/Livros

Uso da Água e Conflito na Baixada dos Goytacazes
- Autor: Paulo Roberto Ferreira Carneiro
- Páginas: -
- Editora: Annablume
O livro discute os conflitos em torno do uso da água na Baixada dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo uma análise alternativa à literatura técnica especializada, que atribui tais conflitos à escassez do recurso hídrico. De autoria do pesquisador do Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente da COPPE, Paulo Roberto Carneiro, a obra busca demonstrar que os conflitos pelo uso da água não decorrem apenas da luta pelo recurso escasso, tendo em vista que essa escassez é referida às condições jurídico-políticas específicas de regulação e às formas culturais relativas aos diferentes modos de apropriação da água.
A análise empreendida nesta obra permite compreender como o comportamento histórico dos agentes sociais influiu na conformação dos conflitos e a forma como diferentes grupos sociais sustentaram ou se opuseram à trajetória de intervenções, como a implantação de obras de drenagem, que transformaram definitivamente as formas de acesso aos recursos hídricos na região. Esse trouxe para a discussão as relações de poder e dominação subjacentes, assim como a existência de diferentes projetos sociais e culturais em disputa naquele território.
Este livro traz reflexão e pesquisa que serão de grande valia para aqueles formuladores de políticas públicas e para aqueles que, envolvidos na busca dos processos democráticos de ordenamento do território, procuram considerar, no debate sobre a gestão da água, a voz dos distintos atores sociais que resistem à monopolização dos recursos ambientais em mãos dos grandes interesses econômicos.