Lista completa

/Professor Coimbra abre as comemorações dos 50 anos do PEQ

  • Local: Auditório do Centro de Tecnologia (CT1), no bloco G, sala 122
  • Data: 18/03/2013
  • Hora: 9:00

Pioneiro da instituição, o Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe está completando 50 anos em 2013. A aula inaugural do programa, na próxima segunda-feira, dia 18 de março, que dará início ao calendário de eventos comemorativos, reunirá, além de autoridades da UFRJ e de representantes de Capes, Faperj, CNPq e BNDES o fundador da Coppe, professor Alberto Luiz Coimbra, e dois professores que tiveram importante papel na história do PEQ: Carlos Augusto Perlingeiro, e Saul D’Ávila, primeiro doutor pelo programa. O evento será, às 9 horas, no auditório do Centro de Tecnologia (CT1), no bloco G, sala 122 Ex-docentes e ex-funcionários do PEQ também estarão presentes.


Como parte da agenda de comemoração, na sexta-feira, dia 22, no mesmo local, às 14 horas, o PEQ reunirá numa mesa-redonda cinco ex-alunos, um graduado em cada uma das cinco décadas, desde a criação do PEQ, que falarão sobre suas carreiras profissionais e a influência da passagem pela Coppe nas suas vidas. Após o debate, haverá um evento de confraternização na sede do Grêmio da Coppe.


“Os alunos poderão ter uma boa visão da vida e carreira de pessoas que fizeram pós-graduação no PEQ” diz o professor Paulo Lage, coordenador do PEQ, lembrando que o programa recebe esse ano 50 novos alunos de mestrado e 15 de doutorado. “O PEQ tem sempre evoluído em quantidade de alunos que estão sendo formados e também em qualidade e infraestrutura. Antes tínhamos instalações relativamente modestas, hoje já são cerca de 15 laboratório dotados dos mais modernos equipamentos de pesquisa”, completa o professor.


Além da sessão inaugural da próxima semana, o PEQ pretende promover outras atividades comemorativas e marcar o seu cinquentenário nos eventos clássicos do programa como o Simpósio sobre Processos com Membranas (SIMPAM 2013), que se realiza em julho, e o Colóquio Anual de Engenharia Química, em outubro.


Outro motivo de comemoração para o PEQ é o marco de mil teses e dissertações defendidas, atingido em 2012. “Esse é o principal legado de um programa de pós-graduação e por isso foi feita uma compilação das informações básicas de todas essas dissertações e teses, que está disponível na página do PEQ ”, diz o professor Paulo Lage.


Para o futuro, o PEQ tem diversos planos, entre eles o de aumentar a cooperação com outros países. Um dos projetos que caminham nessa direção é a escola-piloto internacional, como lembra o professor Argimiro Secchi, vice-coordenador do PEQ: “A escola-piloto, criada pelo professor Massarani em 1993, promovia pequenos cursos para alunos da graduação sobre tópicos de interesse da engenharia química. Mais tarde os cursos começaram a ser feitos pela internet, atingindo alunos de todo o país, e depois de forma itinerante, em outras universidades. Hoje, temos recebido muitos convites para essa nova formatação presencial, fora do país.”


Conheça a história do PEQ

  • Publicado em - 24/04/2014