Professor da Coppe coordena em Maricá a 3ª edição do Congresso Nacional de Hidrogênio

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Data: 29/05/2023

A cidade de Maricá está sediando a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Hidrogênio, entre os dias 29 e 31 de maio, na orla da Barra de Maricá, reunindo representantes de mais de 30 entidades brasileiras e internacionais, entre órgãos públicos, empresas e associações de diferentes países, como França, Espanha e Reino Unido. Com o tema “Transição energética, descarbonização e reindustrialização com o uso do hidrogênio”, o evento é organizado, em parceria com a prefeitura de Maricá, pela Associação Brasileira do Hidrogênio, presidida pelo professor da Coppe/UFRJ, Paulo Emílio Valadão de Miranda. A iniciativa reforça o pioneirismo da cidade na adoção de políticas para o desenvolvimento de diversas cadeias de valor para o hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso. O congresso está ocorrendo na Avenida João Saldanha, s/nº, Barra de Maricá.

O protótipo do ônibus movido a hidrogênio, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Maricá e a Coppe, estará em exibição no evento. O estudo da tecnologia faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, coordenado pelo professor Paulo Emílio, com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. Hoje, a cidade dispõe de uma frota com 115 ônibus com tarifa zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem qualquer custo para a população.

“Maricá é uma cidade que pensa e olha para o futuro, sendo pioneira na adoção de iniciativas para uso do hidrogênio em larga escala. É uma alegria enorme receber, aqui no município, empresas e especialistas comprometidos com a implementação dessa energia limpa tão importante para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso terá impacto positivo enorme na vida das pessoas, não só aqui da nossa cidade, mas do país inteiro”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

Uma feira com produtos, tecnologia e equipamentos de ponta relacionados ao uso do hidrogênio ocorre simultaneamente ao congresso com exposição em estandes de mais de 30 empresas, além de diversos órgãos e instituições públicas e privadas. A feira, aberta à população, é uma oportunidade para ampliação do conhecimento em torno dos diversos tipos de usos do hidrogênio, além de ser um espaço para reuniões e trocas de informações com especialistas e com o público.

Maricá também tem um estande na feira para apresentar as ações que estão sendo realizadas pelo município para desenvolver a cadeia produtiva do hidrogênio, incluindo informações sobre os Vermelhinhos Sustentáveis e as legislações para fomento da energia limpa.

Hidrogênio, o combustível do futuro

A programação do 3º Congresso Brasileira de Hidrogênio teve seu início hoje, dia 29 de maio, sendo dedicado ao tema “Transição Energética”, com painéis que abordam as políticas de governo e o polo de hidrogênio de Maricá, além da abertura oficial com exposição das empresas presentes. Amanhã, dia 30, as conferências vão tratar sobre a “Descarbonização com hidrogênio”, com painéis sobre o setor elétrico, estratégias para redução de emissões, armazenamento e transporte de hidrogênio. No encerramento do congresso, no dia 31, especialistas se reúnem para debater a “Reindustrialização com hidrogênio”, com discussões sobre a regulação e as políticas indutivas à adoção da energia por meio desta fonte.

“Os temas mostram o grande potencial brasileiro para a produção e utilização do hidrogênio e como isso impacta na transição energética, na descarbonização e na reindustrialização do nosso país. Teremos acesso a pesquisas científicas e resultados tecnológicos e empresariais nesse momento de abertura de um novo mercado no país para a energia do hidrogênio”, afirmou o professor Paulo Emílio.

Entre os convidados, estão o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral; o engenheiro Katsuhiko Hirose, conhecido mundialmente por desenvolver o primeiro veículo híbrido (Prius) para emissões e economia de combustível no mundo; o pesquisador Laurent Antoni, da Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA); a cientista Isabelle Moretti, que lidera uma equipe dedicada ao hidrogênio natural na Universidade de Pau, na França, e trabalha em estudos de caso em países como Brasil, Austrália, Namíbia e Islândia; entre outros cientistas, especialistas, pesquisadores e autoridades.

Também participam empresas e associações internacionais, como a Parceria Internacional para Hidrogênio e Células de Combustível na Economia (França), Iberdrola (Espanha) e BP (Reino Unido), além das empresas Toyota, Hytron, Prumo e White Martins. Entre órgãos públicos e universidades brasileiras, estarão representantes dos ministérios de Minas e Energia, Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação; governos do Ceará e de Pernambuco; universidades federais do Rio de Janeiro, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de São Paulo.

