Coppe, Inmetro e PUC-Rio desenvolvem tecido antiviral para máscaras de proteção à Covid-19

Pesquisadores desenvolvem tecido para máscaras que pode neutralizar a ação do coronavírus. Fruto de uma parceria entre Inmetro, Coppe/UFRJ, e CTC- PUC-Rio, o tecido composto por nanopartículas atua como um poderoso filtro que inativa os elementos virais respiratórios, como o SARS-CoV-2. A proposta é disponibilizar a tecnologia, sem custo, para que o material possa ser produzido em escala industrial. O projeto conta com o financiamento da Faperj.

  • Coppe desenvolve sistemas de controle para monitoramento offshore com veículos autônomos

    Pesquisadores da Coppe/UFRJ estão desenvolvendo um sistema capaz de identificar vazamento de óleo nos oceanos usando uma embarcação não tripulada. Batizado de Ariel (acrônimo para Autonomous Robot for Identification of Emulsified Liquids), o sistema é resultado de uma parceria da Coppe com as empresas TideWise e Farol.

  • Ex-aluna da Coppe será a nova diretora do Cetem

    A engenheira química Sílvia França, ex-aluna da Coppe/UFRJ, será a nova diretora do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem). Mestre e doutora pelo Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, a tecnologista sênior do Cetem será a segunda mulher a comandar a instituição em 42 anos de atividades.

  • Nova Economia para uma Nova Era: pesquisadores da Coppe participam de estudo para retomada verde no pós-pandemia

    A economia brasileira pode se beneficiar adotando medidas de baixo carbono em uma “retomada verde” no pós-pandemia. Essa foi a conclusão de um estudo liderado pela WRI Brasil e pela New Climate Economy, que contou com a participação de professores e pesquisadores da Coppe/UFRJ. As medidas propostas acrescentariam R$ 2,8 trilhões à economia brasileira até 2030, o que equivale a um ano do PIB da Argentina. A retomada verde geraria dois milhões de empregos a mais do que o modelo de desenvolvimento atual, o chamado business as usual em 2030.

/ Perfil

Jacques de Medina: o engenheiro que se descobriu professor

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Jacques de Medina, ingressou na Coppe, em 1967, quando...

/ Livro

Fragmentos de um Discurso Acadêmico

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42...

/ Vídeos da COPPE

Conheça os 13 programas da Coppe UFRJ sob o olhar de seus coordenadores

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.