Incubadora da Coppe abre Consulta Pública para formação de alianças estratégicas do Biotech Hub
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Engenharia da Saúde / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 23/10/2025

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ abriu uma Consulta Pública para colher contribuições para a elaboração do edital de formação de Alianças Estratégicas do Biotech Hub, seu novo ambiente de inovação em biotecnologia. O objetivo é estruturar, de forma transparente e colaborativa, os modelos de cooperação, contrapartidas e governança mais relevantes e atrativos, além dos critérios de seleção e indicadores de resultado do programa.
O Biotech Hub é uma iniciativa da Incubadora da Coppe voltada para o fortalecimento do ecossistema de biotecnologia, oferecendo infraestrutura laboratorial, apoio a startups e o desenvolvimento de projetos de inovação científica e tecnológica. Por meio de formulário, a consulta visa também identificar os tipos de parcerias. Tudo garantindo que o programa seja transparente, eficaz e alinhado às expectativas de todos os atores envolvidos.
“Diferente do modelo tradicional, em que o setor público contrata o setor privado para executar soluções, aqui ocorre o inverso. A universidade, por meio da Incubadora, assume o papel ativo de executora da inovação, colocando à disposição sua infraestrutura, seus pesquisadores e sua expertise em empreendedorismo tecnológico.”, diz Diego Lélis, líder de Biotecnologia da Incubadora de Empresas da Coppe.
De acordo com Diego, o modelo de alianças estratégicas que foi estruturado permite que as empresas parceiras possam cocriar editais exclusivos para a geração de startups e spin-offs e patrocinar ações estratégicas do Biotech Hub. Elas também podem integrar o comitê de governança e participar ativamente das decisões e direcionamentos de inovação, entre outras ações.
O Biotech Hub abrigará startups e spin-offs, que sejam focadas em saúde, agronegócio, alimentos e meio ambiente, combinando infraestrutura compartilhada, rede de mentoria, desafios tecnológicos e oportunidades de validação com parceiros. Para se candidatar ao Biotech Hub, basta que o conceito e a aplicação da tecnologia a ser desenvolvida estejam em fase de formulação – a partir do nível 2 de prontidão tecnológica (TRL 2).
Como e quem pode participar da consulta pública?
Podem participar da consulta, empresas de qualquer porte, investidores, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), órgãos públicos, entidades setoriais, universidades e startups interessadas em fortalecer o ecossistema de biotecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
Os interessados em participar da consulta devem preencher e enviar o formulário até o dia 30 de novembro de 2025. O mesmo encontra-se disponível no Google Docs.
- biotechs
