/Seminário discute crise hídrica e geração de energia
- Local: Auditório do Ivig/Coppe - Av. Pedro Calmon, s/nº - Prédio anexo ao Centro de Tecnologia – Cidade Universitária
- Data: 19/03/2015
- Hora: 14:30
A Coppe/UFRJ, o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig) e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) realizam nesta quinta-feira, 19 de março, às 14h30, o seminário “A Crise Hídrica e Questões do Clima”. O objetivo é dar continuidade ao debate sobre a escassez de água e prováveis restrições ao pleno funcionamento do Sistema Interligado Nacional de Geração de Energia Elétrica. O evento será realizado no auditório do Ivig/Coppe, na Av. Pedro Calmon, s/nº - Prédio anexo ao Centro de Tecnologia – Cidade Universitária. A entrada é franca.
O seminário contará com a participação do diretor da Coppe e secretário executivo do FBMC, Luiz Pinguelli Rosa; do coordenador do Ivig/Coppe, Marcos Freitas; do diretor executivo do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Pedro Leite da Silva Dias; e do pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), José Marengo, entre outros convidados.
Seminários anteriores, promovidos pela Coppe e pelo FBMC, indicaram ser urgente e imperativo dar sinais claros à sociedade da situação estabelecida no setor elétrico, com o objetivo de dividir as responsabilidades, com a sociedade e o setor produtivo na adoção de ações coletivas de uso racional da energia.
Programação:
14h30 – Abertura: Luiz Pinguelli Rosa (Secretário executivo do FBMC) A crise hídrica e seus reflexos na posição do Brasil na COP-21 em Paris.
Mesa Redonda: Crise Hídrica e Clima
15h00 – Painel: A Questão do Clima e Pluviometria no Brasil Pedro Leite da Silva Dias (LNCC) José Marengo Cemaden/MCTI
16h00 – Painel: A Questão Hidrológica e as Soluções de Engenharia Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas – IVIG/PPE/Coppe Jorge Henrique Alves Prodanoff – DRHIMA /Poli UFRJ Benedito Braga - Secretário de Recursos Hídricos de São Paulo
17h00 – Debate – Mediador: Luiz Pinguelli Rosa
- Publicado em - 03/10/2016