/Pesquisadores apresentam estudos e soluções para a gestão pública
- Local: Auditório Vera Janacopoulos, UniRio, Avenida Pasteur 296, Urca
- Data: 03/09/2012 a 05/09/2012
- Site: www.psigma.org.br
A gestão pública tem sido objeto de estudo de pesquisadores do Brasil e do exterior que se reúnem, de 3 a 5 de setembro, no Rio de Janeiro, para participarem da conferência SHE 2012: Sustainability, Health and Education. O encontro, cuja abertura será às 9 horas, é promovido pela Coppe/UFRJ, pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), onde será realizado.
No intuito de dar suporte à formulação de políticas públicas que possam atender à crescente demanda nas áreas de saúde, educação, transporte e segurança nas grandes metrópoles, pesquisadores apresentarão trabalhos relacionados a 18 temas. Esses tópicos têm sido estudados pelo grupo de pesquisa Psigma (psico matemático), do CNPq, coordenado pelo professor Marcos Estellita Lins, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, e que reúne profissionais de vários setores.
A sessão de abertura da conferência, dia 3, às 9 horas, contará com as presenças do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antônio Levi; do reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Luiz Pedro Jutuca; do diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa; e do professor Marcos Estellita Lins, coordenador do Comitê Organizador do evento; entre outros.
O SHE 2012 reunirá dez especialistas internacionais em gestão pública, que propõem o uso de métodos multidisciplinares para gerenciar os chamados problemas sociais complexos, que envolvem, por exemplo, políticas de segurança, a administração de hospitais públicos e soluções para o setor da educação. A proposta é promover o diálogo entre cientistas, analistas, formuladores e executores de políticas públicas.
Durante o evento, serão promovidos três painéis dedicados à avaliação de indicadores relacionados à sustentabilidade, educação e saúde “A ideia é discutir e mapear os problemas das grandes cidades para formular soluções. Não é possível resolver problemas complexos de uma forma fechada. É preciso considerar outras correntes e abordagens”, afirma o professor Marcos Estellita Lins.
Entre os convidados internacionais estão David Hyerle (especialista em Mapeamento do Pensamento); David Snowden (Teoria da Complexidade); Michael Lissack (Emergência e Coerência); e Gerald Midgley (Pensamento Sistêmico). Também estarão presentes pesquisadores que aplicam métodos matemáticos na formulação de indicadores de desempenho em áreas como saúde, educação e sustentabilidade.
O SHE 2012 será realizado, no Auditório Vera Janacopoulos, da UniRio, que fica na Avenida Pasteur, 296, na Urca. Os interessados em participar da conferência ainda podem se inscrever e obter outras informações na página do evento em http://www.psigma.org.br.
- Publicado em - 17/04/2014