/Concreto ecológico

A Coppe patenteou tecnologia para utilização da cinza de bagaço de cana, um resíduo da produção de açúcar e álcool, como substituto parcial do cimento. Os resultados dos testes mostram que é possível misturar até 10% de cinza ao cimento, com ganho de um pequeno aumento de qualidade em comparação com o cimento convencional, e até 20%, com a preservação da qualidade do produto original.
 
 
Cada quilo de cimento produzido equivale a um quilo de CO2 lançado na atmosfera. A indústria cimenteira sozinha responde por 5% a 7% das emissões mundiais de CO2, o principal gás do efeito estufa. Feito com cimento e, quando empregado em grandes estruturas, também com aço, o concreto é o material de construção mais utilizado no mundo. A adição de materiais naturais e renováveis reduz sua contribuição para o aquecimento global.
 
 
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com 500 milhões de toneladas/ano, e uma produção estimada de 400 mil toneladas/ano de cinza de bagaço de cana. É o país com maior viabilidade econômica para usar esse resíduo na produção de cimento.
 
 
Saiba mais: