Desenvolve 21: diminuindo o hiato entre o desenvolvimento tecnológico e o social

A Coppe e a Fiocruz promoveram, de 28 a 30 de junho, o workshop Desenvolve 21, primeiro evento internacional voltado para o desenvolvimento integrado de tecnologias sustentáveis em Energia, Oceanos e Saúde. O evento trouxe uma síntese e reflexão sobre o atual estágio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, conectando os três temas e buscando diminuir a lacuna entre a tecnologia com o aspecto social e as políticas públicas.

  • Pesquisadora da Coppe propõe alternativa que reduz evaporação de açudes e aumenta o potencial de abastecimento de água no semiárido brasileiro

    As usinas fotovoltaicas flutuantes podem ser uma opção vantajosa para preservar a capacidade hídrica dos açudes nas regiões mais áridas do país. Dependendo do percentual de superfície a ser coberta pelas usinas, o projeto, que teve a bacia Apodi-Mossoró (RN) como estudo de caso, poderia gerar 12 terawatts-hora (TWh) e evitar a evaporação de aproximadamente 124 Mm³ por ano. Essa é a conclusão de um estudo de viabilidade feito pela pesquisadora Mariana Padilha, em sua tese de doutorado defendida no Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ.

  • Crise atual do setor elétrico traz risco de blecaute, avaliam especialistas reunidos pela Coppe

    A Coppe/UFRJ promoveu na quinta-feira, 17/6, o seminário Clima, Água e Energia: Potenciais Conflitos Socioeconômicos e Ambientais. O evento reuniu os professores Luiz Pinguelli Rosa, Marcos Freitas e Maurício Tolmasquim, da Coppe, dentre outros especialistas que avaliaram a gravidade da nova crise hídrica pela qual o país atravessa e os riscos de racionamento, aumento de preços, aumento de poluição atmosférica e até mesmo de blecaute nos horários de maior consumo de energia.

  • Corte na cota de importação do CNPq coloca em risco a Ciência (e a vacina) brasileira

    Além dos muitos cortes orçamentários, outra medida do governo federal ameaça inviabilizar diversos projetos científicos no país: a redução de quase 70% na cota que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dispõe para importação de insumos de pesquisa livres de impostos. O corte draconiano coloca em risco até mesmo o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a Covid-19.

/ Perfil

Leda Castilho

Professora Titular da UFRJ, Pesquisadora 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, Leda Castilho teve seu nome...

/ Livro

Model Choice in Nonnested Families

Este livro discute o problema da escolha do modelo quando os modelos estatísticos são separados, também chamados de...

/ Vídeos da COPPE

Conheça os 13 programas da Coppe UFRJ sob o olhar de seus coordenadores

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.