/David Chalmers fala na COPPE sobre as engrenagens da mente
- Palestrantes: John Hawthorne - Rutgers University, David Chalmers - Universidade do Arizona, Jorge Vieira - UFRJ, Jean Faber – LNCC, Marina Petric -IVIG/COPPE, Ricardo Kubrusly - IM/UFRJ
- Local: Centro de Tecnologia, Bloco C - sala 208, Ilha do Fundão
- Data: 22/05/2003
- Hora: 9:00
Os últimos anos têm testemunhado um grande avanço no estudo da mente. No entanto, pouco ainda se sabe sobre a consciência. Esboçam-se respostas nos vários campos do saber, mas o grande mistério ainda persiste: como é que processos físicos ocorridos no cérebro - como a passagem de impulsos elétricos pelos neurônios - dão origem a experiências subjetivas? Ou: por que quando nosso cérebro processa luz de um certo comprimento de onda, temos a experiência do vermelho vivo? Para David Chalmers, filósofo da Universidade do Arizona, a resposta encontra-se na fronteira entre a ciência e a filosofia. A convite da COPPE, Chalmers chega ao Brasil para participar do seminário “Teoria da Mente”, dia 22 de maio. A palestra de Chalmers está marcada para às 10:30 horas, em seguida o filósofo concederá entrevista à imprensa.
Um dos maiores especialistas do mundo no estudo da mente, Chalmers propõe uma teoria fundamental da consciência, vendo com ceticismo a possibilidade de as neurociências, as ciências cognitivas e a nova física encontrarem sozinhas a solução do mistério. Graduado em matemática e computação pela Universidade de Adelaide, Austrália, fez doutorado em filosofia e ciências cognitivas na Universidade de Indiana, EUA. A formação de Chalmers conferiu-lhe um olhar livre sobre a consciência, buscando explicar o que acontece entre as funções cognitivas imediatas e a experiência destas funções entendida por uma consciência.
Participam também do seminário o professor da Rutgers University, John Hawthorne, o professor do Instituto de Biologia da UFRJ, Jorge Vieira, o professor do Instituto de Matemática da UFRJ, Ricardo Kubrusly, a pesquisadora da COPPE, Marina Petric e o pesquisador do LNCC, Jean Faber, entre outros. O evento será realizado, das 9 às 17 horas, no Centro de Tecnologia, Bloco C - sala 208, Ilha do Fundão. Durante o evento haverá tradução simultânea. Confira abaixo a programação.
9:00h - Fisicalismo e Consciência
John Hawthorne - Rutgers University
10:30h - Poderemos Construir uma Ciência da Consciência?
David Chalmers - Universidade do Arizona
14:30h - Consciência e Umwelt
Jorge Vieira - UFRJ
15:10h – Universalidade
Jean Faber – LNCC
16:15h – Mente-Corpo: Enfoque Histórico
Marina Petric -IVIG/COPPE
16:50h - Em Busca de Uma Lógica Para a Consciência
Ricardo Kubrusly - IM/UFRJ
- Publicado em - 03/12/2014