/Notícias

• Professor da Coppe fala sobre tecnologia para leite e derivados na 73ª Reunião Anual da SBPC

Na próxima quinta-feira, dia 22 de julho, o professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, participará da 73ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

• Aluno da Coppe cria tecnologia imersiva para visitação virtual do local de fundação do Rio de Janeiro

Pesquisador da Coppe/UFRJ desenvolveu uma maquete imersiva para a visitação virtual do local de fundação da cidade do Rio de Janeiro, a Fortaleza de São João, na Urca. O projeto piloto, criado pelo aluno de mestrado do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, Luiz Felipe Ribeiro, já está acessível no site do Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS), vinculado ao PEP, e permite visitas turísticas virtuais em 3D ao sítio histórico.

• Professor da Coppe ganha prêmio por tese de doutorado em Catálise

O ex-aluno – e agora professor – do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, Henrique Poltronieri Pacheco é o vencedor do prêmio "Tese de Doutorado em Catálise 2021”.

• Desenvolve 21: diminuindo o hiato entre o desenvolvimento tecnológico e o social

A Coppe e a Fiocruz promoveram, de 28 a 30 de junho, o workshop Desenvolve 21, primeiro evento internacional voltado para o desenvolvimento integrado de tecnologias sustentáveis em Energia, Oceanos e Saúde. O evento trouxe uma síntese e reflexão sobre o atual estágio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, conectando os três temas e buscando diminuir a lacuna entre a tecnologia com o aspecto social e as políticas públicas.

• Professor e pesquisador da Coppe entre os indicados para o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2021

Um professor e um pesquisador da Coppe/UFRJ estão entre os indicados para receber o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2021, concedido pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia.

• Transição Energética em debate no workshop Desenvolve 21

Rumo à transição energética é o tema do debate do primeiro módulo, dia 30 de junho, do Workshop Desenvolve 21, que terá entre os palestrantes os professores da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro e Alexandre Evsukoff. Em seu terceiro e último dia, é o primeiro evento internacional voltado para o desenvolvimento integrado de tecnologias sustentáveis em Energia, Oceanos e Saúde, promovido por instituições sediadas no Rio de Janeiro, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Coppe, por meio do Laboratório de Métodos e Computacionais em Engenharia (Lamce).

• Professora da Coppe fala sobre o bioplástico na Bioeconomia

No dia 30 de junho, o tema Bioeconomia inaugura a série de discussões do seminário “Novos Futuros – Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Tecnológico”, promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O evento contará com a palestra da professora Rossana Mara Thiré, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ, sobre as iniciativas relacionadas a bioplásticos para impulsionar a Bioeconomia no país.

• Sustentabilidade dos oceanos em debate no Workshop Desenvolve 21

Construindo pontes para a sustentabilidade dos oceanos é o tema do debate do primeiro módulo, amanhã, dia 29 de junho, do Workshop Desenvolve 21, que terá entre os palestrantes os professores da Coppe/UFRJ, Segen Estefen e Luiz Paulo Assad.

• Panorama mundial do estágio dos ODS serão apresentados na abertura do workshop Desenvolve 21

Dados sobre a Agenda 2030, com síntese e reflexão sobre o atual estágio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, pelo mundo serão apresentados na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, no início do Workshop Desenvolve 21.

• Momento Magnético: Professor Richard Stephan fala sobre o projeto MagLev²-Cobra

O professor Richard Stephan, da Coppe/UFRJ, apresenta na próxima quarta-feira, 30 de junho, às 12h, a live “Desenvolvimento Tecnológico no Brasil: Um estudo de caso baseado no projeto Maglev-Cobra”. A apresentação do professor do Programa de Engenharia Elétrica faz parte do Momento Magnético, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo, em sua terceira edição.