/Notícias

• Cidade Universitária volta a contar com as bicicletas compartilhadas e gratuitas

As bicicletas compartilhadas estão de volta à Cidade Universitária e com novidades para um melhor aproveitamento. A partir do dia 03 de outubro, quando será inaugurado um novo sistema, coordenado pela Coppe/UFRJ, os usuários poderão se deslocar gratuitamente pedalando até a região do campus onde desejam parar, ou bem próximo a seus destinos.

• Coppe e Marinha firmam parceria para curso de Aperfeiçoamento Avançado

A Coppe/UFRJ irá disponibilizar um grupo de docentes para atuar em três cursos de Aperfeiçoamento Avançado que fazem parte da carreira dos oficiais da Marinha do Brasil.

• Professora da Coppe participa do próximo videocast Rio Bravo sobre o impacto das mudanças climáticas

A professora Suzana Kahn, vice-diretora da Coppe/UFRJ, é uma das participantes da quarta edição da série “Brasil, 2023”, do Videocast Rio Bravo, que irá ao ar dia 29 de setembro no YouTube.

• Continuidade do desmatamento fará Brasil ultrapassar em 137% a meta de emissões para 2030

Estudo conduzido por pesquisadores da Coppe e divulgado dia 15 de setembro, aponta que, se a política ambiental brasileira seguir seu curso atual, as emissões de gases de efeito estufa vão ultrapassar em 137% a meta assumida pelo país no Acordo de Paris e em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas, para 2030. Além disso, a continuidade do desmatamento poderá levar ao “ponto de não retorno”, em que a Amazônia seria conduzida a um processo irreversível de savanização.

• Professor Bevilacqua recebe título de Doutor Honoris Causa da UERJ

O professor Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A Cerimônia de concessão do título será realizada, dia 27 de setembro, às 14h30, na Capela Ecumênica da UERJ.

• Maurício Guedes fala sobre inovação no Coppe-I

O Coppe-I abriu o seu ciclo de palestras "Inovação em Pauta", no dia 1º de setembro, com o diretor de Tecnologia da Faperj, Maurício Guedes. Diante de alunos de graduação e pós-graduação, não apenas da Engenharia como de outras áreas do conhecimento, Guedes discorreu sobre sua trajetória no fomento à inovação e sobre os projetos da Fundação no apoio ao empreendedorismo no estado.

• Professor Richard Stephan e Fernando Peregrino tomam posse como conselheiros do Clube de Engenharia

O professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, Richard Stephan, o diretor-executivo da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino, e a diretora da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), professora Cláudia Morgado, tomaram posse nesta segunda-feira, 12 de setembro, como conselheiros do Clube de Engenharia.

• Dez programas da Coppe obtêm conceito de excelência na Avaliação Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira, 12 de setembro, o resultado da sua Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas de pós-graduação do Brasil. Dez dos treze cursos de mestrado e doutorado da Coppe/UFRJ foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7), atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.

• Próximo Ciclo de Seminários PESC abordará a Computação Quântica a serviço da Química

O Ciclo de Seminários PESC do mês de setembro será realizado, no dia 14, às 11 horas, e contará com a palestra do professor Fábio dos Santos, da Escola de Química da UFRJ, que abordará o tema “How can a quantum computer help solve PDEs?”.

• MOBlizando: alunos da Coppe explicam técnicas e procedimentos para uma melhor mobilidade

Técnicas e procedimentos que podem tornar a mobilidade mais eficiente, sustentável, inteligente e inclusiva no estado do Rio de Janeiro estão sendo explicadas, de forma clara e resumida, por alunos do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ. As explicações ocorrem no podcast “MOBlizando”, na segunda temporada especial da editoria "delírios", que é dividida em oito episódios, dos quais o quarto já se encontra disponível.