/Debate na Rádio Mundial sobre a transferência de tecnologia do Maglev-Cobra para a China
- Local: Rádio Mundial News FM
- Data: 16/01/2019
- Site: www.mundialnewsfm.com.br
- Hora: 14:00
O professor da Coppe/UFRJ, Richard Stephan, participará, dia 16 de janeiro, de um debate sobre as relações China-Brasil, na rádio Mundial News FM, das 14 às 16 horas, no programa “Auditoria Cidadã”. Richard falará sobre o interesse dos chineses no Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética desenvolvido na Coppe, e o andamento das negociações para a transferência de tecnologia brasileira para a China.
O programa, apresentado por Helena Reis, contará também com a participação da jornalista e semióloga Maria Luiza Franco Busse, que integra a diretoria do Instituto Casa Grande. Estudiosa da China desde os anos 90, Busse defendeu tese de doutorado em 2007 sobre esse país, que é o maior destino das exportações brasileiras e tem o segundo maior PIB mundial.
Sobre o Maglev-Cobra
Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra é um veículo compacto e leve que se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes, que já despertou, interesse dos chineses. O projeto se encontra atualmente no sétimo nível da escala TRL (Technology Readiness Level), que mede quão pronta está uma tecnologia para ser posta a serviço da sociedade. A escala TRL vai de 1 a 9, quando o produto tecnológico já pode ser disponibilizado comercialmente.
O Maglev-Cobra está à frente dos seus concorrentes alemães e chineses. A China possui um protótipo que transporta uma única pessoa, em Chengdu, em uma pista fechada, em laboratório, de 45 metros. Em Dresden, o Supertrans transporta dois passageiros também em uma pista laboratorial, de 80 metros.
Planejado para ser uma alternativa de transporte em centros urbanos, o Maglev-Cobra levita sobre esbeltas passarelas suspensas que não competem pelo já reduzido espaço das grandes cidades e cuja construção dispensa as caras e impactantes obras civis dos metrôs e trens de superfície convencionais. Além de ser eficiente do ponto de vista ambiental, é economicamente vantajoso. O custo de implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação de um metrô subterrâneo na mesma extensão.
Tendo realizado mais de 10 mil viagens desde que a linha entre os prédios do Centro de Tecnologia (CT 1 e CT 2) foi inaugurada em 2016, o Maglev-Cobra vem passando por um oneroso processo de certificação internacional para que seja implementado em trajetos urbanos mais longos, em operação comercial, concretizando o objetivo proposto: trazer ao país uma alternativa eficiente de transporte de massa, sustentável, silencioso, com custo de implementação inferior aos trens de superfície, e com tecnologia nacional, gerando empregos qualificados e promovendo a diversificação do parque industrial brasileiro.
O debate pode ser ouvido pelo site da emissora: www.mundialnewsfm.com.br
- Publicado em - 15/01/2019
- Atualizado em - 15/01/2019