/Notícias

• Coppe promove fórum virtual para discutir o Brasil pós-pandemia

A Coppe/UFRJ promove, no próximo dia 12 de abril, domingo, às 18h, o primeiro debate do Fórum Virtual “O Brasil após a pandemia”. A série de encontros virtuais tem como objetivo debater e discutir propostas e alternativas para o país superar os impactos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus. O público poderá assistir e participar do debate, ao vivo, com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores, pelo Facebook da Coppe. A série de encontros contará com a mediação do professor Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe, e abordará os temas: Política, Ciência e Tecnologia (12/04); Indústria, Produção e Emprego (15/04); Saúde Pública, Cidades e Infraestrutura (19/04); Internet e Ética (22/04). Imagem no site: Brasil Reciclado (Junior Cruz)

• Pesquisadores da Coppe mapeiam atividades profissionais mais ameaçadas pelo Covid-19

Pesquisadores da Coppe/UFRJ mapearam o índice de risco de contaminação dos trabalhadores brasileiros pelo Coronavírus, de acordo com suas atividades profissionais. Liderado pelo pesquisador Yuri Lima, do Laboratório do Futuro da Coppe, que é coordenado pelo professor Jano Moreira de Souza, o estudo revela que 2,6 milhões de profissionais da área de Saúde apresentam risco de contágio acima de 50%.

• Fundo Coppetec promove campanha de doações para os hospitais da UFRJ

O complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , formado por nove unidades receberá, nas próximas semanas, um grande número de pacientes devido à pandemia causada pelo Coronavírus. Para contribuir com esses hospitais, a Fundação Coppetec criou um fundo destinado a arrecadar recursos e viabilizar ações que possam suprir as necessidades emergenciais dessas unidades.

• Coppe e LNCC disponibilizam supercomputadores para o combate ao Coronavírus

A Coppe/UFRJ e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) disponibilizaram os mais potentes computadores de alto desempenho do país aos pesquisadores brasileiros e latino-americanos para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, Covid-19.

• Coppe e Petrobras firmam parceria para a produção de ventiladores pulmonares

Parceria firmada entre Coppe/UFRJ e Petrobras contribuirá no desenvolvimento e produção de protótipos de ventiladores pulmonares mecânicos para atender à demanda crescente desse tipo de equipamento no tratamento do Covid-19.

• Pesquisadores da Coppe promovem campanha para a produção em massa de ventilador pulmonar emergencial

Pesquisadores do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ estão desenvolvendo umprotótipo de ventilador pulmonar mecânicopara ser reproduzido em massa, de forma simples, rápida e barata, com recursos disponíveis no mercado nacional.

• Pesquisadores desenvolvem softwares e tecnologias para o combate aos efeitos do Coronavírus

Pesquisadores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ estão desenvolvendo sistemas computacionais e modelagens para contribuir no combate ao novo Coronavírus. As ferramentas serão utilizadas por profissionais, gestores e tomadores de decisão que estão atuando na linha de frente para reduzir os efeitos da pandemia.

• Fundação Coppetec administrará fundo de apoio a hospitais da UFRJ

A Fundação Coppetec criou um fundo especial para apoiar o complexo hospitalar da UFRJ no combate ao Coronavírus. O “Fundo Coppetec” é uma iniciativa de professores e técnicos de várias unidades da Universidade, cujo objetivo principal é prover apoio para suprir as necessidades emergenciais desse complexo, composto por nove unidades, entre elas o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, localizado na Cidade Universitária.

• UFRJ: ação solidária e colaborativa no combate ao Coronavírus

A equipe do Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb) da Coppe/UFRJ está colaborando na produção do álcool 70º antisséptico para as unidades hospitalares e residência estudantil da UFRJ.

• Coppe e Instituto de Biologia da UFRJ desenvolvem novo teste para detectar COVID-19

Pesquisadores da Coppe e do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão desenvolvendo um novo teste capaz de detectar anticorpos em pessoas com suspeita de COVID-19, a doença causada pelo novo Coronavírus, de forma mais simples, rápida e barata do que o teste de PCR que vem sendo aplicado no momento.