/Livros

Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder
- Autor: Larissa Adler Lomnitz
- Páginas: 246
- Editora: E-Papers
- Onde Comprar: http://www.e-papers.com.br
O livro é fruto do curso ministrado ano passado na Coppe pela professora da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Larissa Adler Lomnitz, uma das mais respeitadas pesquisadoras na área de redes sociais. A autora aborda temas como as organizações sociais e as relações entre o informal e o formal nas redes sociais nas sociedades contemporâneas, em particular na América Latina. Larissa veio ao Brasil este ano, pela segunda vez, a convite do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, com apoio do Programa de Altos Estudos da Capes.
Editado pela E-Papers, a publicação reúne um amplo conjunto de artigos e ensaios nos quais analisa o papel central das redes sociais na economia informal. Segundo Larissa, existem duas abordagens para compreensão das estruturas sociais: uma é adotada por meio da análise de classes sociais; a outra consiste na observação das complexas interações entre pessoas e grupos em diferentes níveis com as estruturas de poder. A segunda reflete a abordagem utilizada pela autora.
A publicação reúne também temas como globalização, economia informal e redes sociais; as origens da burguesia industrial no México; mulheres, redes e economia informal; simbolismo na política mexicana, entre outros.
Doutora em Antropologia Social, Larissa é profunda conhecedora da realidade latino-americana. Sua obra trata de temas como economia, cultura informal e marginalidade. Professora emérita do Instituto de Pesquisa em Matemáticas Aplicadas e Sistemas de do Centro de Inovação Tecnológica da UNAM, a pesquisadora já publicou nove livros e integra 14 sociedades científicas sediadas em vários países. Em 2006, foi agraciada com o Prêmio Nacional de Ciências e Artes na área de Ciências Sociais, História e Filosofia, concedido pelo governo mexicano.
Publicado em 1974, seu primeiro livro, intitulado Como sobreviven los marginados (Como sobrevivem os marginais), continua como referência mundial na área de antropologia social e conta com quinze edições em inglês sob o título Networks and Marginality. Larissa também é autora de vários estudos e artigos sobre o papel das redes sociais no processo de industrialização no México.
- Publicado em - 06/10/1999