O NUPAD se constitui em um espaço de atenção às relações acadêmicas, ao relacionamento familiar e ao processo aprendizagem. Concebido como um espaço singular de apoio ao discente, o NUPAD, tem como objetivo central ser um canal responsivo e preventivo de questões que afetam o ritmo do desempenho acadêmico.
Por tratar-se de um espaço de intervenção e promoção da saúde mental do discente, o NUPAD também atuará no desenvolvimento de ações colaborativas tais como: palestras, roda de conversa e outras modalidades afins.
Diante do momento de quarentena produtiva e colaborativa, o NUPAD amparado pelas pesquisas que discutem este tema, reconhece a importância que a produção de saúde no âmbito comunitário envolve a criação de estratégias que ampliem a autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, oferecendo estímulo à participação social sobre a saúde e o uso de espaços públicos de convivência.
Em relação à saúde mental, o acesso ao conhecimento e à informação em saúde é fundamental para a tomada de decisão autônoma, fortalecendo o protagonismo na construção de um projeto existencial.
Neste contexto, ao considerar a trajetória dos discentes na universidade, não é incomum encontrar no sofrimento psíquico um obstáculo que prejudique o processo de adaptação à entrada no ensino superior, bem como seu desempenho acadêmico.
Assim, O NUPAD se caracteriza como um importante espaço de acolhimento e apoio para superação do sofrimento psíquico.
Na proposta de implantação do NUPAD, a construção de um diálogo aberto e franco sobre mental e suas interfaces por meio de roda de conversa, se constituía em destacados momentos de contribuição para contornar momentos críticos sem precisar necessariamente recorrer a um tratamento especializado, ainda que haja casos em que tal abordagem seja necessária e deva ser orientada.
O deslocamento de um enfoque terapêutico para uma abordagem acolhedora, capaz de reconhecer as diversas dimensões envolvidas na experiência do jovem universitário, , tende a permitir melhor compreensão da complexidade das situações vividas pelos discentes, viabilizando o surgimento de soluções não previstas pelos protocolos clínicos.
Assim, diante do momento de quarenta produtiva e colaborativa, o NUPAD convida os discentes e toda comunidade COPPE, a participar das lives pelo Instragram da COPPE; cujo objetivo é trazer maior equilíbrio, tranquilidade e qualidade para suas atividades acadêmicas, profissionais desempenhadas remotamente e vida pessoal.