Lista completa

/Workshop "Sustentável para quem?"

  • Local: YouTube
  • Data: 25/02/2021
  • Site: https://sustentavelpraquem.wixisite.com/workshop
  • Hora: 15:00

Pesquisadores da Coppe/UFRJ e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc/UFRJ) apresentarão o “olhar do Sul” sobre o consumo sustentável de alimentos nas classes médias em workshop que será realizado, online, no dia 25 de fevereiro, quinta-feira, às 15h. “Sustentável pra quem?” é resultado de um estudo realizado em 2018 e 2019, concomitantemente, no Brasil, na China e na África do Sul, sobre o que influencia o consumo sustentável de alimentos nas classes médias do sul global.


Financiado pelo conselho britânico de pesquisa (ESRC), o projeto “Sustainable Consumption, the middle classes and AgriFood Ethics in the Global South (SCArFEthics)” foi implementado no Brasil pela UFRJ, sob a coordenação dos professores Roberto Bartholo, da Coppe/UFRJ, e Rita Afonso, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ). Também participam do estudo as pesquisadoras Luiza Farnese Sarayed-Din e Cristine Carvalho, do Laboratório de Tecnologia, Diálogos e Sítios (LTDS) da Coppe. 


A pesquisa contempla 61 entrevistas com pessoas-chaves de instituições da área de alimentação sustentável no Brasil (Fase 1) e consumidores de classe média do Rio de Janeiro (Fase 2). Na primeira fase, foram entrevistadas 30 pessoas-chaves de instituições da área de alimentação sustentável no Brasil, tais como governo, sociedade civil, restaurantes, atacado/varejo e mídia/influenciadores. Na segunda fase, os pesquisadores entrevistaram 31 consumidores de três bairros do Rio de Janeiro (Tijuca, Botafogo e Maré). Também foi traçada uma etnografia de dez desses consumidores que consentiram em ser acompanhados com maior detalhe.


O workshop será transmitido pelo YouTube em: https://www.youtube.com/watch?v=jUYL04Tk06g&feature=youtu.be. O evento terá início às 15h, com uma breve apresentação de representantes do projeto no Reino Unido, Alexandra Hughes e Dorothea Kleine, e do representante no Brasil, professor Roberto Bartholo.

  • Publicado em - 24/02/2021