/O mundo em 2025 é tema de aula inaugural da COPPE
- Local: COPPE
- Data: 06/03/2007
O Mundo em 2025. Esse foi o tema da aula inaugural da COPPE proferida, dia 6 de março, pelo historiador Francisco Carlos Teixeira da Silva. Em auditório lotado, alunos, professores e funcionários da instituição assistiram à exposição do professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, que traçou cenários dos principais setores de desenvolvimento e desafios da era da globalização em rede.
Na ocasião, o professor analisou os elementos e os atores da nova agenda global em formação desde o desmantelamento da ex-União Soviética, e o conseqüente fim da Guerra Fria, em 1991. Francisco Carlos falou sobre as implicações da hiper-hegemonia norte-americana, que deu origem a uma resistência assimétrica e a uma nova insegurança global. “Na ordem mundial pós-91, assistimos à emergência do terrorismo e dos Estados-Rede, ou seja, aqueles que não possuem território, população nem infra-estrutura econômica, mas são dotados de armas, inteligência e capacidade de declarar a guerra”, explicou.
Na construção da atual agenda mundial, novos elementos entraram em cena: a preocupação com migrações e com questões ambientais, a formação de redes diferenciadas (narcotráfico e terrorismo) e o prenúncio de um novo choque entre a produção de combustíveis e de comestíveis, em função do incremento do uso de fontes renováveis de energia.
Confira a apresentação da aula ministrada na COPPE pelo Prof. Francisco Carlos Teixeira.
Sobre o conferencista
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Francisco Carlos Teixeira da Silva é Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em História Social pela Universidade de Berlin/UFF. Professor Titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ, é autor de vários trabalhos de História Social no Brasil. Entre eles, destacam-se as teses “A Formação Social da Miséria”, 1980 e “A Morfologia da Escassez”, 1990; e outros trabalhos como “História Geral do Brasil” ( Coord. Maria Yedda Linhares); “Domínios da História” ( Coord. Ciro Cardoso e Ronaldo Vainfas); Mundo Rural e Política ( com o CPDA/UFRRJ); História Imagem (com o Tempo Presente); História da Agricultura Brasileira (Brasiliense); Sociedade Feudal (Brasiliense); Raízes do desperdício (UFF), Terra Prometida (com Maria Yedda Linhares) e Memória Social dos Esportes (v. 1 e v. 2, Mauad, 2004 e 2006).
- Publicado em - 06/05/2014