Lista completa

/O Conhecimento em Ação

  • Local: Auditório do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco 124 - 20º andar)
  • Data: 28/11/2003
  • Hora: 18:00

Será lançado na próxima sexta-feira, às 18 horas, no Clube de Engenharia, o livro O Conhecimento em Ação – Novas Competências para o Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva. Organizada pelo Professor Rogério Valle, coordenador do SAGE (Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão de Produção) da COPPE, a obra apresenta os resultados de oito anos de pesquisas realizadas na indústria brasileira, pela equipe do Laboratório, para averiguar as mudanças nas empresas reestruturadas durante os anos 90.

Rogério Valle explica que o objetivo da obra é apontar a evolução das empresas em administrar as reais competências e qualificações dos trabalhadores. Com este estudo, Rogério e sua equipe esperam ter ajudado a educadores, funcionários públicos, profissionais de empresas privadas, e mais todos aqueles que se empenham no desenvolvimento da Cultura Técnica no Brasil. Os pesquisadores oferecem aos leitores as primeiras aplicações empíricas da nova abordagem, com dois estudos de caso em fábricas modernas, e um em microempreendimentos rurais.

O livro é dividido em cinco capítulos e teve como ponto de partida um estudo na indústria têxtil, dentro de um convênio com o SENAI/CETIQT. Depois, a equipe fez uma investigação mais extensa, envolvendo outros quatro setores industriais, através de um projeto BID/FINEP e, em seguida, entraram numa terceira fase de pesquisas, já incorporando conceitos e hipóteses gerados nas etapas anteriores. Durante todo o período de estudo, os pesquisadores participaram de alguns projetos (notadamente do PROEDUC) e de numerosas discussões promovidas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, por empresas, por sindicatos e por escolas profissionais populares.

O primeiro capítulo percorre a bibliografia sobre qualificação e competências, sendo analisadas a gênese teórica e prática do conceito de competência. O segundo capítulo situa o objeto de pesquisa dentro de uma teoria, mais ampla, sobre as transformações no Mundo da Produção. Estas mudanças são analisadas através da Racionalização do Trabalho, de uma abordagem histórica dos princípios e técnicas que presidem ao projeto e à gestão das fábricas. Tais princípios e técnicas são, por sua vez, referidos às mudanças sociais.

Os dois capítulos seguintes descrevem resultados de pesquisas. A pesquisa exploratória em empresas de cinco setores industriais, localizadas em vários estados, possibilitou conhecer as mudanças no conteúdo do trabalho e nas qualificações e competências, bem como as inovações pedagógicas destinadas a transformar a Cultura Técnica do trabalhador. Duas outras pesquisas indicaram os limites de validade das abordagens funcionalistas.

O quinto e último capítulo traduz a contribuição dos pesquisadores para o desenvolvimento teórico da educação técnica. Eles criticam o desenvolvimento de competências, quando este assume a forma de um movimento ideológico e o defendem, quando convertido num verdadeiro movimento educacional. A proposta da equipe do SAGE é a de uma nova abordagem, na qual a competência está relacionada com o modo como o trabalhador interpreta os mundos físico, social e subjetivo em que está imerso.

  • Publicado em - 09/05/2014