/Coppe/UFRJ e Cern: três décadas de parceria é tema de palestra do professor José Manoel de Seixas
- Palestrantes: José Manoel de Seixas
- Data: 09/09/2020
- Hora: 11:00
No próximo dia 9 de setembro, às 11h, o professor José Manoel de Seixas, da Coppe/UFRJ, falará sobre as três décadas de parceria entre a Coppe e o Cern, em live, promovida pela Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC). Professor do Programa de Engenharia elétrica da Coppe e coordenador da equipe brasileira no Atlas, o maior experimento de detecção de partículas do laboratório, Manoel de Seixas abordará o tema “Três décadas de redes neurais em física experimental: a história da cooperação UFRJ-Cern.”
A palestra será transmitida pela página da SBIC no Instagram: www.instagram.com/sbicbrasil
Coppe e Cern: uma história que merece ser contada
Tudo começou em 1988, quando um grupo formado por cinco professores da Coppe visitou, pela primeira vez, as instalações do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de física de partículas do mundo, na Suíça. Desde então, pesquisadores da Coppe aderiram ao esforço internacional para investigar a origem do universo, e a parceria entre a Coppe e o Cern já somam mais de três décadas.
Parte dos testes que comprovaram em 2012 a existência do Bóson de Higgs foi realizada no Atlas, o maior experimento de detecção de partículas do laboratório, que contou com a contribuição de pesquisadores brasileiros, sob a liderança do professor da Coppe, José Manoel de Seixas, da Coppe, e do professor Fernando Marroquim, do Instituto de Física. A comprovação da existência desta partícula rendeu aos cientistas Peter Higgs e François Englert o Prêmio Nobel de Física no ano seguinte.
Desde que o visionário cientista inglês Tim Berners-Lee desenvolveu no Cern a World Wide Web (www), os pesquisadores da Coppe vêm colaborando com o laboratório europeu no desenvolvimento de tecnologias de informação em plataforma web.
- Publicado em - 25/08/2020