/Livros

Transportes – Experiências em Rede
- Autor: Carlos Nassi, Anísio Brasileiro, Eiji Kawamoto e Luis Antonio Lindau (organizadores)
- Páginas: 299
- Editora: Editado pela FINEP
A experiência internacional demonstra que a economia de um país é impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico. Parte significativa deste desenvolvimento se dá através de projetos integrados envolvendo parcerias entre instituições de pesquisa e empresas. Países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Grã Bretanha apresentam forte tradição em projetos de parcerias visando ao desenvolvimento tecnológico.
Brasil também está colocando em prática esta idéia. Em 1996 foi criado pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos o PRODENGE – Programa de Desenvolvimento das Engenharias, no qual um de seus subprogramas, o RECOPE – Redes Cooperativas de Pesquisa, contempla a criação de redes, visando à interação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas para a realização de atividades conjuntas de pesquisa, desenvolvimento experimental e Engenharia.
Dentre os vários setores do conhecimento, priorizados pelo RECOPE, para desenvolver a experiência positiva de parcerias, encontra-se o de transportes. Aproximadamente, 40% do PIB mundial corresponde às atividades direta ou indiretamente ligadas ao transporte. Pode-se dizer ainda que o transporte propicia a geração de uma boa parte do restante da riqueza mundial.
Outro fato que faz do transporte um tema importante é que a competitividade das empresas e nações depende, em grande medida, do custo do transporte que permeia toda a cadeia de produção e de distribuição.
A Rede Cooperativa de Pesquisa em Transportes está atualmente estruturada em três sub-redes: Corredores de Exportação; Transporte Urbano de Massa; e Legislação e Normas.
As diversas equipes que compõem a Rede trabalharam em cooperação com inúmeros parceiros nacionais e internacionais, públicos e privados e produziram um leque de resultados bastante abrangente, capaz de abordar, tratar e propor soluções para os graves problemas brasileiros no campo de transportes.
Os artigos que fazem parte deste livro apresentam algumas destas experiências e aplicações de técnicas e métodos voltados para o avanço do conhecimento no setor. O beneficiário final deste esforço inicial de pesquisa em rede cooperativa é a sociedade brasileira. Espera-se, pois, que essas experiências de interação científica e tecnológica entre universidades e empresas frutifiquem, a exemplo do que vem ocorrendo em países que buscam acelerar seu desenvolvimento com tecnologias próprias.
- Publicado em - 01/01/2001