/Artigos

  • 03/05/2021

    Somente três países possuem como características uma população superior a 200 milhões de habitantes e área maior do que 8 milhões de quilômetros quadrados: Estados Unidos, China e Brasil. Os dois primeiros em termos de PIB já são as maiores potências mundiais, e no Brasil a construção de apartamentos (incorporação imobiliária) poderia viver um bom momento, apesar da crise econômica gerada pela pandemia da covid-19, já que a taxa básica de juros (Selic) está, há alguns anos, em patamar baixo.

  • 08/03/2021

    A crise dos transportes públicos nas cidades brasileiras era previsível. Além da baixa qualidade, o custo tem sido bancado pelas camadas médias e pobres da população. A pandemia agravou o problema: reduziu a demanda, diminuiu a rentabilidade e os serviços pioraram. O artigo mostra que, para viabilizar o transporte público, é necessário conceber um pacto “ganha-ganha” que beneficie a todos, por meio de uma Lei Federal que autorize cidades ou áreas urbanas , acima de duzentos mil habitantes, a cobrarem o Licenciamento Especial para circulação de automóveis em valor equivalente ao de duas tarifas de ônibus por dia.

  • 17/01/2021

    O desgoverno tem provocado um caos que impede o início da vacinação, apesar do aumento de óbitos

  • 29/07/2020

    Não é razoável que todos os brasileiros, ricos ou pobres, transfiram recursos para todos os habitantes do Amapá, ricos ou pobres.

  • 28/05/2020

    A propagação do Covid-19 tem se dado de forma distinta entre cidades e países. O isolamento social e mudanças de hábitos tendem a ser determinantes na contenção do vírus. Contudo, ações similares têm apresentado resultados diferentes.

Páginas