/Coppe sedia o Lanxess Rubber Day Brasil
- Local: Auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
- Data: 18/10/2012
Um dia inteiro para discutir as principais tecnologias e inovações na área de borracha sintética. Assim será o Lanxess Rubber Day Brasil, evento que a empresa líder mundial em especialidades químicas promoverá no dia 18 de outubro, em parceria com a Coppe/UFRJ. É a primeira vez em que o evento será promovido em uma universidade desde a sua primeira edição, em 2009.O Rubber Day será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, térreo, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.
Trata-se de uma iniciativa global da empresa, com objetivo de disseminar informações sobre borracha sintética. O evento reúne especialistas mundiais do setor, representantes da indústria da borracha, membros da comunidade acadêmica e convidados.
A partir do tema central High-tech rubber for green mobility, ocorrerão debates, apresentações e painéis com as seguintes questões: perspectivas da indústria de pneus no Brasil; sustentabilidade na cadeia automotiva; tecnologia transformando o futuro da mobilidade; e como a borracha de alta performance e a inovação podem ajudar a superar os desafios do mundo de hoje.
O professor e diretor adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe, José Carlos Pinto, do Programa de Engenharia Química da Coppe, um dos palestrantes do evento, destaca a importância da iniciativa. “A cooperação entre academia e empresa possibilita o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. Queremos chamar a atenção dos alunos para debates e palestras com especialistas de uma área importante da economia brasileira”, afirmou.
Segundo José Carlos Pinto, a Coppe vem realizando estudos em colaboração com a Lanxess desde 2005, quando a empresa aindasechamava Petroflex. Atualmente, a Coppe desenvolve pesquisas relacionadas à produção de polibutadieno, um tipo de borracha à base de butadieno.
“O objetivo é melhorar as propriedades desses materiais e tornar os processos eficientes. Temos participado de pesquisas para o desenvolvimento de processos e catalisadores usados no processo de fabricação de borracha para a Lanxess”, explica José Carlos.
Em contrapartida, a Lanxess tem apoiado alunos de doutorado da Coppe por meio da concessão de bolsas de complementação e de taxas de bancada para a aquisição de equipamentos e insumos. A empresa e a Coppe estão discutindo a possibilidade do lançamento de um programa de bolsas.
A primeira edição do Lanxess Rubber Day foi realizada na Alemanha, sede da empresa, em 2009, ano do centenário da invenção da borracha sintética. O evento já foi promovido em países como China e Coreia do Sul. A primeira edição brasileira foi realizada em São Paulo, em 2010.
Para o presidente da Lanxess no Brasil, Marcelo Lacerda, o Rubber Day é uma importante plataforma de intercâmbio entre todos os envolvidos no setor de borracha. “Como maior produtor mundial de borracha sintética, a Lanxess continua a se expandir, mas quer criar uma maior consciência da importância do produto para a economia e o desenvolvimento da sociedade moderna”, afirmou.
A empresa conta, atualmente, com cerca de 16,9 mil funcionários distribuídos em 31 países. No Brasil, a Lanxess possui 13 unidades de negócios, cinco unidades produtivas e, aproximadamente, 1,1 mil funcionários.
- Publicado em - 24/04/2014