Covid-19: Coppe/UFRJ firma parceria com empresas para produção de testes diagnóstico em grande escala

A Coppe/UFRJ firmou parceria com Bio-Manguinhos/Fiocruz e com a empresa FK Biotecnologia-Imunobiotech para a produção de testes sorológicos para diagnóstico da Covid-19. Os testes estão sendo desenvolvidos, com o apoio da unidade Embrapii-Coppe e do Sebrae, a partir da proteína S (spike) presente na superfície do novo coronavírus. A proteína S está sendo produzida desde fevereiro de 2020 em células geneticamente modificadas no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe, coordenado pela professora Leda Castilho.

  • Política industrial e compras governamentais na superação dos desafios tecnológicos

    Uma política industrial ativa, focada nas vocações tecnológicas do país, no poder de compra do Estado e na flexibilização das regras de contratação de Engenharia são elementos fundamentais para o Brasil enfrentar os desafios tecnológicos nacionais no pós-pandemia. Esse foi o entendimento dos debatedores que participaram do fórum virtual “O Brasil após a pandemia”, no último domingo, 21 de junho.

  • Especialistas defendem valorização do SUS, das universidades e da indústria nacional

    A Coppe/UFRJ realizou no último domingo, 14 de junho, o sexto debate do fórum virtual: O Brasil após a pandemia. A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância de um complexo industrial articulado com a demanda garantida pelo SUS e a valorização das universidades e instituições públicas de pesquisa foram alguns dos consensos explicitados pelos professores Carlos Gadelha (Fiocruz); Antônio Carlos Campos de Carvalho (IBCCF/UFRJ); e Roberto Medronho (Faculdade de Medicina/UFRJ).

  • Convergência em prol da democracia marca o tom do 5º debate do Fórum Virtual da Coppe

    A Coppe/UFRJ reuniu no último domingo, 7 de junho, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; o governador do Maranhão, Flávio Dino; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. Os três destacaram que não se deve minimizar as ameaças explícitas ao regime democrático e enfatizaram que o momento pede a união de todos que prezam a democracia, independentemente de suas ideologias ou preferências partidárias.

/ Perfil

Jacques de Medina: o engenheiro que se descobriu professor

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Jacques de Medina, ingressou na Coppe, em 1967, quando...

/ Livro

Fragmentos de um Discurso Acadêmico

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42...

/ Vídeos da COPPE

Conheça os 13 programas da Coppe UFRJ sob o olhar de seus coordenadores

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.