/Artigos

  • 10/08/2021

    O relatório do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudança Climática - lançado neste 9 de agosto evidencia a contribuição humana no aquecimento global e a nossa responsabilidade pelos efeitos do aumento da temperatura, tais como elevação do nível do mar, alterações em regime de chuvas, secas, entre outros danos. Os dados são apresentados de uma maneira direta e com um nível de certeza, nunca antes usado pelo IPCC.

  • 28/05/2021

    A medida provisória (MP) sobre a privatização da Eletrobras, recentemente aprovada pela Câmara dos Deputados, foi supostamente elaborada para alavancar investimentos para a expansão do setor elétrico, aumentar a competição e beneficiar o consumidor. No entanto, terá efeitos diametralmente opostos.

  • 03/05/2021

    Somente três países possuem como características uma população superior a 200 milhões de habitantes e área maior do que 8 milhões de quilômetros quadrados: Estados Unidos, China e Brasil. Os dois primeiros em termos de PIB já são as maiores potências mundiais, e no Brasil a construção de apartamentos (incorporação imobiliária) poderia viver um bom momento, apesar da crise econômica gerada pela pandemia da covid-19, já que a taxa básica de juros (Selic) está, há alguns anos, em patamar baixo.

  • 08/03/2021

    A crise dos transportes públicos nas cidades brasileiras era previsível. Além da baixa qualidade, o custo tem sido bancado pelas camadas médias e pobres da população. A pandemia agravou o problema: reduziu a demanda, diminuiu a rentabilidade e os serviços pioraram. O artigo mostra que, para viabilizar o transporte público, é necessário conceber um pacto “ganha-ganha” que beneficie a todos, por meio de uma Lei Federal que autorize cidades ou áreas urbanas , acima de duzentos mil habitantes, a cobrarem o Licenciamento Especial para circulação de automóveis em valor equivalente ao de duas tarifas de ônibus por dia.

  • 17/01/2021

    O desgoverno tem provocado um caos que impede o início da vacinação, apesar do aumento de óbitos

Páginas