Lista de Livros

/Livros


Os Magadaes

  • Autor: Luiz de Miranda – professor do Programa de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ
  • Páginas: 202
  • Editora: Letra Capital
  • Onde Comprar: Letra Capital

O professor Luiz de Miranda, da Coppe/UFRJ, lançou seu primeiro livro de contos literários. Publicado, em formato e-book, pela Letra Capital Editora, a obra reúne três contos, dentre os quais o que dá nome à obra: Os Magadaes. Um conto de doze capítulos ambientados num asilo para idosos, entre o fim da década de 1960 e metade dos anos 70, quando, à medida que os personagens vão realizando seus desejos, vão rejuvenescendo e terminam num jardim encantado e maravilhoso. Músicas de Ravel e de Rimsky Korsakov, inseridas no contexto dos capítulos finais do conto, transportam o leitor para além da realidade do mundo.

 

Apesar de ser sua primeira obra literária publicada, após mais de três décadas de produções acadêmicas, o professor escreveu os contos em 1972, durante seu doutorado na Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, quando se dedicava à sua tese sobre aço Corten e formação de ferrugens.

 

"Eu recorria à escrita literária nas noites insones para descansar das pesquisas para a tese. A escrita literária sempre foi meu hobby, mas somente agora decidi desengavetar esses textos, numa tentativa de restaurar a beleza nesse mundo. As pessoas vão se sentir transportadas para um jardim maravilhoso" conta o professor, que se aposentou em 2009, após 30 anos dedicados à docência.

 

Em outro conto que compõe o livro, “Genealogia”, o autor parte de um fato histórico real, a chegada de Martin Afonso de Souza ao Brasil, no século XVI, que deixou seu armeiro Pero Gonçalves no local onde se tornaria a cidade do Rio de Janeiro. A partir disso, constrói uma história dialética de sucessões geracionais que culminam em 1991, 460 anos depois, em um "mestre armeiro" do tráfico de drogas no Morro do Borel.

 

Já no conto “Dia de Preguiça”, o autor faz uma sátira contra o individualismo, contrastando-o com as maravilhas do mundo externo que passam desapercebidas. "O mundo atual é extremamente materializado. Existe uma alienação política muito grande. As pessoas estão isoladas em seus computadores e celulares. A pandemia veio aflorar essas contradições maiores. Quando voltei a ler esse livro, me veio uma certa nostalgia daquela época em que os jovens se importavam com os problemas do mundo", critica o professor.

 

O livro pode ser adquirido por meio do link https://lnkd.in/gPmgpaK.

  • Publicado em - 20/07/2020
  • Atualizado em - 20/07/2020