/Notícias

• MIT REAP Rio: Equipe apresenta atualizações do projeto em webinar

Nesta sexta-feira, 7 de maio, às 13 horas, será realizado webinar com a equipe do Rio de Janeiro selecionada pelo programa de aceleração e empreendedorismo do Massachusetts Institute of Technology (MIT REAP). No evento, serão apresentadas as etapas iniciais do programa, incluindo o modelo de governança e o processo de elaboração do diagnóstico contemplado na metodologia do MIT REAP.

• Jim Kurose profere Aula Inaugural da Coppe 2021

A Coppe/UFRJ promove a sua Aula Inaugural e Recepção aos Novos Alunos 2021, no dia 5 de maio, com Jim Kurose, professor de Ciência da Computação, da University of Massachusetts Amherst (EUA). A Aula terá como tema Teaching at a distance: Lessons learned during the pandemic and what comes next (Ensino à distância: lições aprendidas durante a pandemia e o que vem a seguir) e será transmitida pelo canal da Coppe no YouTube, a partir das 10 horas.

• Coppe discute um ano de práticas administrativas em meio à pandemia

A Diretoria-Adjunta de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ promoveu a live "Práticas Administrativas na pandemia - Um ano de trabalho remoto". No evento, a coordenadora de Políticas de Pessoal da PR-4 da UFRJ, Rejane Barros, e a chefe do GRH da Coppe, Ana Celino, debateram as consequências da pandemia na administração da universidade e da Coppe, e as inovações adotadas para manter a qualidade do serviço em tempos de distanciamento social e trabalho remoto.

• Professor Roberto Schaeffer na lista de cientistas do clima mais influentes do mundo

O professor Roberto Schaeffer, da Coppe/UFRJ, é um dos mil cientistas mais influentes no campo das mudanças climáticas, de acordo com a The Reuters Hot List, divulgado nesta terça-feira, 20 de abril. Apenas cinco pesquisadores de instituições brasileiras figuram no ranking elaborado pela agencia de notícias britânica, sendo Schaeffer o único da UFRJ.

• Professor Paulo Cezar Ribeiro, da Coppe, morre nesta madrugada vítima da Covid-19

É com pesar que a Coppe/UFRJ comunica o falecimento de seu professor Paulo Cezar Martins Ribeiro, aos 72 anos, na madrugada deste dia 16 de abril, em decorrência da covid-19.

• Pesquisadores da Coppe desenvolvem programa que propicia autonomia a portadores de deficiência auditiva

Um programa desenvolvido na Coppe/UFRJ poderá beneficiar portadores de deficiência auditiva, propiciando-lhes maior autonomia no estudo e no trabalho. Trata-se do LIBRASOffice, um aplicativo projetado especificamente para auxiliá-los no uso de um pacote de softwares, livre e gratuito, equivalente ao Microsoft Office, denominado LibreOffice

• Centro Clima, da Coppe, promove diálogos setoriais sobre transição energética

O Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), da Coppe/UFRJ, promove esta semana, nos dias 13 e 15 de abril, diálogos setoriais com a indústria do cimento (dia 13, terça-feira) e setor agropecuário (15, quinta-feira) acerca das perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono.

• Projeto da Coppe é contemplado em edital da Faperj para Inteligência Artificial

O Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio): Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas, iniciativa liderada pela Coppe/UFRJ foi um dos projetos contemplados pela Faperj) por meio do edital Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial. O coordenador do projeto será o professor Álvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil.

• Práticas Administrativas na pandemia - Um ano de trabalho remoto é tema de live promovida pela Coppe

A Diretoria-Adjunta de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ realiza, no dia 16 de abril, a live "Práticas Administrativas na pandemia - Um ano de trabalho remoto" para discutir sobre as consequências da pandemia na administração da universidade e da Coppe.

• Sistema de monitoramento desenvolvido na Coppe é testado com sucesso no mar

Pesquisadores da Coppe/UFRJ testaram com sucesso um sistema eficiente de monitoramento para identificar vazamento de óleo nos oceanos. Batizado de Ariel, o sistema combina embarcação autônoma (ASV) e veículo aéreo não tripulado (drone), e foi desenvolvido no Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (Lead) da Coppe.