Lista completa

/Seminário Laboratório Vivo de Mobilidade da Cidade Universitária

  • Local: Auditório do Parque Tecnológico - Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, Cidade Universitária
  • Data: 31/08/2015
  • Hora: 09:00

Na próxima segunda-feira, 31 de agosto, a Coppe e o Fundo Verde, da UFRJ, em parceria com a Shell Brasil, promovem o seminário “Laboratório Vivo de Mobilidade da Cidade Universitária: alternativas de baixo carbono”. O evento será realizado, das 9h00 às 12h30, no auditório do Parque Tecnológico, na Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, Cidade Universitária.

Para tornar mais sustentável a mobilidade no Campus da UFRJ, o Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, com o apoio do Fundo Verde, desenvolveu uma pesquisa inédita sobre o transporte e as emissões de dióxido de carbono da Cidade Universitária da UFRJ e as alternativas para redução de tais emissões. O estudo será apresentado no seminário pelo Professor da Coppe, Márcio D´Agosto.

Justamente com o intuito de reduzir as emissões, no evento também serão apresentadas algumas soluções voltadas para sistemas de compartilhamento de carros e o uso de tecnologia de informação. As apresentações serão feitas, respectivamente, pela pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, Elizabeth Lima, e pelo Professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Alexandre Evsukoff.

Ainda durante o evento, serão realizadas duas palestras sobre transporte de baixo carbono, pelos professores Paulo Emílio, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe, e Richard Stephan, coordenador do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe. Paulo Emílio falará sobre tecnologias relacionadas ao desenvolvimento do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio que possuem conexão à rede elétrica para recarga de baterias.

Já Richard Stephan falará sobre o Trem de Levitação Magnética (Maglev-Cobra) da Coppe que, desenvolvido sob sua coordenação, está em fase de testes para transportar passageiros entre o Centro de Tecnologia 1 e 2 da UFRJ.

O evento deverá contar com a participação de representantes da academia, do poder público federal, municipal e estadual, e da iniciativa privada, incluindo fornecedores de tecnologia, de serviços de tecnologia de informação e de operação de transportes.

Para mais informações acesse: www.fundoverde.ufrj.br

  • Publicado em - 26/09/2016