/Governador Sérgio Cabral visita a COPPE para discutir projetos
- Local: Coppe, sala 107, Bloco G, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
- Data: 05/10/2007
- Hora: 11:00
O Governador Sérgio Cabral faz sua primeira visita à COPPE, no dia 5 de outubro. O governador vai conhecer as propostas da instituição para o estado do Rio de Janeiro e discutir os projetos do estado no PAC (Programa de Aceleração do Cresciemento) . O governador fará a visita acompanhado do vice- Governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e dos secretários Regis Fichtner, da Casa Civil, Julio Bueno, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Nelson Maculan Filho, de Educação, Alexandre Cardoso, de Ciência e Tecnologia e do Ambiente, Carlos Minc. A visita começa, às 11 horas, no Bloco G sala 107, Centro de Tecnologia, cidade universitária, Ilha do Fundão.
O Diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, vai apresentar ao governador estudos e projetos nas áreas de transporte, saneamento, energia e fontes renováveis, infra-estrutura, meio ambiente e inclusão digital. Entre os projetos destacam-se : Ônibus Elétrico Híbrido a Álcool para uso Urbano, Trem Bala, Produção de Biodiesel de Óleos Residuais, Aproveitamento Energético de Resíduos, Incubadora de Empresas de Petróleo e Gás, Centro de Alta Tecnologia em Meio Ambiente, Planos Integrados para a Área de Influência do Porto de Itaguaí, Consórcio de Pesquisa para Tecnologia da Informação e Comunicação.
Na programação consta ainda uma visita ao Laboratório de Supercondutores, onde será apresentado o protótipo do trem de levitação, cujo projeto de construção do veículo em escala real se encontra no BNDES; a Planta de Produção de Biodiesel, capaz de fornecer 10 mil litros/ dia. O governador e sua comitiva também vão conhecer a empresa PAM, da Incubadora de Empresas da COPPE, que este ano ganhou o prêmio de melhor empresa incubada do Brasil, e o Tanque Oceânico, onde está sendo testado o robô Luma, que em novembro parte para o Pólo Sul com a missão de mapear a fauna e flora do território brasileiro na região.
Conhecida por sua participação histórica na vida do estado e do país, a COPPE já foi protagonista de vários projetos que troxeram benefícios para o estado e sua população como a recuperação do viaduto do Joá, da Ponte Rio-Niterói e do Maracanã, a restauração do Cristo Redentor e do Aeroporto Santos Dummont, a criação da Rede Rio de Computadores e de projetos de geração e renda, como o da Incubadora de Cooperativas Populares, o programa de reativação da industria naval, recuperação de encostas para prevenção de riscos, entre muitos outros.
- Publicado em - 05/05/2014