Lista completa

/Escassez da água será o tema da aula inaugural do PEQ

  • Local: Auditório da Coppe (Sala G-122) - Cidade Universitária
  • Data: 11/03/2015
  • Hora: 14:00

O Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ promove nesta quarta-feira, 11 de março, sua aula inaugural de 2015, sobre o tema “Água e tecnologia: enfrentando a escassez”. A aula será ministrada pelo professor Cristiano Piacsek Borges (PEQ/Coppe), às 14 horas, no auditório da Coppe (Sala G-122), na Cidade Universitária.


Responsável pelo Laboratório de Processos de Separação com Membranas do Programa de Engenharia Química, o professor Cristiano Borges fará, em sua apresentação, um panorama da utilização de membranas na melhoria do abastecimento de água, seja por reuso ou dessalinização. A aplicação dos processos com membranas na geração de energia também será abordada.


Utilizada no tratamento dos efluentes, a tecnologia de membranas é empregada para purificar a água, separando sólidos, micro-organismos, sais e componentes químicos, possibilitando o reuso da água para diversas aplicações, como em sistemas de refrigeração e geração de vapor. Para demonstrar a tecnologia foi inaugurada, em agosto de 2013, uma Estação de Reuso de Águas (ERA) que possibilita a recuperação de 90% do volume de água usado nas atividades do conjunto de laboratórios do Programa de Engenharia Química da Coppe.


O emprego de membranas no processo de dessalinização da água também vem resultando em economia de energia. Para produzir 1.000 litros de água por dessalinização são consumidos cerca de 2kWh, valor 35 vezes menor quando comparado com processos evaporativos.


Além de economizar energia na produção de água, as membranas podem ser utilizadas também na geração de energia. A Coppe vem realizando estudos nesse sentido e, em 2014, uma unidade piloto foi projetada e montada no Programa de Engenharia Química para demonstrar a tecnologia de geração de energia por diferença de salinidade, denominada como energia azul.


A aula inaugural do PEQ/Coppe será realizada no auditório da Coppe (Sala G-122), no Bloco G do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária. A aula é aberta a todos os interessados e tem entrada franca.


Primeiro programa de pós-graduação da Coppe, o PEQ iniciou suas atividades em 1963. Várias gerações de mestres e doutores foram formadas pelo Programa, que reúne uma série de laboratórios na Cidade Universitária.

 

  • Publicado em - 03/10/2016