Lista completa

/A História da Descoberta da Doença de Chagas na Casa da Ciência

  • Local: Casa da Ciência
  • Data: 31/03/2000 a 18/06/2000

A Casa da Ciência da UFRJ e a Fundação Oswaldo Cruz, em comemoração ao Centenário da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Oswaldo Cruz apresentam a exposição Chagas do Brasil.

Cenários, painéis educativos e atividades interativas oferecem ao público, na Casa da Ciência, a partir do dia 31 de março até 18 de junho, a história de um dos maiores feitos da ciência biomédica: a descoberta da doença de Chagas, em 1909, pelo cientista Carlos Chagas. Nove ambientes enfatizam questões como a ciência pasteuriana, o sertão mineiro, o conteúdo científico das idéias defendidas pelo cientista e suas implicações na saúde pública. A exposição chega ao Rio após grande sucesso em Belo Horizonte, no ano passado, quando atraiu 10 mil pessoas em menos de um mês de exibição no Palácio das Artes.

O ponto alto da mostra é a representação de uma cafua, moradia do sertanejo, que traz o barbeiro (inseto transmissor da doença) no seu esconderijo preferido: a rachadura das paredes. Guiados por monitores, os visitantes percorrem a exposição que começa com um retrato do Rio de Janeiro do início do século, quando, através de trabalhos de Oswaldo Cruz e Pereira Passos, a cidade febril passa a ser higienizada. Segue-se a caminho do sertão, num ambiente que relembra as campanhas de Carlos Chagas contra a malária.

Depois é a vez de conhecermos os passos da descoberta da doença de Chagas e, em seguida, a vida do cientista. São exibidas também a retomada do interesse pelos estudos da doença e a evolução da pesquisa. Com especial destaque, a cultura e a vida do sertão são apresentadas em paisagens, arte popular, bem como em citações de mestres como Guimarães Rosa.

A doença de Chagas atinge, ainda hoje, entre 16 e 18 milhões de pessoas nas Américas. Só no Brasil, são cerca de 5 milhões de pessoas infectadas pela doença.

Dirigente da Fiocruz após a morte de Oswaldo Cruz, Chagas contribuiu para a ampliação das atividades desta instituição, que hoje destaca-se como uma das principais da América Latina na área de tecnologia e ciência em saúde.

A exposição fica aberta de Terça a Sexta-feira, das 9h às 20h e sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. Informações com Ana Lucia Nascimento Neves pelo telefone 542.7494 ou pelo e-mail ana@cciencia.ufrj.br.

  • Publicado em - 01/12/2014