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/Congresso debate novas tecnologias de pavimentação

  • Local: Centro de Convenções Sul América, Rua Joaquim Palhares, s/n, Cidade Nova
  • Data: 26/11/2010 a 28/12/2010
  • Site: www.rapv.org.br

Para sediar as competições da Copa do Mundo e das Olimpíadas e deixar um bom legado para a população, a cidade do Rio de Janeiro terá superar vários desafios de infra-estrutura, incluindo o pavimento de rodovias. Esse será um o tema da palestra do secretário Municipal de Obras do Rio de Janeiro, Alexandre Pinto da Silva, a ser proferida nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, às 10h30min, durante a 40ª Reunião Anual de Pavimentação, um dos maiores eventos do setor na América Latina.

O evento, que marca o encerramento dos festejos dos 50 anos da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), teve seu início na manhã desta terça-feira e será realizado até quinta-feira, dia 28/11, no Centro de Convenções Sul América, na esquina da Av. Paulo de Frontin com a Av. Presidente Vargas – Cidade Nova. O congresso é promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Departamento de Estrada e Rodagem do Rio (DER-RJ) e conta com apoio da Coppe.

De acordo com a professora da Coppe, Laura Motta, o objetivo é apresentar uma visão atual das tecnologias disponíveis envolvendo equipamentos e serviços especializados para aplicações em rodovias e pistas de aeroportos. Com o intuito de oferecer soluções inovadoras para as vias que recebem tráfego intenso, a professora está coordenando um grupo de pesquisadores da instituição que vêm avaliando e testando a adição de borracha no asfalto, que é usado como ligante no concreto asfáltico.

Laura explica que ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, o asfalto propriamente dito, extraído de resíduo de petróleo, representa apenas 5% do total de uma mistura asfáltica, sendo utilizado para unir os 95% de britas. Apesar de ter pouco percentual na composição, esse ligante é o responsável pela resistência do pavimento e, para aumentar sua durabilidade, os pesquisadores da Coppe, em parceria com a Craft Engenharia e financiamento do Cenpes, desenvolveram uma mistura asfáltica que também integra polímero e 20% de pó de borracha de pneus moídos.

A nova composição aumenta a flexibilidade do asfalto, suporta mais tensões, possibilita maior drenagem e reduz as possibilidades de trincas, o que a torna propícia para a pavimentação em regiões de tráfego intenso e pesado. “Outra grade vantagem é que a nova mistura asfáltica ajuda a dar finalidade aos pneus usados, considerado um dos empecilhos para a preservação ambiental”, complementa a professora da Coppe.

Confira a programação completa no site do evento: www.rapv.org.br

  • Publicado em - 28/04/2014