Lista completa

/Pesquisadores debatem a Reforma de Pereira Passos e a Revolta da Vacina

  • Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos
  • Data: 27/08/2018
  • Site: https://cbae.ufrj.br/index.php/programas/ccs/cursorio
  • Hora: 18:00

"A República: Reforma Pereira Passos e Revolta da Vacina" é o tema do debate que será realizado na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, das 18 às 20h30, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, na Avenida. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro. O evento contará com a participação do professor da Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e ex-aluno da Coppe/UFRJ, Jaime Benchimol, do professor Américo Freire, do Centro de Pesquisa e Documentação de História da Fundação Getúlio Vargas, e do professor André Nunes de Azevedo, da UERJ. 

 

Aberto ao público, o debate faz parte da disciplina "Rio de Janeiro: desafios e perspectivas" oferecida nos cursos de pós-graduação da UFRJ, e coordenada pelos professores Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPHUR) da UFRJ, e José Sérgio Leite Lopes, do Museu Nacional da UFRJ. 

 

Mais informações no site: https://cbae.ufrj.br/index.php/programas/ccs/cursorio

 

Saiba mais sobre os palestrantes

 

Jaime Benchimol é professor da Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com mestrado em Planejamento Urbano pela Coppe/UFRJ e doutorado em História pela UFF. Seus livros são referência obrigatória nos estudos sobre a febre amarela e a Revolta da Vacina, entre eles: "Febre amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada", e "Dos micróbios aos mosquitos: febre amarela e a revolução pasteuriana no Brasil".

 

Américo Freire é professor do CPDOC/FGV desde 1995, onde é subcoordenador de Ensino de Pós-Graduação e coordena o Laboratório de Estudos Políticos. Suas pesquisas recentes têm ênfase na história política do Rio de Janeiro e do Brasil. Publicou, entre outros títulos, "Sinais trocados: o Rio de Janeiro e a República brasileira" (2012), e "Uma capital para a República" (2000).

 

André Azevedo é professor de História da UERJ e pesquisador do LABIMI (Laboratório de Estudos da Imigração). Doutor em História Social da Cultura pela PUC-Rio, há 22 anos se dedica à pesquisa da história das cidades e, em especial, a história do Rio de Janeiro. Autor de "A Grande Reforma Urbana: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso" (2016) e "Da cidade de Pereira Passos à cidade olímpica" (2013), entre outros livros e artigos.

 

  • Publicado em - 23/08/2018