/COPPE apresenta projetos na Oil & Gas Expo Conference 2006
- Local: Pavilhão E, estande 43, Riocentro
- Data: 11/09/2006 a 14/09/2006
- Hora: 12:00
A COPPE vai apresentar na Oil & Gas Expo and Conference, de 11 a 14 de setembro, suas mais recentes pesquisas e projetos voltados para a área de energia. Atualmente, de dois mil projetos em andamento na instituição, cerca de 50% são voltados para este tema, que abrange do petróleo às fontes alternativas. Para os interessados, o estande fica no Pavilhão E, estande 43, no Riocentro, e estará aberto ao público, das 12 às 20 horas.
Para demonstrar algumas tecnologias de ponta que vêm sendo aplicadas na instituição, a COPPE instalou no estande um ambiente multimídia. Nele, o público poderá se divertir explorando mar e floresta em ambientes tridimensionais, com técnicas de realidade virtual. As imagens destacam dois grandes projetos em curso na instituição. Um deles tem como foco a Amazônia. São mapas de sensibilidade ambiental que retratam o complexo sistema de rios na região, bem como na plataforma continental amazônica e região oceânica adjacente. Os mapas são elaborados com base em estudos que levam em conta todos os processos que ocorrem dentro de rios, em oceano e atmosfera, Este trabalho é desenvolvido para o projeto Piatam (Monitoramento das áreas de Atuação da Petrobras: Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás no Amazonas), que é fruto de uma parceria firmada em 1999 entre a Petrobras, a COPPE/UFRJ, através do seu Laboratório de Métodos Computacionais e Engenharia (Lamce) e a Universidade Federal do Amazonas. Através deste projeto pioneiro, a indústria petrolífera e a pesquisa científica trabalham juntas na proteção do meio ambiente.
O outro projeto em destaque no ambiente de realidade virtual é o Tanque Oceânico da COPPE. Capaz de reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d`água superiores a 2 mil metros de profundidade, o Tanque representa um suporte tecnológico estratégico para o Brasil, que possui mais de 90% de suas reservas de petróleo concentradas no mar. Com 23 milhões de litros de água e altura corresponde a um prédio de oito andares, o tanque oceânico tem 40 metros de comprimento, 30 metros de largura e 15 metros de profundidade e mais 10 metros adicionais em seu poço central. Hoje, só existem no mundo duas instalações com características similares às do tanque projetado pela COPPE: o Marintek, na Noruega, com 10 metros de profundidade, e o Marin, na Holanda, com 10, 5 metros.
Aqueles que quiserem ter um panorama geral do que vem sendo realizado na instituição, basta acessar o link COPPE na Oil & Gás 2006, disponibilizado no site da instituição. O endereço é http://www.coppe.ufrj.br.
A COPPE e o Petróleo
Referência mundial em óleo e gás, a COPPE realiza estudos em todas as etapas que envolvem essas fontes: prospecção, exploração, produção, refino e comercialização, envolvendo centenas de profissionais, entre professores-doutores, pesquisadores, técnicos e alunos. Principal parceira da Petrobras no desenvolvimento de tecnologias para exploração de petróleo no mar, a COPPE contabiliza até hoje mais de dois mil projetos com a empresa. Essa parceria, que já contribuiu para consolidar o Brasil como líder mundial na área offshore e resultou em economia de bilhões de dólares em divisas ao País, se amplia no decorrer do tempo: a COPPE está presente em 32 das 38 Redes Temáticas recém lançadas pela Petrobras.
- Publicado em - 06/05/2014