Lula inaugura na Coppe laboratório inédito para exploração no pré-sal

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 30/04/2009

O Laboratório de Ensaios não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) da Coppe, inaugurado dia 30/04 pelo presidente Lula, já começou a simular e testar o comportamento de materiais que serão utilizados na exploração do pré-sal.

Financiado com recursos da ordem de R$ 40 milhões da Petrobras e do Fundo CT-Petro, por intermédio da Agência Nacional do Petróleo, o LNDC se destaca entre os mais modernos do mundo e é o único em que as três áreas de conhecimento estão integradas no mesmo local. Assista aqui o vídeo sobre o laboratório.

Durante a solenidade de inauguração do LNDC, o presidente Lula prestou uma homenagem ao fundador da Coppe Alberto Luiz Coimbra, que, segundo ele, foi um exemplo de como pensar no Brasil seriamente. “Gente que queria um país independente, respeitado”, disse o presidente.

“A gente tende a pensar que a história começou a partir de nós e não lembramos de pessoas que fizeram coisas importantes para usufruímos hoje”, disse Lula no discurso de inauguração do LNDC, referindo-se ao pionerismo de Alberto Coimbra. “Hoje, já passaram pela Coppe mais de nove mil doutores. É este tipo de coisa que faz a gente ter orgulho do Brasil”, acrescentou o presidente. (Confira o vídeo-registro do discurso do presidente)

O Laboratório da Coppe coloca o Brasil na vanguarda da capacitação e pesquisa na exploração de petróleo e gás. Montado com o que há de mais moderno, o LNDC contribuirá para o avanço da indústria nacional na produção de equipamentos que hoje ainda precisam ser importados pelo setor. Também vai dar suporte para minimizar prejuízos de centenas de milhões de dólares contabilizados pela indústria do petróleo em função dos efeitos da corrosão e deterioração de seus equipamentos.

É um laboratório público altamente qualificado, que estará a serviço da pesquisa – diz Pinguelli

Em seu discurso o presidente disse que “agora a máquina voltou a aprender a investir”. Mas criticou a burocracia que “emperra o desenvolvimento”, fazendo uma alusão direta ao Tribunal de Contas da União (TCU). Lula disse que a máquina da fiscalização tornou-se maior do que a máquina da produção. A reclamação foi feita logo após o discurso do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa (Confira discurso), que criticou a “mentalidade persecutória” do TCU, a qual impede a função pública de ser exercida a bem da população.

Laboratório vai colaborar com vários setores da indústria

Além da indústria do petróleo, poderão ser beneficiados setores como os de siderurgia, automotivo e nuclear, entre outros. “É um laboratório público altamente qualificado, que estará a serviço da pesquisa, do meio acadêmico, do estudante que for defender, por exemplo, uma tese sobre corrosão ou soldagem. Será também muito útil aos vários segmentos da indústria brasileira. Desde a construção civil, que tem sérios problemas com corrosão das vigas, até a indústria do petróleo, com o desafio de fazer a extração no pré-sal”, comentou o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa.

Gabrielli: Já são 32 anos de parceria entre a Petrobras e a Coppe

Segundo o presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli (Confira o discurso), a companhia perde milhões de dólares por ano com problemas de corrosão e este laboratório é um caminho para as soluções tecnológicas para este problema e acrescentou que já são 32 anos de parceria entre Petrobras e a Coppe. Neste período, mais de dois mil projetos foram desenvolvidos.

Para o coordenador do laboratório LNDC, Oscar Rosa Mattos (Confira o discurso), é um momento de alegria que se torna ainda mais importante diante ao pessimismo do mundo em relação à crise mundial. Para Rosa Mattos, a entrada em atividade de um laboratório de ponta, em nível mundial, é uma demonstração de otimismo do país. “Este laboratório será um marco na história do Brasil”, disse o coordenador.

Aloísio Teixeira disse que “o LNDC traz mais vida inteligente para este universo”

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende (Confira o discurso), também presente à cerimônia, foi outro que lembrou o pioneirismo da Coppe. “Há 43 anos, esta instituição lançava o primeiro curso de pós-graduação do país. A partir daí, o sistema de ciência e tecnologia deste país deu um salto.” Para o ministro, o Brasil não tem a cultura de transformar ciência e tecnologia em riqueza. Porém, ainda de acordo com Resende, mais uma vez a Coppe pode sair na frente para fazer história.

O ambiente pelo menos não poderia ser mais propício. O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral (Confira o discurso), destacou na solenidade de inauguração o fato de boa parte da inteligência do país estar na Cidade Universitária. Mais conhecida como Ilha do Fundão, a área reúne, além da Coppe e outras unidades da UFRJ, o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

O reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira (Confira o discurso), define a Ilha Universitária como um celeiro de talentos. “O LNDC traz mais vida inteligente para este universo”, disse o reitor, na inauguração do laboratório.

