Lista completa

/Coppe vai transmitir palestras do TEDGlobal Para Todos

  • Local: Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2)
  • Data: 07/10/2014 a 10/10/2014

A Coppe/UFRJ vai exibir ao vivo, de 7 a 10 de outubro, as apresentações da conferência TEDGlobal, que pela primeira vez em 30 anos será realizada na América do Sul, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. As palestras serão exibidas online no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), em sessões pela manhã e à tarde. Após o término das conferências, professores convidados comentarão os temas das palestras e, em seguida, será aberto o debate com a plateia. Confira abaixo a programação das apresentações e dos debates.

As sessões de transmissão são gratuitas, mas destinadas, exclusivamente, a alunos, professores, pesquisadores, funcionários e convidados da UFRJ e das demais instituições sediadas no campus da Universidade. As apresentações serão realizadas em inglês, com tradução simultânea para português.

A TEDGlobal é uma conferência internacional promovida anualmente pelo TED, uma organização sem fins lucrativos com representações em Nova York e Vancouver. Este ano a conferência reunirá 65 palestrantes e artistas de diferentes países para participar de um eclético debate sobre questões sociais e políticas, educação, ciência, economia, cultura, arquitetura, artes, meio ambiente, exploração, entre outras.

A transmissão online ao vivo e gratuita do TEDGlobal é chamada por seus organizadores de TEDGlobal Para Todos. Neste caso é concedido o direito de exibição das apresentações a um grupo de universidades, escolas, bibliotecas, centros comunitários e culturais, organizações sem fins lucrativos e ONGs do Rio de Janeiro e de Niterói.

Realizado desde 1984, o TEDGlobal é caracterizado por palestras curtas, de no máximo 18 minutos. Inicialmente, as apresentações eram voltadas para temas como tecnologia, entretenimento e design, mas a pauta foi diversificada ao longo dos 30 anos do evento, que hoje também trata de questões relacionadas à economia, sustentabilidade e ativismo global, entre outras. Diferentes países já sediaram a conferência, cujos vídeos disponíveis na internet já foram vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Veja aqui a programação completa do TEDGlobal 2014.

Programação das conferências transmitidas ao vivo e dos debates realizados no auditório da Coppe:

TERÇA (07/10)

11:00 -11:30 – Abertura – professor Luiz Pinguelli Rosa (Diretor da Coppe), professor Marcos Cavalcanti (Programa de Engenharia de Produção da Coppe) e professora Cláudia Werner (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe).

11:30 – 13:00 – Sessão 1(Stories) – Marie Arana (biógrafa e crítica literária); Jose Miguel Sokoloff (especialista em guerrilha); Andrés Ruzo (geocientista); Danay Suárez (cantora e compositora) e Tashka Yawanawá (chefe dos Yawanawá).

14:45 – 16:15 – Sessão 2 (Digital Reboot) – Zeynep Tufekci (socióloga); Pia Mancini (ativista política); Alessandra Orofino (ativista política); Gustavo Ollitta (artista circense); Glenn Greenwald (jornalista) e Andy Yen (desenvolvedor de sistemas de segurança).

16:15-17:15 – Debate: Open Data /Economia e Sociedade Digital – Marcos Cavalcanti (Programa de Engenharia de Produção da Coppe).

17:15 – 18:45 – Sessão 3 (Crossing Borde