Lista completa

/COPPE coordenará o THREDBO 8: um dos maiores eventos mundiais do Setor de Transporte

  • Local: Rio Othon Palace
  • Data: 14/09/2003 a 18/09/2003

Pela 1a vez a Conferência Internacional sobre Competição e Propriedade em Transporte Terrestre de Passageiros será realizada na América Latina

A COPPE/UFRJ, através do seu Programa de Engenharia de Transportes (PET), foi escolhida para organizar a 8a Conferência Internacional sobre Competição e Propriedade em Transporte Terrestre de Passageiros (THREDBO 8), que será realizada no Brasil entre os dias 14 e 18 setembro, no Rio Othon Palace. Esta é a primeira vez que um país da América Latina sediará o Evento.

Em sua oitava edição, a Conferência é reconhecida mundialmente como o mais importante fórum para exame e revisão do progresso das reformas do setor de transporte de passageiros. Segundo o professor da COPPE, Rômulo Dante Orrico Filho, coordenador do Evento, já é possível perceber fortes evidências da utilização de subsídios extraídos das Conferências Thredbo na revisão e no desenvolvimento de nova políticas regulatórias do setor de transporte em todo o mundo.

A exemplo das edições anteriores, a 8ª Conferência será realizada dando prioridade ao aprofundamento das discussões temáticas, com forte ênfase nas lições que podem ser extraídas das recentes experiências internacionais e também nas questões centrais para pesquisas futuras. Para atingir esse objetivo, o número de participantes está limitado a 150 pessoas, de modo a garantir qualidade do Evento e a participação de todos nas plenárias e workshops.

O Thredbo 8 foi estruturado com oito workshops, permitindo uma participação de 15 a 20 pessoas em cada um. As discussões serão precedidas, alternadas e concluídas com apresentação de textos-referência, bem como com a apresentação de relatórios dos próprios workshops. Além de contar com profissionais latino-americanos, principalmente os brasileiros, a Conferência terá a participação de especialistas de reconhecimento internacional como David Hensher, (Austrália), Jan Owen Jansson (Noruega), Chris Nash (Inglaterra), Ken Gwilliam (Inglaterra), WendellCox (Estados Unidos) e Van der Weldt (Holanda) que irão expor documentos base ou relatar as sessões técnicas.

A experiência brasileira em transporte terrestre nos últimos anos faz parte da programação da Conferência. Durante os cinco dias, os participantes irão conhecer o estado da prática internacional da operação de ônibus e o da regulação de transporte terrestre na Austrália e Nova Zelândia; na Europa; na África; na América do Sul; e na América do Norte. Os artigos a serem apresentados nos workshop, tanto os relativos à pesquisas recentes, quanto os relatórios de experiências, terão sete tópicos centrais: Contratos baseados em Desempenho; Competição e Regulação; Instrumentos de Regulação e Planejamento; Estruturas Institucionais; Questões de Financiamento; Qualidade do Serviço; Dados e Avaliação de Desempenho; e Regulação e Administração em mercados pequenos. Ao final, o material apresentado será publicado nos anais da Conferência.

O Thredbo

A série de Conferências Internacionais sobre Competição e Propriedade em Transporte Terrestre de Passageiros começou em 1989, na Austrália, quando os professores David Hensher e Michael Beesley constataram a necessidade de um fórum internacional que pudesse reunir pessoas do meio acadêmico e dos setores industriais, governamentais e de consultorias, para, juntos, discutirem e rever as bases institucionais em que os transportes de passageiros são produzidos e providos. Devido ao êxito da conferência inicial, a realização do Evento tem continuado ininterruptamente a cada dois anos. As demais ocorreram na Finlândia, no Canadá, na Nova Zelândia, no Reino Unido, na África do Sul e na Noruega.

Os organizadores explicam que o THREDBO é um fórum internacional no qual são examinados diversos aspectos do transporte terrestre de pessoas e discutidas pesquisas e práticas recentes no setor. Os principais aspectos tratados são os efeitos de diferentes formas de competição, propriedade e organização nos operadores, nos usuários, nos governos, nos financiadores e na sociedade como um todo. Rômulo diz que o setor de Transportes é reconhecido pelo fator de grande importância no processo de desenvolvimento econômico e social. Ele explica que os investimentos no setor podem promover a implantação e a melhorias de atividades sociais e econômicas gerando trabalho e renda para a população. Para o professor, basta que os investimentos sejam projetados e elaborados, dentro de um plano de desenvolvimento, e que os serviços de transportes sejam produzidos e operados de forma eficiente.

Mais informações e programação do evento: http://www.thredbo8.coppe.ufrj.br

  • Publicado em - 26/10/2016