/Livros

Transporte Mais Limpo
- Autor: Ayres Miranda de Araújo, Fábio Scatolini, Maria Teresa Fernandes e Nelson dos Reis Filho.
- Editora: Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG) da COPPE.
- Onde Comprar: E-mail: editor@e-papers.com.br Telefone: (21) 2273-0138 e 2504-5618
Coordenado pela professora do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, Suzana Kahn Ribeiro, a publicação busca analisar as alternativas para reduzir o impacto ambiental provocado pelo setor de transportes, que responde por cerca de 30% do consumo comercial de energia e 60% do consumo total mundial de combustíveis líquidos. A idéia é discutir as possibilidades do crescimento desse setor de maneira sustentável. O livro é editado pelo Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG) da COPPE.
O primeiro capítulo do livro propõe a incorporação do valor econômico do meio ambiente às avaliações de projetos de transportes, abordando os custos ambientais e sociais do setor, como os danos causados devido à poluição sonora e atmosférica, prejuízos à fauna, flora, biosfera e materiais e impactos sociais como acidentes e congestionamentos. Com a introdução da valoração dos impactos ambientais ao planejamento do setor, pode-se evitar que empreendimentos aparentemente viáveis e rentáveis sejam causadores de desordens ambientais, comprometendo a qualidade de vida nas cidades.
No capítulo seguinte, são avaliadas as diferentes alternativas para o uso do diesel e a conseqüente redução de emissão de dióxido de carbono (CO2). Uma das estratégias propostas é o aproveitamento mais racional do transporte de pequeno porte realizado como as vans, causadoras de menor impacto à rede viária, desestimulando o uso excessivo do automóvel particular.
Os problemas de poluição atmosférica nos grandes centros urbanos e os parâmetros de avaliação e do controle da qualidade do ar também estão em discussão no livro, avaliando como esses problemas vêm sendo enfrentados no Brasil e no mundo. Por fim, o livro aborda o impacto do setor de transportes nos recursos hídricos. O autor traça um modelo de avaliação da Baía de Guanabara, analisando a poluição causada por óleo lubrificante usado por pequenas e médias embarcações.
- Publicado em - 23/07/2003