LNDC vai transferir tecnologia de ponta para a indústria nacional

Da esquerda para a direita, Sérgio Cabral, Alexandre Cardoso e Sérgio Resende acompanham a demonstração do prof. Oscar, ao centro

O Laboratório de Ensaios não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), que se destaca entre os mais modernos do mundo e é o único em que as três áreas de conhecimento estão integradas no mesmo local. Instalado na Coppe, no Campus da Ilha do Fundão (RJ), o novo laboratório está preparado para testar equipamentos e materiais para a indústria do petróleo, com destaque para os que serão utilizados na exploração das camadas do pré-sal.

Montado com o que há de mais moderno em termos de equipamentos nas suas três áreas, o laboratório está capacitado para desenvolver tecnologia de ponta e contribuir para que a indústria nacional tenha condições de produzir equipamentos que hoje ainda precisam ser importados pelo setor.

O LNDC, com oito mil metros quadrados de área construída, tem dois grandes tanques de testes: um com água e outro seco. No primeiro, com 12 metros de comprimento, 6 de largura e 7 de profundidade, serão realizados ensaios fundamentais para testar a integridade de equipamentos que entrarão em operação nos campos de petróleo, incluindo a camada pré-sal, em profundidades de até 7 mil metros abaixo do nível do mar, cuja pressão é até 700 vezes maior do que a do ambiente em que vivemos.

No tanque seco, serão feitos ensaios para detectar danos internos nos materiais, por meio de raios gama e raios X e um acelerador de partículas nuclear, sendo o único no país que permite a inspeção de grandes equipamentos para a área do petróleo.

O laboratório conta ainda com sete câmaras especiais para ensaios com H2S e CO2, em altas pressões e temperaturas, trabalhando com células autoclaves (alta pressão) e loops (circuito fechado), especialmente concebidos para esta finalidade.

História

O projeto do LNDC foi idealizado em 2001, quando seus coordenadores concluíram que a infra-estrutura dos laboratórios – então instalados separadamente – era pequena para responder às necessidades que viriam pela frente, sobretudo na atividade de exploração de petróleo. Para enfrentar esses novos desafios das indústrias do setor ou outras que venham a demandar este tipo de serviços, a Coppe decidiu reunir no laboratório pesquisadores que atuam nas três áreas de conhecimento (ensaios não destrutivos, corrosão e soldagem), sob a coordenação dos professores João Marcos Rebello, Oscar Rosa Mattos e João Payão.

“Há anos temos uma cooperação intensa com o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), mas precisávamos de novas instalações para avançar nas pesquisas. O LNDC veio justamente para atender a essa demanda, disponibilizando uma infra-estrutura que viabilizará o trabalho em qualquer domínio do campo do petróleo nessas áreas”, ressalta o professor Oscar Rosa Mattos.

É o caso, por exemplo, dos estudos que envolvem um dos principais vilões deste segmento: o ácido sulfídrico (H2S), um componente que acelera a danificação dos materiais e equipamentos por onde passa o petróleo. Quanto maior é o teor de H2S e mais baixo o pH do óleo, mais grave é o problema. Essa composição intensifica a ação do ácido, provocando a deterioração dos equipamentos. “Com o pré-sal, o problema se agrava e exige avanços tecnológicos que viabilizem sua exploração, como a adaptação e desenvolvimento de novos materiais que terão que resistir a pressões muito elevadas, acima de 400 bars (unidade de pressão), em ambientes que têm como principais agentes nocivos o H2S e o gás carbônico (CO2)”, explicou Rosa Mattos.

Outro desafio imposto pelo pré-sal é a adaptação e desenvolvimento de técnicas de ensaios não destrutivos para detecção de defeitos desses materiais, assim como o desenvolvimento de procedimentos de soldagem. “Nosso objetivo é desenvolver soluções tecnológicas que propiciem maior segurança e confiabilidade aos equipamentos usados na exploração de petróleo”, comentou o professor João Marcos Rebello, outro coordenador do laboratório.

Na área de soldagem, o professor João Payão, também coordenador do LNDC, destacou a capacidade do laboratório de desenvolver tecnologia e procedimentos relacionados ao revestimento de tubulações em altas profundidades, um grande problema hoje enfrentado pela indústria do petróleo: “A maioria dos tubos é importada, e nós aqui no laboratório teremos condições de desenvolver qualquer tipo de solda que a indústria do petróleo necessite para atuar em águas profundas.”

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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