/Livros

Decifrando o Economês
- Autor: Maura Lúcia Montella de Carvalho – Pesquisadora do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE
- Páginas: 160
- Editora: Qualitymark
- Onde Comprar: quality@qualitymark.com.br / 0800-263311
O economês definitivamente passou a fazer parte de nossas vidas, tomando, inclusive, conta dos principais meios de comunicação. Palavras e expressões como juros altos, commodities e taxa de câmbio estão constantemente na televisão, nos jornais e nas revistas, podendo ser consideradas fundamentais para as decisões mais importantes do nosso dia-a-dia, como comprar, vender e aplicar o dinheiro.
Professora de economia na UFSJ (Universidade Federal de São João Del-Rei), Maura Montella, que faz doutorado no Programa de Engenharia de Produção da COPPE, percebeu entre seus companheiros de curso uma grande deficiência quanto aos conhecimentos do economês. Como muitos a procuravam para esclarecer suas dúvidas, a pesquisadora não pensou duas vezes: escreveu esta obra que, além seus colegas, atenderá também a uma imensidão de pessoas. Poucos entendem esse jargão e a maioria finge entender ou simplesmente se desinteressa pelo assunto, gerando problemas no âmbito da economia pessoal por puro e simples desconhecimento de regras básicas do mercado financeiro.
Decifrando o Economês tem como objetivo ajudar a melhorar esse panorama. Maura Montella foge do lugar comum e dos padrões acadêmicos, lançando mão de uma linguagem acessível a todos, com analogias descontraídas, extraídas do cotidiano de não-economistas, explicando de forma clara o que todos precisam entender. Num formato prático de perguntas e respostas, Maura esclarece as 300 dúvidas mais freqüentes de profissionais de economia, estudantes, jornalistas, donas-de-casa, pequenos e grandes investidores, etc.
Em uma de suas analogias, a pesquisadora da COPPE explica que entender o economês é como ter um navio parado no porto, pronto para navegar: “Quanto melhor você entender as condições do mar (a Economia), mais fácil será comandar sua vida econômica, sua vida, seu navio. Imaginem se, na época do Titanic, houvesse alguém que entendesse melhor as condições do mar e advertisse sobre a impossibilidade de desviar daquele iceberg àquela velocidade”, filosofa Maura.
- Publicado em - 01/01/2003