/Ilha de Policogeração Sustentável

A Ilha de Policogeração Sustentável (IPS) é um protótipo com capacidade para cogerar água e eletricidade, a partir de uma fonte de calor, e poderá atender a demanda de regiões remotas ou comunidades off grid. O sistema conjuga o uso de energia solar com a recuperação de calor, em geral descartado, por meio de micro-trocadores de calor e dessalinizador de água via destilação por membranas, podendo complementar o processo de osmose reversa usado no Semiárido nordestino e dobrando a eficiência da dessalinização de 40 para 80%.
 

Pioneiro no país, o sistema foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LabMEMS) da Coppe, sob a coordenação da professora Carolina Naveira-Cotta. O sistema pode ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do Semiárido nordestino que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, “fazendas” de produção de energia solar, campos de óleo e gás nearshore, ilhas e regiões inóspitas, áreas em conflito ou de desastres ambientais.
 

A Ilha de Policogeração Sustentável ocupa uma área de 200m², na qual estão instalados um painel fotovoltaico de alta concentração (HCPV), com capacidade de gerar cinco quilowatts de energia elétrica e oito quilowatts de energia térmica recuperáveis, além de três conjuntos de coletores solares para aquecimento de água. O protótipo poderia atender a demanda de energia elétrica de cerca de 25 residências/famílias e produzir mil litros de água destilada por dia, o consumo diário típico de mais de 100 pessoas.
 

Construída em frente ao laboratório LabMEMS, no bloco 3 do Centro de Tecnologia 2, a ilha é flexível, podendo ser modificada para uso em outras locais e adaptada para cogeração de outros insumos, dependendo do objetivo e uso. O protótipo está no TRL 6 (Technology Readiness Level, nível de prontidão tecnológica, escala que vai de 1 a 9 criada pela Nasa para indicar o amadurecimento tecnológico de um produto).

O projeto é financiado pela Petrogal Brasil via Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Embrapii-Coppe, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.
 

Saiba mais

Coppe inaugura Ilha de Policogeração Sustentável
Coppe desenvolve protótipo para geração de eletricidade e água em locais remotos
TV Globo – Jornal Nacional – (14/06/22) – Pesquisadores da UFRJ criam protótipo de sistema que reaproveita calor para produzireletricidade e água
Agência Brasil – (23/05/22) – UFRJ inaugura projeto de geração simultânea de eletricidade e água
Rádio Nacional – (23/05/22) – UFRJ inaugura protótipo para levar energia a lugares remotos
Capes – (23/05/22) – Capes apoia Ilha de Energia e Água da Coppe
Isto É Dinheiro – (23/05/22) - UFRJ inaugura protótipo para levar energia a lugares remotos
Petronotícias – (23/05/22) – Solução encontrada pela Coppe pode gerar simultaneamente energia, água, destilada, biodiesel e outros insumos
UOL Notícias – (23/05/22) - UFRJ inaugura projeto de geração simultânea de eletricidade e água
Um só planeta – (23/05/22) – UFRJ inaugura projeto de geração simultânea de eletricidade e água
TN Petróleo – (20/05/22) – Coppe inaugura protótipo para geração de eletricidade e água em locais remotos