Lista completa

/Seminário de portos e hidrovias discutirá uso sustentável do mar

  • Palestrantes: Huib de Vriend, Joseph Gailani, Tiedo Vellinga, Ashish J. Mehta, entre outros
  • Local: Coppe, Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, Cidade Universitária
  • Data: 10/09/2014 a 12/09/2014
  • Hora: 9:00

A Coppe/UFRJ promove, de 10 a 12 de setembro, o Seminário Internacional de Portos e Hidrovias (SIPH). O evento tem por objetivo discutir o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial e contará com a participação de especialistas do Brasil e do exterior com destacada atuação no setor. O encontro será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Cidade Universitária, das 9h às 16h30. Os prazos e os custos de inscrição, bem como a programação completa do seminário, podem ser consultados na página do evento em: http://semintportosehidrovias.webnode.com/.

O seminário reunirá a comunidade científica, representantes do governo e de empresas do setor para discutir uma série de questões de forma a contribuir para um melhor direcionamento das pesquisas e estudos nacionais relacionados à questão dos portos e hidrovias. O evento é destinado a pesquisadores das universidades e institutos de P&D, empresas de consultoria, governo e empresas do setor.

Coordenado pela professora Susana Vinzon, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, o SIPH terá entre os especialistas convidados: Huib de Vriend, ex-diretor de Pesquisa da Deltares, da Holanda; Joseph Gailani, pesquisador do Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos; o professor Tiedo Vellinga, da Autoridade Portuária do Porto de Rotterdam; Ashish J. Mehta, professor do Departamento de Engenharia Civil e Costeira da Universidade da Flórida; Han Winterwerp, professor da Universidade Técnica de Delft; e Ian Townend, ex-diretor de Pesquisas do Laboratório HR Wallingford da Inglaterra; entre outros nomes. Está prevista a tradução simultânea das palestras.

Coordenado pelo Laboratório de Dinâmica de Sedimentos Coesivos (LDSC) da Coppe, o Seminário Internacional de Portos e Hidrovias conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

  • Publicado em - 10/02/2015