Lista completa

/Projeto vai traçar cenários de emissões de gases de efeito estufa

  • Local: Hotel Pestana Rio Atlântica, Copacabana
  • Data: 02/04/2014
  • Hora: 9:00

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) promove nesta quarta-feira, 2 de abril, a partir das 9 horas, no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, a primeira reunião de trabalho do projeto IES-Brasil (Implicações Econômicas e Sociais). O objetivo do projeto é formular diferentes cenários sobre emissão de gases de efeito estufa no Brasil para os períodos 2020-2030 e 2030-2050 e identificar políticas de mitigação dessas emissões.

O encontro será aberto pelo professor Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do FBMC e diretor da Coppe/UFRJ e contará com a presença do chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores, Everton Lucero, entre outros. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará, à tarde, de reunião fechada com os integrantes do projeto.

O projeto IES-Brasil foi estruturado de forma que o processo de obtenção de dados seja feito de maneira participativa. O projeto, coordenado pelo FBMC e que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, terá um Comitê de Elaboração de Cenários (CEC) formado por membros de diversos segmentos da sociedade civil. O Comitê reunirá representantes do governo, de organizações não-governamentais, da indústria, do comércio, de instituições financeiras, de instituições de pesquisa, de sindicatos de empresas, de sindicatos de trabalhadores e de uma série de outros órgãos.

Os dados trazidos por cada setor serão discutidos por todo o grupo e vão alimentar os modelos matemáticos, que serão utilizados para gerar os cenários de emissão e mitigação para os dois períodos. Os modelos matemáticos adotados serão formulados por um grupo de instituições de pesquisa coordenado pelo Centro Clima da Coppe (Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas).

De acordo com o coordenador-executivo do projeto, Neilton Fidelis, pesquisador do IVIG/Coppe e assessor da Secretaria-Executiva do FBMC, os primeiros dados do IES-Brasil deverão ser conhecidos ainda em 2014. Outras três reuniões do projeto estão programadas para este ano. Os resultados finais deverão ser anunciados em 2015, quando serão realizados outros três encontros.

“Vamos construir os cenários de forma bem participativa dentro do espaço do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que tem a função de reunir diferentes segmentos da sociedade”, explica Neilton Fidelis.

A cerimônia de abertura da reunião será realizada das 9h às 10h45. Após o pronunciamento do professor Luiz Pinguelli Rosa, que é coordenador geral do projeto, o pesquisador Neilton Fidelis fará apresentação contextualizando o IES-Brasil dentro das ações do FBMC. A equipe do projeto e o processo de construção de cenários também serão apresentados pela manhã.

A partir das 11 horas serão iniciadas as atividades fechadas, destinadas exclusivamente à equipe de coordenação do projeto e aos integrantes do Comitê de Elaboração de Cenários. Além do pronunciamento da ministra Izabella Teixeira, o professor da Coppe/UFRJ, Emílio La Rovere, coordenador do Centro Clima, falará sobre desenvolvimento e aplicação do modelo matemático que será utilizado no projeto. Na sequência haverá outras apresentações.

  • Publicado em - 06/02/2015