Solidariedade de aluno da Coppe é destaque em exibição fotográfica no Reino Unido

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 30/09/2020

A imagem do aluno de doutorado da Coppe/UFRJ, Sami Ayad, sorridente em seu primeiro dia de trabalho voluntário em um centro de distribuição de alimentos em Londres, foi uma das cem fotografias escolhidas para compor a exposição Hold Still, idealizada pela Duquesa de Cambridge para mostrar os laços sociais de empatia e solidariedade no Reino Unido durante a pandemia.

Mestre em Engenharia Mecânica pela Coppe, Sami pesquisa o desempenho e as emissões de um sistema motor-gerador operando a etanol com adição de hidrogênio, sob orientação do professor Carlos Rodrigues Belchior. O aluno cursa doutorado no Programa de Engenharia Mecânica (PEM) e está em período sanduíche na Aston University, em Birmingham.

A Rainha Elizabeth II disse ter se sentido inspirada ao ver a resiliência demonstrada pelo povo demonstrada no projeto fotográfico de lockdown liderado pela Duquesa de Cambridge. Kate Middleton idealizou o “Hold Still”, projeto que ela esperava que pudesse registrar a vivência da pandemia pelo país, por meio de fotografias.

Lançado em maio, em parceria com a National Portrait Gallery, foram recebidas 31 mil imagens ao longo de seis semanas, com 100 delas sendo escolhidas pela duquesa e um painel de personalidades.

“Eu e a duquesa ficamos inspiradas pelo modo como as fotografias capturaram a resiliência do povo em tempos tão difíceis, seja celebrando os trabalhadores da linha de frente no combate à pandemia, reconhecendo o espírito comunitário ou mostrando o esforço de indivíduos ajudando aqueles em necessidade”, destacou a Rainha.

Hold Still focou em três temas que documentam como o Reino Unido enfrentou a pandemia, incluindo ajudantes e heróis, o novo normal e gestos de gentileza. As imagens mostram vida em família durante o lockdown, o trabalho de profissionais da saúde e o movimento Vidas Negras Importam (Black Lives Matter).

O fotógrafo Grey Hutton conheceu Sami no seu primeiro dia de voluntariado no Children With Voices Community Food Hub em Hackney, Londres. O retrato do aluno da Coppe foi parte de um projeto mais amplo de documentação das redes de trabalho voluntário em Hackney, durante a pandemia. “São gestos cotidianos de gentileza e solidariedade como o de Sami que uniram as comunidades durante esta crise”, afirmou Hutton.

“O Sami é muito consciente do seu papel social, além de ser um bom aluno, com dois artigos publicados, preparando o terceiro. Sempre ajudou seus colegas de pós-graduação, com programas de simulação de motores e o fazia por puro companheirismo”, elogia seu orientador, o professor Carlos Belchior, dos programas de Engenharia Mecânica e de Engenharia Oceânica da Coppe.

A exibição digital das imagens pode ser vista em http://npg.org.uk/holdstill.

“O afeto é revolucionário”

O envolvimento de Sami com o trabalho voluntário é marcado por duas tragédias particulares. No dia 18 de agosto de 2018, seu primo Ayman faleceu. Foi um momento muito difícil, que Sami superou com o apoio da família, da namorada Helen Frost e do treinamento no projeto de extensão, “Alunos Contadores de Histórias”, realizado no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). “Ir ao hospital, mesmo quando eu não estava bem, foi essencial em ter a perspectiva de que a minha dor não é maior, mas também menor, do que a de ninguém”, explica.

Em janeiro de 2020, dias antes de viajar para a Inglaterra onde começaria o período de estudos na Aston University, sobreveio nova tragédia com o falecimento de seu amigo Oscar Mesquita, no Rio de Janeiro, o qual visitara um ano antes, em Salvador, com sua prima Azza, irmã do falecido Ayman. “Em Aston, decidi ir à terapia para lidar com a perda de Oscar. Foi quando a terapeuta me sugeriu fazer trabalho voluntário, pois ajudar o próximo, ajuda a ter perspectiva e ajuda no processo de cura. Lembrando de como foi a minha experiência no projeto dos Alunos Contadores de Histórias, me inscrevi para um projeto semelhante no hospital infantil de Birmingham”, conta Sami.

Quando Sami estava pronto para iniciar seu projeto de pesquisa, a pandemia de Covid-19 eclodiu no Reino Unido, e o aluno da Coppe teve autorização para ficar em quarentena em Londres, onde sua companheira Helen Frost trabalha em um hospital pediátrico.

“Helen apresentou sintomas de Covid-19 e tivemos que entrar em quarentena por duas semanas. Ao término da primeira semana, vi uma movimentação ao olhar pela janela e parecia algum tipo de rede de apoio, ou trabalho voluntário. Na semana seguinte, quando terminamos a quarentena, olhei pela janela e novamente vi aquela movimentação. Lembrando-me da decepção de não poder ter podido fazer trabalho voluntário antes, fiquei imaginando se era a oportunidade que eu queria”, relembra o aluno do Programa de Engenharia Mecânica.

Sami foi recebido por Michelle Dornelly, fundadora da Children With Voices e da Community Food Hub, e imediatamente acolhido. “A Michelle e as mulheres que trabalham no Hub são exemplos de coragem, dedicação à comunidade, compaixão, empatia, força, alegria, resiliência e boa energia, e essa iniciativa é algo tão lindo. Alimentando quem precisa, sem pedir nada em troca”, enaltece.

Segundo Sami, por coincidência, no mesmo dia, o fotógrafo Grey Hutton visitou o Community Food Hub, para documentar a resposta das comunidades à pandemia, como parte de um projeto do National Geographic Society’s Emergency Fund for Journalists.

“Neste período de pandemia, aprendi também sobre como é importante cuidar de seu bem estar, seja físico, mental ou social, e como quando a gente se sente bem, a gente consegue fazer as coisas bem, em qualquer aspecto da vida, inclusive academicamente. E uma das melhores maneiras de buscar o bem estar próprio, eu aprendi que é tentando amenizar o sofrimento do próximo. Nesse sentido, aprendi também sobre humanidade e sobre como o afeto é revolucionário, e transcende fronteiras, culturas e idiomas”, conclui Sami Ayad.

Também no Brasil, há diversas iniciativas de trabalho voluntário, financiamento coletivo e outras maneiras de apoiar quem necessita, neste momento em que o país e o mundo enfrentam as consequências sociais da pandemia de Covid-19. Conheça algumas: https://benfeitoria.com/canal/rededeapoio.

Mais sobre Sami

Nascido em Cartum (capital do Sudão), Sami Elmassalami Ayad, veio com a família para o Brasil, em 1992, com apenas três anos, no dia em que o Senado aprovava o impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Graduou-se em Física na Fisk University, em Nashville, Tennessee, e fez seus mestrado em Engenharia Mecânica na Coppe, sob orientação dos professores Marcelo Colaço e do professor Manuel Cruz. “Ao longo do mestrado, me faltou maturidade. Agradeço muito a ambos, pela compaixão e pelo aprendizado ao longo de nossa convivência, tanto como aluno quanto como ser humano”, reconhece Sami, que também enaltece o atual orientador, o professor Carlos Rodrigues Pereira Belchior. “Ele me acolheu num momento difícil e me deu uma oportunidade quando eu mais precisava para recomeçar do zero. Além de um excelente pesquisador, é um orientador atencioso, e um ser humano incrível”.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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