/Utilização de Software Livre será debatida na COPPE
- Local: COPPE
- Data: 24/06/2003
- Hora: 9:00
A força das palavras liberdade e escolha vêm ampliando a mobilização pelo software livre, já alcançando a esfera governamental de alguns países, inclusive o Brasil. Atento à importância da discussão do tema, o Programa de Engenharia de Sistema e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ irá promover, no próximo dia 24, o Seminário Software Livre, a ser realizado no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão, aberto a toda à comunidade da área de Tecnologia da Informação e demais interessados no assunto.
Um dos principais temas do evento será sobre a postura a ser tomada pelas universidades e pelos órgãos governamentais para incentivar a disseminação do Software Livre e criar um modelo que reduza os excluídos da sociedade da informação. Este painel contará com a participação do ex-presidente do PRODERJ e recém empossado diretor do SERPRO, Sérgio Rosa, e dos professores do PESC Lídia Segre e Henrique Luiz Cukierman, coordenador do Seminário.
Cukierman diz que durante o evento serão discutidos assuntos relevantes como os benefícios imediatos e de longo prazo que uma estratégia que privilegie o uso de software livre pode trazer para a população. Outra questão a ser debatida é a finalidade das empresas que estão apostando em alternativas livres, seja para competir no mercado com os monopólios ou para se libertar deles. “Durante o seminário iremos abordar como as organizações sociais e os usuários planejam a adoção de soluções independentes, através de softwares livres, de forma a superarem a falta de recursos e as ameaças por conta da utilização de software considerado pirata”, explica o professor.
A evolução do software livre, desde seu surgimento, também fará parte do Seminário, principalmente através da experiência do Linux, cuja trajetória e procedimentos serão analisados. O diretor da MKA Informática Ltda., Marcos Pitanga, autor do livro Construindo Supercomputadores com Linux, fará um “estudo de caso” sobre o sistema operacional Linux, que desde o seu surgimento, em 1991, vem sendo utilizado como o melhor exemplo de software livre.
Este será o primeiro evento da série Seminários de Informática e Sociedade, que tem como objetivo contribuir com os trabalhos da linha de pesquisa do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. O professor Henrique Luiz Cukierman diz que os seminários oferecem uma oportunidade de reflexão sobre questões relevantes ao estudo sociotécnico das políticas e das práticas acadêmicas, científicas, governamentais, empresariais, sociais e culturais, relacionadas às novas tecnologias de informação e comunicação. “Ao promover discussões e palestras periódicas, abertas a todos os interessados, contando com a participação tanto de professores, pesquisadores, mestrandos e doutorandos da área, quanto de outros convidados, se pretende divulgar as pesquisas realizadas, bem como abrir o diálogo e buscar a interação com outros trabalhos e pesquisas desenvolvidos no âmbito de outras instituições”, conclui Cukierman.
Programação e Locais do Evento
9:00 - sala 310B (Bloco H)
Princípios e história do movimento. Luis Gustavo Neves - CENPES/Petrobrás
10:00 - sala 310B (Bloco H)
O modelo de organização de software livre. Marcus Vinicius Brandão Soares - mestrando - COPPE/UFRJ
11:00 - Intervalo
11:30 - sala 310B (Bloco H)
Presente e futuro do Linux. Antonio Marcelo - líder do projeto Honeypot-BR
12:30 - Almoço
14:00 - sala 122 (Bloco G)
Estudo de caso. Marcos Pitanga - autor do livro "Construindo Supercomputadores em Linux"
15:00 - sala 122 (Bloco G)
Software livre e informática pública. Alexandre Pinheiro - mestrando - COPPE/UFRJ
16:00 - Intervalo
16:15 - 17:30 - sala 122 (Bloco G)
Painel: Universidade, Governo e Software Livre: um modelo includente de sociedade da informação. Sérgio Rosa, Setorial TI PT-RJ, ex-presidente do Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e coordenador da campanha e do grupo de transição do Presidente Luis Inácio Lula da Silva Lula na área de tecnologia. Profs. Henrique Cukierman (COPPE/UFRJ), Lídia Segre (COPPE/UFRJ) e demais palestrantes.
- Publicado em - 03/12/2014