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Amazônia Revelada – Os Descaminhos ao Longo da BR 163

  • Autor: Maurício Torres(organizador), Rômulo Orrico, Ariovaldo U. de Oliveira, Bernadete Castro Oliveira, Philip M. Fearnside, Joaquim Aragão Jan Rocha, Wilsea Figueiredo, Arnaldo Carneiro Filho e José Arbex Jr.
  • Páginas: -
  • Editora: Câmara Brasileira do Livro.

Amazônia Revelada é uma seleção de artigos de especialistas de diversas áreas sobre a rodovia BR 163, a Cuiabá - Santarém, estrada de terra que entre as duas cidades cruza uma Amazônia desigual. A indústria da soja contrasta com a pobreza das pessoas que vivem na região, cuja complexidade transparece na multiplicidade dos artigos com diferentes abordagens. Partindo do asfaltamento da rodovia, os articulistas trazem questões que fogem do lugar comum sobre o desenvolvimento da Amazônia veiculado na mídia em geral.

 

“Amazônia Revelada” é um livro focado nas pessoas que moram nos arredores da estrada e na preservação ambiental, assim como no tão falado desenvolvimento econômico. Os autores pensam a região de forma ampla, levando em conta as dificuldades de escoamento da produção agrícola do Mato Grosso, mas indo além da visão exclusivamente mercadológica. Assim, em “A Amazônia Revelada”, entende-se que o desenvolvimento da região requer melhoria das condições de vida da população e desenvolvimento econômico sustentável. Ao longo da estrada são comuns problemas como grilagem, exploração indevida das terras indígenas por agricultores ou mineradores e, principalmente, a pobreza de milhões de pessoas.

 

O professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE Rômulo Orrico tem dois artigos publicados no livro. Em “Transporte e desenvolvimento – Uma reflexão sobre a pavimentação da BR-163” Orrico parte da atual situação da BR 163 para analisar as implicações do asfaltamento da rodovia. Sobre o projeto, o professor fala da necessidade de desenvolvimento sustentável e dos possíveis impactos. No artigo ele pensa nos interesses envolvidos e busca identificar os prováveis beneficiados e prejudicados com a obra.

 

Orrico assina ainda o artigo “Infra-estrutura de transportes e desenvolvimento – Elementos para um modelo de gestão e mobilização da BR-163”, em co-autoria com o engenheiro civil e cientista político Joaquim Aragão, coordenador do curso de mestrado em Transportes da Universidade de Brasília (UnB). No texto, os autores analisam o asfaltamento da estrada considerando os fatores econômicas envolvidos, como as relações entre o custo e o retorno do investimento no desenvolvimento da região.