim de semana ou feriado para quem enxerga o trabalho como missão de vida”, enfatizou.

Gabriela fez um agradecimento especial ao professor a quem substituiu quando ingressou no Programa, o professor João Marcos Alcoforado. “João, nunca vou conseguir retribuir toda a generosidade e parceria que você teve comigo. Mas prometo retribuir ao mundo. Que a gente continue unido em prol de uma universidade melhor, de um mundo melhor”.

Saiba mais sobre Gabriela Ribeiro

A professora Márcia Dezotti, madrinha de João Paulo Bassin, a quem orientou no mestrado e no doutorado, não economizou elogios ao colega. “Seu trabalho em Delft (universidade holandesa onde fez doutorado-sanduíche) foi espetacular. Sabia tudo dos laboratórios, dominava todas as técnicas e era amigo de todos os técnicos. Tinha respeito pelo trabalho de todos. Seus trabalhos de orientação são impecáveis. Já escreveu 65 artigos, tem mais de 1.200 citações e tem apenas 38 anos. João é uma referência na área dos processos biológicos avançados. Suas características o tornam único na academia”.

“Não é fácil trabalhar nessa área em um país que acha que política ambiental é contrária ao crescimento econômico. Busquei recursos e tive que dividir os disponíveis de modo a contemplar as diversas teses. Mantive pé no chão sem alçar voos mais altos como gostaria. Sempre dividindo a docência com o trabalho burocrático. O pesquisador no Brasil precisa se desdobrar em vários: formar recursos humanos para a docência, pesquisa, empreendedorismo e inovação, e essas atividades burocráticas para manter nossos laboratórios não aparecem em nossos feitos”, criticou João Paulo Bassin.

Muito ligado à família e sua criação em Erechim (RS), João Paulo destacou a papel dos pais em sua formação. “Meu pai era comerciante, vendia bebidas e lanches em um lugar que no Rio chamariam de boteco, e minha mãe professora de ensino fundamental. Sempre admirei o espírito de luta de pessoas humildes e trabalhadoras. Eles se sacrificaram para que eu tivesse um ensino de qualidade”.

A humildade que admira João Paulo demonstrou ao defender a autoavaliação em detrimento das comparações. “É comum o uso de métricas para comparar pessoas. Na universidade, nas empresas, até nas famílias. Isso não é justo. As pessoas não são comparáveis, cada uma tem sua história de vida”, defendeu o professor do Programa de Engenharia Química.

Saiba mais sobre João Paulo Bassin

“Incansáveis na luta pela vida”

Professor Romildo encerrou a cerimônia com mensagens de reconhecimento e agradecimento ao corpo social da Coppe, à atuação de seus colegas de diretoria, e aos grupos de pesquisa que deram variadas e inovadoras respostas ao desafio imposto pela pandemia.

“Em tempo recorde, desenvolvemos na Coppe o Covidímetro, feito pelo pessoal do PESC; o ventilador de exceção; diversos aplicativos; tecidos antivirais; fármacos mais eficientes com nanopartículas; produção de faceshields e álcool 70, fundos de solidariedade que permitiram apoio ao hospital universitário e até outros campi”, exemplificou o diretor da Coppe

“Em 2021 precisaremos ainda mais da ciência, da união, do trabalho conjunto e solidariedade humana. Precisaremos ser tenazes na luta pela manutenção das políticas públicas de Saúde, de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em nome da diretoria da Coppe, gostaria de agradecer a todos os seus professores, alunos, funcionários e colaboradores que superaram muitas adversidades para manter a instituição ativa em 2020. Como já disse, na busca de soluções para enfrentar a pandemia, vocês foram incansáveis na luta pela vida”, afirmou o diretor da Coppe.

Durante o evento, a diretora adjunta de Gestão de Pessoas da Coppe, Vanda Borges, proferiu a palestra “Resiliência, Complexidade, ressignificação e acolhimento”. Segundo Vanda, “a vida foi seguindo e passamos a incorporar novos conhecimentos, a inserir novos hábitos e costumes. Passamos a usar máscaras, álcool em gel o tempo topo, adotamos o distanciamento social, conhecemos e usamos novas tecnologias para o trabalho e também para os nossos relacionamentos. Assim, ressignificamos a maneira de viver e conviver”.

Vanda citou ainda o poema “Desistir” de Cora Coralina, o qual justamente mostra que este verbo não deve ser levado a sério, porque “tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça”.

A cerimônia que emocionou o público foi encerrada com a apresentação do Coral da Coppe José Cristano. A entrega do Prêmio Coppe Mérito Acadêmico e a Cerimônia de Encerramento foram transmitidas pelo canal da Coppe no YouTube e continuam disponíveis.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

Isso vai fechar em 0 segundos

Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

Isso vai fechar em 0 segundos