/Tinta anticorrosiva
Uma tinta à base de nióbio, protegida por patente internacional, promete reduzir radicalmente os gastos das indústrias no combate à corrosão dos materiais usados em seus equipamentos.
O revestimento desenvolvido pela Coppe é especialmente indicado para as indústrias químicas e petrolíferas, que precisam usar aços especiais, muito caros e nem sempre eficientes, para evitar vazamentos.
Três métodos
O nióbio, do qual o Brasil detém as maiores reservas mundiais, é um metal de baixa reatividade. Com a aplicação de revestimentos à base de nióbio, a indústria pode utilizar aço comum em várias de suas aplicações.
A Coppe desenvolveu trêsdiferentes métodos para a utilização do metal em revestimentos anticorrosivos. A tinta pigmentada com nióbiopode ser aplicada a frio, no próprio local de utilização do equipamento. Já o método de aspersão térmica consiste em aplicar óxido de nióbio aquecido a 300oC com o uso de um spray térmico.Também pode ser aplicado no próprio local de extração ou refino do petróleo. O terceiro método consiste na produção industrial de chapas de aço já revestidas por nióbio. Sua vantagem sobre os outros é que pode ser aplicado em escala industrial.
Saiba mais: