/Notícias

  • Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Engenharia Oceânica da Coppe

    Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da Coppe/UFRJ, para o primeiro período de 2023.

  • Workshop internacional MIT Reap in Rio reúne especialistas e atores do ecossistema de inovação

    O Rio de Janeiro sediará, a partir do dia 30 de janeiro, o 3º workshop do MIT Reap 2021/2023, Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do Massachusetts Institute of Tecnology. O encontro terá seu início com workshop internacional, no Museu do Amanhã, com a participação de professores do MIT e especialistas de institutos de ensino e pesquisa, autoridades governamentais, de CEOs de empresas de Energia e Inovação, de gestoras de investimentos, de startups, dentre outros.

  • Coppe participa de novo INCT de Física de Altas Energias

    A Coppe/UFRJ fará parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Física de Altas Energias Cern-Brasil, aprovado em dezembro do ano passado, pelo CNPq. O Instituto será coordenado pelo pesquisador Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e contará com a participação do professor José Manoel de Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

  • Jogo de tabuleiro da UFRJ voltado para descoberta de novos fármacos é adotado em diversificadas instituições

    Criado por pesquisadores da Coppe e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da UFRJ, o jogo educacional de tabuleiro denominado Screener começou a ser adotado em cursos de diversificadas instituições de ensino.

  • Coppe premia o mérito acadêmico e relembra Massarani e Lobo Carneiro

    A Coppe/UFRJ promoveu na última terça-feira, 13 de dezembro a cerimônia de entrega do Prêmio Coppe Mérito Acadêmico. Os professores Luís Marcelo Tavares e Leonardo Sales Araujo, ambos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), foram agraciados com o Prêmio Giulio Massarani nas categorias docente sênior e docente jovem, respectivamente, por terem se destacado pela produção acadêmica, formação de Recursos Humanos e trajetória profissional. O professor Edson Watanabe, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE), foi contemplado com o Prêmio Lobo Carneiro pelos mesmos critérios e também por sua destacada contribuição à instituição.

  • Inscrições abertas para o Invent for the Planet 2023

    Estão abertas, até 30 de janeiro, as inscrições para o Invent for the Planet (IFTP) 2023. O IFTP é um desafio de 48 horas para que alunos de 40 universidades de diversos países tenham ideias que possuam potencial para mudar o mundo. A equipe brasileira, representada por alunos da Coppe/UFRJ, Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e do Cefet venceu as edições de 2019 e 2020 do desafio e foi à final no ano passado. O evento será realizado de 10 a 12 de fevereiro.

  • Programa de Engenharia Elétrica celebra sua história e debate seu futuro

    O Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ realizou na última terça-feira, 6 de dezembro, o seu 1º Colóquio de Engenharia Elétrica. Durante cerca de quatro horas, os professores Edson Watanabe, Richard Stephan, Afonso Celso Del Nero, Djalma Falcão, José Manoel de Seixas e Paulo Sérgio Diniz contaram a história do PEE, avaliaram problemas atuais e fizeram críticas construtivas.

  • Projeto coordenado pela Coppe vence Prêmio ANP

    O projeto SOLID² - Sistema de Detecção, Localização e Identificação de Danos em Dutos, coordenado pelos professores Helcio Orlande e Marcelo Colaço, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi o vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022 na Categoria III: Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento”.

  • Pesquisadores da Coppe publicam artigo sobre descomissionamento de sistemas submarinos

    O descomissionamento de sistemas e equipamentos submarinos pode alavancar a indústria naval brasileira com investimentos de até R$ 50 bilhões até 2040, segundo estimativas da ANP, e novas tecnologias e respostas para o contexto nacional precisarão ser criadas por um ecossistema de inovação brasileiro. É o que revelam os professores Jean-David Caprace e Marcelo Igor (ambos do Programa de Engenharia Oceânica) e a pesquisadora Laurelena Palhano (do Programa de Engenharia de Produção) da Coppe/UFRJ, em artigo publicado na revista Panorama Naval no Rio 2022.

  • XIX Rio de Transportes bate recorde de participantes

    A 19º edição do congresso Rio de Transportes, coordenado pela Coppe/UFRJ, marcou o retorno do evento ao formato presencial, mas manteve a possibilidade de participação remota, de forma a se adequar ao momento atual. Com isso, o evento bateu recorde, com 347 inscritos.

Páginas