/Seminário aborda navegação no Canal Norte do rio Amazonas
- Local: Auditório do Programa de Engenharia Oceânica, sala C-208, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
- Data: 03/12/2015
- Hora: 13:00
A Coppe/UFRJ promove, dia 3 de dezembro, o seminário "Subsídios para Aprimorar a Navegação no Canal Norte do Rio Amazonas", no qual serão apresentados resultados do projeto desenvolvido sob a coordenação da professora Susana Vinzon, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe. O seminário será realizado, das 13 às 17 horas, no auditório do Programa de Engenharia Oceânica, na sala C-208, no Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.
O projeto, desenvolvido a partir de 2006 por uma equipe interdisciplinar, tem como objetivo aumentar a segurança na navegação do Canal Norte da Foz do Rio Amazonas, melhorando as previsões do nível d'água e a determinação das profundidades navegáveis. O Canal Norte - também conhecido como Canal do Curuá Grande - apresenta grande variabilidade de maré, alta migração de bancos de areia e baixas profundidades, nas quais são encontrados depósitos de lama, características que dificultam a navegação. Trafegam pela região navios de diferentes tonelagens e o aprimoramento da navegação no Canal Norte permitirá o uso de navios com calados maiores do que os atuais (até 11,5m), resultando em uma capacidade de carga significativamente maior.
A equipe coordenada pela professora da Coppe estudou a dinâmica do leito do rio e de sua superfície para o desenvolvimento de um modelo hidrodinâmico, possibilitando o conhecimento das taxas de migração dos bancos de areia e a determinação da profundidade navegável. O estudo resultou em cinco teses de doutorado, 11 dissertações de mestrado e 10 trabalhos de iniciação científica.
Financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o projeto foi desenvolvido no Laboratório de Dinâmica de Sedimentos Coesivos (LDSC) da Coppe. Contou com a parceria da Uerj, do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), do Centro de Levantamentos e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental (CLSAOR), e do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).
As apresentações dos professores da Coppe, Marcos Gallo e Susana Vinzon, ambos do LDSC, serão realizadas às 15h10 e 15h50, respectivamente, sobre os temas "Dinâmica da superfície livre: previsão da maré, sua importância e desafios" e "Dinâmica do leito: migração de bancos de areia e depósito lamoso".
Programação:
13h00: café de boas-vindas
13h30: abertura
13h50: painel – Perspectivas sobre a navegação na Barra Norte do rio Amazonas
14h30: painel – Nova metodologia de produção cartográfica do CHM
15h10: painel – Dinâmica da superfície livre: previsão de maré, sua importância e desafios
15h50: painel – Dinâmica do leito: migração de bancos de areia e depósito lamoso
16h30: mesa-redonda / debates
17h00: encerramento
- Publicado em - 16/09/2016