/Ministro Mangabeira Unger debate na COPPE o futuro da Amazônia
- Local: Auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
- Data: 15/08/2008
- Hora: 9:30
“Amazônia: a floresta em pé para quem?”. Esse é o tema do debate que será realizado na COPPE, dia 15 de agosto, e contará com a presença do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, coordenador do Plano Amazônia Sustentável (PAS) do governo federal. Participam também do evento o diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, a professora emérita da UFRJ, Bertha Becker, a reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa, a diretora do Museu Goeldi, Ima Vieira, e o presidente do Instituto de Terras do Pará (ITERPA), José Heder Benatti. O debate tem como objetivo discutir ações para o futuro da Amazônia e o desenvolvimento do Brasil, propondo uma nova geopolítica para a floresta Amazônica brasileira e sul-americana, com base em uma visão estratégica de desenvolvimento da região.
Promovido pelo Grupo de Altos Estudos (GAE) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE, o evento será realizado, das 9h30 às 18h, no auditório da COPPE, Centro de Tecnologia, Bloco G, sala 122 – Ilha do Fundão.
Em recente artigo assinado pela professora Bertha Becker, em parceria com o professor da COPPE, Roberto Bartholo, os pesquisadores afirmam ser possível manter a floresta de pé utilizando seu potencial sem destruí-la e abrindo novas oportunidades de interação. Para isso, defendem uma utilização produtiva, não predatória e em ampla escala na região, com base no conhecimento científico, em tecnologias avançadas e na inovação.
“A comunidade científica brasileira tem a convicção de que a contenção do desmatamento e o desenvolvimento da Amazônia só se farão mediante um modelo de desenvolvimento inovador capaz de utilizar e conservar a floresta e os recursos aquáticos ao mesmo tempo. Essa via da sensatez não se resume à floresta. É possível modernizar a produção em áreas desmatadas produzindo até quatro vezes mais em metade da área que hoje se ocupa”, ressaltam os pesquisadores.
Programação:
09h30 às 12h30: Mesa redonda com a participação do ministro Roberto Mangabeira Unger
13h45 às 15h15: Almoço
15h30 às 18h00: Mesa redonda com acadêmicos
- Publicado em - 02/05/2014