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis e sem emissão de carbono, como a eletrólise, pode ter diversos usos, que serão explicados e desenvolvidos durante o congresso. Entre eles, o uso em pilhas a combustível (móvel e/ou estacionária), na indústria química/petroquímica, siderúrgica, cimenteira, também pode ser adotado em veículos leves e pesados. Na agroindústria, pode ser utilizado na confecção de amônia, fertilizantes, produtos hidrogenados, entre outros.

Política Municipal de Hidrogênio

Pensando na economia pós-royalties do petróleo, Maricá criou a Política Municipal do Uso do Hidrogênio com o objetivo de desenvolver tecnologias e produtos a partir do “combustível do futuro”. Para isso, vai oferecer incentivos fiscais a empresas e indústrias que se instalarem na cidade utilizando energia limpa.

“Sediar o 3° Congresso Brasileiro de Hidrogênio reafirma o protagonismo que Maricá conquistou nesse seguimento. A cidade trabalha no desenvolvimento de ônibus não poluentes, movidos a hidrogênio; temos uma lei municipal de fomento ao uso do hidrogênio e um plano de descarbonização da frota a partir desses ônibus que a própria prefeitura desenvolve a tecnologia junto com a UFRJ. O município se coloca disposto a construir um novo ciclo de desenvolvimento verde e sustentável para o pós-petróleo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha.

A política foi instituída pela lei 3.110, de 10 de março de 2022, com uma série de objetivos, entre eles aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município, estimular o uso de em suas diversas aplicações, em especial, como fonte energética e para a produção de fertilizantes agrícolas, contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa para o enfrentamento das mudanças climáticas, entre outras.

Com Assessoria de Imprensa da prefeitura de Maricá

Programação

Segunda-feira, 29 de maio – Transição Energética
 

8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Café de Boas-vindas
9h30 às 10h – Cerimônia de Abertura
10h às 10h30 – Políticas de Governo e Polo do Hidrogênio em Maricá
10h30 às 11h – Plenária de abertura
11h às 12h15 – Abertura oficial da Exposição Empresarial
12h15 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Plenária 1 – Energia do Hidrogênio
14h30 às 16h – Sessão 1 – Fontes para produção de hidrogênio renovável e de baixo carbono
16h às 16h45 – Café com pôsteres
16h45 às 17h15 – Plenária 2 – Transição Energética
17h15 às 18h15 – Sessão 2 – Polos de hidrogênio

Terça-feira, 30 de maio – Descarbonização com Hidrogênio
 

8h às 9h – Credenciamento e café
8h30 às 9h30 – Sessão B – Setor elétrico e o hidrogênio
9h30 às 10h – Políticas de Governo
10h às 10h30 – Plenária 3 – Hidrogênio: elemento chave para descarbonização da indústria
10h30 às 11h – Café com pôsteres
11h às 12h15 – Sessão 3 – Tecnologias para a produção de hidrogênio
12h15 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Plenária 4 – Combustíveis sintéticos com hidrogênio
14h30 às 15h30 – Sessão 4 – Armazenamento e transporte do hidrogênio e de CO2
15h30 às 16h – Plenária 5 – Análise de emissão de GEE na produção, condicionamento e transporte de hidrogênio
16h às 16h45 – Sessão 5 – Estratégias para redução de emissões: criação de demanda
16h45 às 17h45 – Café e pôsteres
17h45 às 18h30 – Reunião do Conselho de Hidrogênio

Quarta-feira, 31 de maio – Reindustrialização com Hidrogênio
 

8h às 9h – Credenciamento e café
8h30 às 9h30 – Sessão C – Power to you: Mulheres no mercado de hidrogênio
9h30 às 10h – Políticas de Governo
10h às 10h30 – Café com pôsteres
10h30 às 11h – Plenária 6 – Políticas indutivas à adoção da energia do hidrogênio
11h às 12h15 – Sessão 6 – Programa Nacional do Hidrogênio
12h15 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Plenária 7 – Hidrogênio e Sociedade
14h30 às 15h30 – Sessão 7 – Regulação e Certificação
15h30 às 16h15 – Sessão 8 – Inovação e Hidrogênio
16h15 às 17h45 – Plenária 8 – Hidrogênio Natural
17h45 às 18h15 – Sessão de Encerramento e Carta ao Brasil

  • Congresso Brasileiro de Hidrogênio

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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