Lista de Notícias

/Coppe e China University of Petroleum inauguram o Instituto China–Brasil de Tecnologia Submarina

Fruto de uma parceria entre a Coppe/UFRJ e a China University of Petroleum (CUP), foi inaugurado, dia 16 de maio, o Instituto China–Brasil de Tecnologia Submarina (JIDST) – sigla em inglês de Joint Institute for Deep Sea Technology.  Com sede na Coppe, no Rio de Janeiro, o JIDST foi criado para viabilizar projetos conjuntos, entre a Coppe e a CUP. A inauguração fez parte da programação do Fórum China-Brasil de Tecnologia Submarina, que entre os dias 16 e 18 de maio reuniu no auditório da Coppe/UFRJ mais de 200 pesquisadores do Brasil e da China. 

 

Os pesquisadores das instituições vão desenvolver pesquisas voltadas para a produção de petróleo em águas profundas; o desenvolvimento de veículos autônomos para exploração e mapeamento do fundo do oceano em grandes profundidades; e o aproveitamento de energias renováveis dos oceanos, como a conversão das energias das ondas e das marés em eletricidade e a geração de energia pela diferença do gradiente térmico das águas.

 

Segundo o professor, Segen Estefen, coordenador do Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe, esses projetos poderão trazer soluções tecnológicas para a redução dos custos de produção de petróleo no mar. “A meta inicial é reduzir de 20% a 30% dos custos”, afirmou.

 

“A implantação do Instituto China-Brasil vai dar mais sustentabilidade a uma antiga parceria entre a China University of Petroleum e a Coppe, que desde 2008 recebe alunos vindos de Beijing”, explicou o diretor do JIDST, Carlos Antônio Levi da Conceição, professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe e ex-reitor da UFRJ. As duas instituições mantêm colaborações há cerca 15 anos.

 

Parceria consolidada

 

Desde 2008, a UFRJ recebeu 28 estudantes vindos da China. Desse total, 19 eram alunos da China University of Petroleum, uma tradicional instituição da área de engenharia e petróleo, fundada em Beijing, em 1953. Atualmente, um aluno CUP está fazendo pós-doutorado e outros sete estão fazendo doutorado na Coppe. Em setembro, outros quatro estudantes chegarão de Beijing.

 

“Com este novo instituto será possível ampliar a colaboração entre as duas instituições. A Coppe tem muitos estudos na área de águas profundas e a CUP tem muito a oferecer na área de inovação”, afirmou o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe.

 

Construída com recursos de um projeto desenvolvido pela Coppe para a empresa Sinochem, a sala do instituto, com cerca de 150m2, está instalada em uma área anexa ao LTS, no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária.

 

A cerimônia de inauguração do JIDST contou com as presenças do reitor da CUP, Jiang Qingzhe; do diretor de Relações Internacionais, Sun Xudong; e do coordenador do Centro de Pesquisas de Óleo e Gás Offshore da CUP, Menglan Duan. Também estiveram presentes os alunos da CUP que fazem doutorado na Coppe e que vão utilizar as dependências do instituto.

 

A Coppe foi representada por seu diretor, professor Edson Watanabe; pelo diretor do JIDST, Carlos Antônio Levi; pelo coordenador do Laboratório de Tecnologia Submarina, Segen Estefen; e por professores, pesquisadores e alunos do Programa de Engenharia Oceânica.

 

 

  • Publicado em - 19/05/2016