Dois anos de gestão: Coppe reforça protagonismo com crescimento acadêmico, inovação e parcerias
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 07/08/2025

Nesta terça-feira, 5 de agosto, a diretoria da Coppe/UFRJ apresentou os principais resultados de dois anos de gestão, marcados por avanços estruturantes que fortalecem o papel da Coppe como referência nacional e internacional em ciência, tecnologia e inovação. Entre os destaques está o crescimento contínuo no número de matrículas na pós-graduação, pelo segundo ano consecutivo, tanto no mestrado quanto no doutorado.
A Coppe captou 177 novos projetos, resultado de ações estruturadas de articulação com o setor produtivo. Esse avanço comprova não apenas a capacidade da instituição de entender os desafios da indústria, mas também sua excelência na entrega de soluções inovadoras e eficazes. Mas esse resultado foi fruto de mais de 80 reuniões e visitas estratégicas com parceiros nacionais e internacionais, ampliando o alcance institucional e fortalecendo vínculos com empresas, agências de fomento e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.
A internacionalização da Coppe se intensificou, com novas parcerias com instituições da China, Índia e Noruega. Atualmente, a Coppe mantém 51 memorandos de entendimento (MoUs) vigentes com 11 países, abrangendo projetos de pesquisa e mobilidade acadêmica.
A transversalidade entre áreas do conhecimento também foi aprofundada, por meio da criação e fortalecimento de hubs e centros interdisciplinares, como o Centro de Soluções de Baixo Carbono, o Hub de Inteligência Artificial, o de Engenharia Offshore e o Centro de Estudos e Práticas de Engenharia para Desastres (Ceped).
No campo do bem-estar e cuidado com a comunidade, as ações envolveram a revitalização dos espaços físicos da Coppe, com a elaboração de 25 projetos de arquitetura voltados à melhoria da infraestrutura e à qualificação dos ambientes de trabalho, estudo e convivência. O programa Acolhe Coppe consolidou sua importância com atendimento a mais de 150 pessoas, entre alunos, técnicos e docentes, reforçando uma política institucional de acolhimento que será ampliada nos próximos meses.
Outro avanço importante foi o investimento na área de dados e transparência, com o desenvolvimento de uma plataforma interativa que permite o acompanhamento de indicadores institucionais por programa e por ano — incluindo publicações, defesas, projetos e outras informações estratégicas.
Por fim, a Coppe também avançou na comunicação institucional, com crescimento da presença nas redes sociais, maior visibilidade na mídia nacional e consolidação das novas diretrizes de uso da marca, reforçando a identidade da instituição em diferentes contextos.
Confira os tópicos de alguns dos destaques desses dois anos de gestão, no qual a Coppe alcançou avanços estratégicos e teve seu impacto ampliado:
Crescimento na pós-graduação
- Aumento no número de matrículas no mestrado e doutorado pelo segundo ano consecutivo.
- Lançamento do curso MBA EAD em Inteligência Artificial.
Parcerias e projetos com a indústria
- 177 novos projetos captados, fruto do estreitamento de laços com empresas.
- Mais de 80 reuniões e visitas estratégicas com parceiros nacionais e internacionais.
- Coppe se consolida como referência na compreensão de desafios da indústria e na entrega de soluções tecnológicas.
Internacionalização
- Parcerias com instituições da China, Índia, Noruega e com o Instituto Naval de Pós-Graduação da Marinha do Brasil.
- 51 acordos internacionais vigentes com 11 países.
Inovação e transversalidade
- Fortalecimento do ecossistema de inovação da Coppe.
- Criação e ampliação de hubs interdisciplinares:
Baixo Carbono / Inteligência Artificial / Engenharia Offshore / Engenharia para Desastres (Ceped) - Unidade Embrapii-Coppe reconhecida como Unidade Diamante
Cuidado com a comunidade
- O programa Acolhe Coppe já atendeu mais de 150 pessoas, entre alunos, técnicos e professores.
- Novas ações em planejamento para ampliar o acolhimento e o bem-estar.
Infraestrutura
- 25 projetos de arquitetura desenvolvidos para modernizar e qualificar os espaços da Coppe.
Dados e transparência
- Plataforma interativa criada para acompanhar, por programa e por ano, indicadores como:
Produção científica / Defesas de teses e dissertações / Projetos desenvolvidos
Comunicação e identidade institucional
- Aumento da presença da Coppe nas redes sociais e na mídia nacional.
- Consolidação das novas diretrizes de uso da marca Coppe, reforçando sua identidade.
- crescimento acadêmico
- Inovação
- Internacionalização
