/Notícias

  • Jornalistas e professores defendem equidade digital e mudanças nas relações de aprendizagem

    Com a expansão das atividades de ensino à distância, uma necessidade imposta pelo prolongado distanciamento social em função da Covid-19, acendeu-se o alerta para o risco de aumentar ainda mais a exclusão social de parte do corpo discente das universidades públicas. Reunidos pelo Fórum Virtual da Coppe/UFRJ, os jornalistas Cora Rónai e Marcelo Tas, e os professores Marcos Cavalcanti (Coppe) e Silvio Meira (UFPE e FGV) defenderam mudanças nas relações de ensino e o uso dos recursos nos fundos setoriais para a promoção de uma política de equidade digital.

  • Número de óbitos domiciliares por covid-19 no município do Rio pode ser maior do que o registrado

    Levantamento realizado na UFRJ revela que o número de óbitos domiciliares por covid-19 no município do Rio de Janeiro pode ser bem maior do que o notificado.

  • Coppe debate atividades remotas e digitalização

    A Coppe/UFRJ promove no próximo domingo, 28 de junho, o oitavo debate do fórum virtual: O Brasil após a pandemia. Com o tema “Atividades Remotas e Digitalização - Aumento da Exclusão Social?", esta edição terá a participação da jornalista Cora Ronai, do jornal O Globo; do jornalista Marcelo Tas, da TV Cultura; do professor Marcos Cavalcanti, da Coppe/UFRJ; e do professor emérito da UFPE, Silvio Meira. O evento será mediado pelo professor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, será transmitido ao vivo na página da instituição no Facebook, a partir das 18h.

  • Política industrial e compras governamentais na superação dos desafios tecnológicos

    Uma política industrial ativa, focada nas vocações tecnológicas do país, no poder de compra do Estado e na flexibilização das regras de contratação de Engenharia são elementos fundamentais para o Brasil enfrentar os desafios tecnológicos nacionais no pós-pandemia. Esse foi o entendimento dos debatedores que participaram do fórum virtual “O Brasil após a pandemia”, no último domingo, 21 de junho.

  • Coppe debate “Desafios tecnológicos nacionais no pós-pandemia”

    A Coppe/UFRJ promove no próximo domingo, 21 de junho, o sétimo debate do fórum virtual: O Brasil após a pandemia. Nesta edição, o tema será “Desafios tecnológicos nacionais no pós-pandemia”, e o Fórum contará com a presença do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo; do reitor da USP, professor Vanhan Agopyan; o professor da Coppe, Segen Estefen e o vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer, Daniel Moczydlower.O evento será transmitido ao vivo na página da Coppe no Facebook, a partir das 18h.

  • Covid-19: Coppe/UFRJ firma parceria com empresas para produção de testes diagnóstico em grande escala

    A Coppe/UFRJ firmou parceria com Bio-Manguinhos/Fiocruz e com a empresa FK Biotecnologia-Imunobiotech para a produção de testes sorológicos para diagnóstico da Covid-19. Os testes estão sendo desenvolvidos, com o apoio da unidade Embrapii-Coppe e do Sebrae, a partir da proteína S (spike) presente na superfície do novo coronavírus. A proteína S está sendo produzida desde fevereiro de 2020 em células geneticamente modificadas no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe, coordenado pela professora Leda Castilho.

  • Estudo da Coppe recomenda aumento de disponibilidade de transportes e socorro financeiro às empresas do setor

    Pesquisadores da Coppe/UFRJ realizaram um estudo e encaminharam à Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro (Setrans), com o intuito de contribuir para redução do contágio e da letalidade da Covid-19, tendo em vista a perspectiva de retomada das atividades econômicas. Entre as recomendações, está a necessidade de incentivos aos deslocamentos a pé ou por bicicleta, o aumento da frota de ônibus e barcas em circulação, a redução dos intervalos de trens e metrô e compensação financeira aos operadores de transportes.

  • Especialistas defendem valorização do SUS, das universidades e da indústria nacional

    A Coppe/UFRJ realizou no último domingo, 14 de junho, o sexto debate do fórum virtual: O Brasil após a pandemia. A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância de um complexo industrial articulado com a demanda garantida pelo SUS e a valorização das universidades e instituições públicas de pesquisa foram alguns dos consensos explicitados pelos professores Carlos Gadelha (Fiocruz); Antônio Carlos Campos de Carvalho (IBCCF/UFRJ); e Roberto Medronho (Faculdade de Medicina/UFRJ).

  • Aplicativo lançado por Startup da Coppe começa ser implantado por municípios no combate à Covid-19

    A Lemobs, empresa residente da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, lançou o aplicativo App Minha Saúde que já está sendo adotado em prefeituras dos estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

  • Em palestra virtual, professor Watanabe fala sobre ética na pesquisa e inovação

    O combate ao plágio, a importância da confiança na sociedade e a necessidade de formar profissionais inovadores foram alguns dos temas destacados pelo professor da Copp/UFRJ, Edson Watanabe, na palestra “Ética na Pesquisa, Criatividade e Inovação”. Devido ao distanciamento social imprescindível ao enfrentamento da Covid-19, a tradicional palestra foi realizada remotamente e transmitida, ao vivo, na segunda-feira, 8 de junho, pela página da Coppe no Facebook.

Páginas